RIO BRANCO

Política

Prefeito Zequinha Lima e a deputada Jéssica Sales assina ordem de serviço para construção de Centro de Convivência Indígena

Publicados

Política

O prefeito Zequinha Lima e a deputada federal Jéssica Sales estiveram na manhã desta segunda-feira,27, na Terra Indígena Katukina do Rio Campinas, na BR-364, para a assinatura da ordem de serviço para a construção de um centro de convivência para o povo Noke Koi (nome pela qual os Katukina chamam a si mesmos).

O Kupixaua, como é chamado o centro de convivência, deverá ser uma estrutura inspirada na arquitetura indígena e será utilizada para eventos culturais, assembleias e demais atividades do povo Noke Koi, que atualmente são cerca de mil pessoas vivendo em sete aldeias.

Estiveram presentes na solenidade a Deputada Federal Jéssica Sales, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, deputados Luiz Gonzaga e Antônia Sales, vereadores e equipe municipal. O prefeito Zequinha Lima destacou que esse é um importante passo para revitalização do ponto turístico, que é um dos destaques da cidade.

O Kupiaxaua era um sonho do povo a qual Fernando Katukina, cacique geral falecido no início do ano, há muito tempo vinha lutando.

“Este é um momento histórico para nosso povo, somos muitos gratos à deputada Jéssica Sales pela emenda parlamentar e ao prefeito Zequinha que irá realizar esse sonho nessa gestão. Há muito tempo queríamos este centro de convivência, era um sonho do antigo cacique Fernando que agora será realizado”, disse Petronio Katukina, atual cacique-geral.

Leia Também:  Deputada Perpétua leva ajuda para os atingidos pela chuva em Rio Branco e cobra mais ações do estado e prefeitura na capital

A emenda de R$250 mil reais é de autoria da deputada federal Jéssica Sales junto ao Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa.

“Temos o dever de valorizar os povos indígenas, não quero ver fome, má educação ou saúde de má qualidade. Eles têm o nosso respeito e nós temos que valorizar. Este sonhado kupixaua, foi um pedido de Fernando Katukina, hoje estamos aqui em memoraria a esta grande liderança. Tenho certeza de que ele vai ficar muito feliz quando entregarmos a obra com todo respeito e dedicação que temos que ter pelos nossos povos indígenas”, disse a deputada Jessica Sales.

A atual gestão da prefeitura vem buscando uma aproximação institucional com o Povo Noke Koi, cuja Terra Indígena se encontra dentro da área do município. Para isso, foi criada uma coordenação indígena na prefeitura.

“Vamos trabalhar lado a lado com o povo Katukina durante a nossa gestão. É a forma que a gente encontrou de valorizar as ideias deles, as opiniões deles e principalmente a cultura dos povos indígenas. Esta será uma obra fruto de emenda parlamentar para construir um espaço para que eles possam utilizar para seus eventos e atividades que eles programam ao longo do ano, para que eles possam estar vivendo sua cultura e realizando suas atividades dentro do planejamento que eles têm”, disse o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Prefeito Ilderlei Cordeiro realiza encerramento da Semana do Bebê em Cruzeiro do Sul

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Major Rocha, participou, representando o Governo do Acre, da abertura do Seminário Regional Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, promovido pela Secretaria de Governo da Presidência da República e Fundação Nacional do Índio (Funai). ‌Ofertar aos povos indígenas a oportunidade de decidir o próprio futuro parece simples? Pelo contrário, graças ao massivo discurso de desenvolvimento sustentável que no Acre ganhou novas tonalidades com a “Florestania” dava-se a entender que tudo que era feito pelos governos era decidido pelas comunidades, mas nada passava, segundo eles, de opções diante dos caminhos expostos.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Diante do trabalho que realizam, Deputada Maria Antônia e ex-prefeito Dêda conquistam o apoio político da ex-vereadora de Epitaciolândia, Toinha Gadelha

Publicados

em

O casal Dêda e Maria Antônia tiveram a honra de receber a privilegiada visita da ex-vereadora do município de Epitaciolândia, Toinha Gadelha, e sua filha Eva Hassem em sua residência onde na oportunidade trataram sobre o andamento do atual cenário político no Estado do Acre.

Diante do que foi dialogado, Toinha que é uma grande liderança política na região da Alto Acre destacou que, ao vir à capital Rio Branco para resolver alguns assuntos, não poderia deixar de fazer uma visita a deputada Maria Antônia e seu esposo Dêda Amorim e acompanhar de perto a dedicação e o carinho que o casal tem com o trabalho social que ambos desenvolvem.

Ao tomar conhecimento da história política e o trabalho do casal, Toinha afirmou que se identificou com o perfil de Dêda e Maria Antônia e por esse motivo decidiu se unir ao grupo político e sobretudo, declarar o seu apoio político para o ano de 2022 não só dela como também de sua família, Sua filha Eva também seguiu a mesma decisão da mãe e declarou o seu apoio.

Leia Também:  Exclusivo: Segundo informações da Casa Civil (casa rosada), Gladson pode se afastar do governo por problemas psicológicos

“Para nós é sempre muito gratificante receber eu nossa residência pessoas maravilhosas como a nossa querida amiga Toinha Gadelha e sua filha Eva, pessoas de caráter e de respeito que muito nos alegram com vossas presenças, sempre será um privilégio estarmos reunidos conversando pois são pessoas por quem nós temos um imenso carinho e desde já, agradeço pela visita pois a nossa casa sempre estará aberta para recebê-las”, enfatizou a parlamentar.

Vale destacar que Toinha Gadelha tem um legado na política acreana onde deixou sua parcela de contribuição quanto ao desenvolvimento município de Epitaciolândia. Toinha foi eleita a vereadora mais votada por dois mandatos, foi vice-prefeita, ocupou cargos na administração pública e mostrou que foi capaz de fazer a diferença, realizando o seu trabalho sempre com muita competência e dedicando o seu melhor, visando bons frutos para Epitaciolândia.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti – “Não me manda recado, mais! Este tipo de recado é de quem deve, é de quem está com medo, eu vou continuar fiscalizando, denunciando doa a quem doer. Eu tenho certeza que essas denuncias não vão passar despercebidas, eu confio plenamente no Poder Judiciário na Policia Federal que não vão usar dois pesos e duas medidas para ninguém. Ninguém está acima da Lei, nem a senhora prefeita, nem o Governo do Estado e nem o presidente da República interfere na PF, não me mande mais recado!!”, concluiu a parlamentar.

Leia Também:  Prefeito Ilderlei Cordeiro realiza encerramento da Semana do Bebê em Cruzeiro do Sul

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA