RIO BRANCO

Política

Por indicação da deputada Mara Rocha, Câmara dos deputados homenageia o ex-governador do Acre Francisco Wanderley Dantas

Publicados

Política

Nesta quarta-feira (27/10), a Comissão de Agricultura da Câmara Federal, homenageou o ex-Governador do Acre, Francisco Wanderley Dantas, com o Prêmio Mérito Agropecuário Homero Pereira, na categoria Política, in memorian.

A indicação do nome do ex-Governador foi feita pela Deputada Mara Rocha, que enalteceu o trabalho do “Dantinha” para transformar e modernizar a agropecuária no Acre.
Segundo Mara Rocha, “Francisco Wanderley Dantas foi um visionário, apostando em novos meios de produção em meio às dificuldades daquela época. A sua importância é sentida até hoje, pois, o que o Acre tem hoje em termos de agricultura e pecuária se deve a esse governador visionário e aos produtores que apostaram nesse sonho, deixaram seus estados e adotaram o Acre como sua terra”.

“Dantinha viajou por todo o Brasil falando sobre o potencial do Estado do Acre para a prática da agricultura e da pecuária e fazendo um chamamento para que produtores viessem investir no Estado. Com essa ação ele conseguiu atrair pecuaristas e agricultores, implantando no estado um rebanho com genética diferenciada e também a agricultura em maiores proporções. Essa atitude rompeu com a estagnação econômica do Acre, permitindo o florescimento de uma nova atividade econômico”, explicou Mara Rocha.

Leia Também:  Via Alternativa lança pré-candidatura de Manoel Prete que já nasceu morta em Brasiléia

A cerimônia contou com a presença do Vice-Governador do Acre, Major Rocha, que entregou o prêmio à Sra. Leila e ressaltou a importância da homenagem: “Essa homenagem é importante para exaltar nossos bons exemplos políticos.

Dantinha foi um exemplo de luta em favor da agropecuária no Acre. Ele foi o responsável direto pela implantação de uma agricultura com sólida base técnica, estudo do terreno amazônico, produção em escala e implantação da pecuária com genética de ponta”.

O prêmio foi entregue à viúva do ex-Governador, Sra. Leila Ribas Wanderley Dantas. Também estavam presentes os familiares Sra. Jeanine Ribas Wanderley Dantas, Sr. Fábio Ribas Wanderley Dantas, e Sr. Navarro Wanderley Lamounier.

A Sra. Leila se emocionou com a homenagem: “Quero agradecer à Deputada Mara Rocha pela lembrança. Meu marido foi um homem à frente do seu tempo, que dedicou sua vida ao desenvolvimento do Acre e esse prêmio é um reconhecimento desse trabalho”.

O Prêmio Mérito Agropecuário Homero Pereira é concedido anualmente pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, a pessoas e/ou instituições públicas ou privadas, que tenham se destacado nos campos da ciência, pesquisa, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade na agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.

Leia Também:  Dep. garantem apoio para reservas da PM e dos Bombeiros.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O vereador Jurandir Queiroz tem sido uma pedra no sapato do governador Gladson Cameli, no município de Brasileia, isto porque tem mostrado os desmandos do Governo com seus setores existentes na Cidade, como é o caso do Depasa. Em outro momento, o governo anunciou a “grande” obra que seria o Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) de Brasileia, departamento este que sanaria todos os problemas com a falta de água que estava se tornando corriqueira no município.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Com expectativa de ampliação da cadeia produtiva do açaí no Estado, comitiva acreana vai ao Pará conhecer produção

Publicados

em

Na manhã desta quarta-feira, 1, o deputado Jenilson Leite (PSB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre para falar sobre a visita técnica que fará ao estado do Pará, onde visita a cadeia de produção do açaí na região. Na comitiva liderada pelo parlamentar, estão ainda outros parlamentares da Aleac, Prefeitos, Vereadores, Secretários e técnicos.

“O açaí no Pará se tornou um dos principais contribuintes na economia paraense, gerando mais de 5 bilhões para o PIB do estado e movimentando mais de 300 empresas”, disse Jenilson. O deputado ainda destacou que houve uma revolução agroindustrial na região, saindo do extrativismo e implementando cultivos do açaí no estado.

“Houve uma ousadia dos paraenses em sair do cultivo extrativista e iniciar plantios em várias regiões, sendo 90% do açaí produzido sendo de cultivo, ao contrário do nosso estado que é 98% sendo extrativista e nisso, os exemplos que estamos vendo devem ser implementados na vida dos acreanos”, destacou.

Jenilson ainda lembrou que o PIB do Acre é composto por 40% sendo de serviço público, agricultura e pecuária apenas com 10% e 2,3% sendo da indústria.

Leia Também:  Veja o Vídeo: Caldo de penosa: Tem mais Urubus em Brasiléia do que buracos na Marinho Monte

“Essa agenda de trabalho que está sendo conduzida pela Aleac, trará para o Acre a implementação de um forte programa que possa criar trabalho e renda para a população”, finalizou o deputado.

Projetos de Lei

O parlamentar já apresentou na Assembleia Legislativa do Acre projetos de lei voltados à certificação e incentivo. O primeiro PL apresentando foi o Selo do Açaí, instituindo o selo de qualidade do açaí.

E o segundo projeto é o Programa de Incentivo à Cultura do Açaí, que prevê assistência técnica para o plantio, colheita, transporte, comercialização e coleta dos caroços para a destinação de reuso dos resíduos.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: A presidente do SINTEAC Rosana Nascimento, falando sobre o Abono da rede municipal de Rio Branco.. “É o governador Gladson Cameli e suas presepadas…ele não respeita a Educação do Estado, não respeita os professores…ele nem sabe os valores que serão pagos.. nós estamos pedindo esse abano e o governo e a secretaria não nos recebe”, diz presidente do SINTEAC Rosana Nascimento.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Leia Também:  Dep. garantem apoio para reservas da PM e dos Bombeiros.

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA