RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Mulheres do Alto Acre realizam exames de mamografia em Rio Branco com apoio de Leila Galvão

Um total de 33 mulheres realizaram exame de mamografia no Centro de Oncologia do Acre (Cecon) nesta quarta-feira, 23.

Publicados

Política

Um total de 33 mulheres realizaram exame de mamografia no Centro de Oncologia do Acre (Cecon) nesta quarta-feira, 23.

Elas são da região do Alto Acre, dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, e foram beneficiadas por um programa de apoio às mulheres que é realizado pelo gabinete da deputada estadual Leila Galvão (PT), com apoio da Assembleia Legislativa, Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e prefeitura de Brasileia.

As mulheres chegaram ao Cecon por volta das 9 horas, em um ônibus cedido pelo Corpo de Bombeiros. Elas foram selecionadas pelas equipes de saúde da prefeitura de Brasileia e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Essa foi a quinta ação do tipo realizada por Leila Galvão desde que assumiu o mandato de deputada estadual há pouco mais de três anos. A parlamentar disse que a prevenção em saúde é fundamental para garantir qualidade de vida para as mulheres.

“O trabalho realizado pelo nosso mandato é incessante. Hoje foi dia de receber nossa caravana de mulheres de Brasileia e Epitaciolândia, guerreiras que vieram fazer exames preventivos de mamografia em Rio Branco”, disse Leila Galvão.

Leia Também:  Deputada Maria Antônia e ex-prefeito Dêda se reúnem milhares de pessoas em Mâncio Lima

A gerente-administrativa do Hospital de Brasileia, Silvania Batista Gadelha, explicou que cerca de 130 mulheres já foram atendidas nesse programa durante as cinco edições já realizadas. De acordo com ela, as atendidas são oriundas das zonas urbana e rural das duas cidades. “Em outras oportunidades, foram atendidas mulheres de Assis Brasil e de Xapuri. Dessa forma, conseguimos fazer o atendimento de toda a região com esse serviço que é fundamental para a identificação prematura de câncer de mama”, relatou Silvânia.

E ela justifica essa importância lembrando que já foram identificados três casos de câncer. As mulheres pacientes iniciaram, imediatamente, o tratamento que vem sendo acompanhado pela equipe de saúde de Brasileia e do gabinete de Leila Galvão.

Ela própria, Silvânia, já teve caso de câncer de mama na família. Sua mãe foi vítima da doença e acabou falecendo, já que a identificação do mal foi feito já quando se encontrava em grau avançado.

“Se houvesse um serviço desse na época, talvez tivéssemos identificado a doença em estágio inicial e minha mão pudesse estar viva nesse momento”, lamentou.

Leia Também:  Prefeitura de Brasiléia não se manifesta sobre as ponte no KM 59

Uma das mulheres atendias nesta quarta-feira era Luciana Dias. Aos 43 anos, foi a primeira vez que fez o exame de mamografia. Ela explicou que o apoio recebido é fundamental, já que o custo para realizá-lo por conta própria seria alto, impeditivo parta a maioria das mulheres da região.

“Além do valor do exame, que em uma clínica particular custaria em torno de trezentos reais, tem o custo do deslocamento até a capital, estadia e alimentação. Esse valor ultrapassa a casa dos quinhentos reais, o que é bastante alto para muita gente”, numerou Luciana Dias.

O subsecretário de Saúde, Raicri Barros, esteve na sede do Cecon, em companhia da gerente-geral da unidade, Priscila Murad, e do gerente-administrativo, Mário Ferreira Penteado. Ele informou que, para esse tipo de atendimento, todos os demais são suspensos para dar prioridade às mulheres que vêm do interior.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai revitalizar Fábrica de Óleo de Citronela
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA