Política
Michelle Melo participa de reunião na SEMULHER para o alinhamento e o aprimoramento da execução financeira de políticas para as mulheres
Política
(Assessoria) – Na tarde da última quinta-feira, dia 20, a deputada Dra. Michelle Melo esteve na Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER), em Rio Branco, para uma reunião com a vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza e com a presidente do Tribunal de contas do estado do Acre (TCE), Dulcinéia Araújo e a conselheira Naluh Gouveia. O encontro foi realizado a convite da secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, com o objetivo de alinhar estratégias e aprimorar a execução financeira de políticas públicas voltadas para as mulheres.
De acordo com a deputada, “é fundamental uma conscientização real do governo quanto ao cuidado com as mulheres. Não se trata apenas da maternidade, mas de toda essa realidade, das dificuldades para viabilizar, por exemplo, a implementação de ações concretas. Precisamos priorizar o que realmente importa e o que, de fato, faz diferença na vida das pessoas.”
A violência contra a mulher é uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos e um problema estrutural que afeta toda a sociedade. Ela se manifesta de diversas formas, incluindo agressões físicas, psicológicas, sexuais, econômicas e institucionais. Esse cenário reflete a desigualdade de gênero enraizada na cultura e nas instituições, perpetuando um ciclo de opressão e discriminação.
Por fim, a parlamentar cobrou do governo não apenas o compromisso público com a formulação de políticas, mas, principalmente, a eficácia da implementação dessas ações.
Política
Deputado Roberto Duarte acusa Calixto de perseguição e afirma que tentativa de desgastar Alan Rick é manobra política
Veja o vídeo:
O deputado federal Roberto Duarte criticou duramente as recentes declarações do secretário estadual Luiz Calixto envolvendo o senador Alan Rick. Para Duarte, as falas do secretário “dizem mais sobre quem as faz do que sobre quem as recebe”, classificando o episódio como um ataque político sem fundamento e marcado por “desespero e falta de argumentos”.
O deputado afirma que Calixto ignorou o contexto humano do fato por conveniência. Para Duarte, reavivar o episódio anos depois demonstra “incapacidade de apresentar realizações” e faz parte de uma estratégia destinada a criar conflitos. Ele também cita que o secretário é figura envolvida em episódios públicos de descontrole e acusa Calixto de contribuir para um ambiente político de “ódio e perseguição” no Acre.
Roberto Duarte ainda criticou a seletividade moral do secretário ao atacar o senador, enquanto, segundo ele, ignora processos que envolvem o governo do qual faz parte, como a Operação Ptolomeu. O parlamentar afirma que há um padrão de intimidação e perseguição política dentro da gestão, citando exonerações recentes de servidores ligados a aliados do senador. “Quando falta obra, busca-se inimigo. É o mecanismo do ressentido”, disse.
Para Duarte, o Acre precisa de líderes comprometidos com responsabilidade e maturidade, e não de “teatralidade e escândalos fabricados”. Ele reforça que o senador Alan Rick segue trabalhando “com seriedade, coerência e respeito”, o que, em sua visão, incomoda adversários.
Ao final, o deputado deixou um recado direto ao secretário Calixto: “Antes de julgar a integridade dos outros, olhe para o próprio espelho. Ele costuma ser o mais duro e o mais necessário dos juízes”.

Duarte diz que Calixto usa ataques para ocultar fragilidades do governo – Foto: Reprodução/ Sérgio Vale
-
Política Destaque2 dias atrásParte da Ponte da Sibéria derrete antes mesmo da conclusão e expõe novamente o caos administrativo no governo Gladson Cameli
-
Política Destaque5 dias atrásJulgamento de Gladson Cameli expõe o colapso moral do governo acusado de comandar o maior esquema de corrupção da história do Acre
-
Política4 dias atrás“Não estamos preparados para a crise climática”, diz deputada Socorro Neri ao comentar desconhecimento sobre a COP30
-
Política Destaque3 dias atrásMinistério Público aciona prefeito “Padeiro” por transformar evento público em palco de autopromoção e “chuva de dinheiro”

