RIO BRANCO

Política

Leo de Brito visita Porto Acre para acompanhar cheia dos rios

O deputado federal Leo de Brito esteve no município de Porto Acre, distante 78 Km de Rio Branco na tarde desta sexta-feira (6).

Publicados

Política

O deputado federal Leo de Brito esteve no município de Porto Acre, distante 78 Km de Rio Branco na tarde desta sexta-feira (6).

Por Assessoria

leo de brito

Acompanhado de sua equipe, Leo verificou de perto a situação dos moradores que também sofrem com a cheia do Rio Acre, nas comunidades Preferênca, Humaitá, Bom Destino e Santa Bárbara. A prefeitura decretou na quinta-feira (6) situação de emergência na cidade.

“Cheguei há pouco de Brasília com todos os meus pensamentos voltados para a cheia em todo o Acre. Enquanto em Rio Branco há sinais de vazante, aqui em Porto Acre a situação é preocupante. Com a visita, vamos identificar as principais necessidades nesse momento para interceder junto ao governo federal para que providencias sejam tomadas”, afirmou Leo de Brito.

Com a falta de régua para medição, não é possível precisar o nível do manancial no município, mas de acordo com informações da Defesa Civil, ele tem elevado cerca de 1 cm a cada hora e já atingiu cerca de 53 famílias, o equivalente a 209 pessoas na área urbana. Elas estão sendo acolhidas em oito abrigos montados pelo poder público. 

Leia Também:  Audiência Pública Sobre a Produção Do Café No Município de Brasiléia

Os principais afetados, contudo, são os ribeirinhos. Ao longo do rio, acima da cidade, 116 famílias foram atingidas, somando 303 pessoas. Rio abaixo, 44 famílias, 110 pessoas foram afetadas. Desde o último domingo (1) a energia elétrica foi suspensa para a população da zona rural por medidas de segurança.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Com expectativa de ampliação da cadeia produtiva do açaí no Estado, comitiva acreana vai ao Pará conhecer produção

Publicados

em

Na manhã desta quarta-feira, 1, o deputado Jenilson Leite (PSB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre para falar sobre a visita técnica que fará ao estado do Pará, onde visita a cadeia de produção do açaí na região. Na comitiva liderada pelo parlamentar, estão ainda outros parlamentares da Aleac, Prefeitos, Vereadores, Secretários e técnicos.

“O açaí no Pará se tornou um dos principais contribuintes na economia paraense, gerando mais de 5 bilhões para o PIB do estado e movimentando mais de 300 empresas”, disse Jenilson. O deputado ainda destacou que houve uma revolução agroindustrial na região, saindo do extrativismo e implementando cultivos do açaí no estado.

“Houve uma ousadia dos paraenses em sair do cultivo extrativista e iniciar plantios em várias regiões, sendo 90% do açaí produzido sendo de cultivo, ao contrário do nosso estado que é 98% sendo extrativista e nisso, os exemplos que estamos vendo devem ser implementados na vida dos acreanos”, destacou.

Jenilson ainda lembrou que o PIB do Acre é composto por 40% sendo de serviço público, agricultura e pecuária apenas com 10% e 2,3% sendo da indústria.

Leia Também:  Audiência Pública Sobre a Produção Do Café No Município de Brasiléia

“Essa agenda de trabalho que está sendo conduzida pela Aleac, trará para o Acre a implementação de um forte programa que possa criar trabalho e renda para a população”, finalizou o deputado.

Projetos de Lei

O parlamentar já apresentou na Assembleia Legislativa do Acre projetos de lei voltados à certificação e incentivo. O primeiro PL apresentando foi o Selo do Açaí, instituindo o selo de qualidade do açaí.

E o segundo projeto é o Programa de Incentivo à Cultura do Açaí, que prevê assistência técnica para o plantio, colheita, transporte, comercialização e coleta dos caroços para a destinação de reuso dos resíduos.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: A presidente do SINTEAC Rosana Nascimento, falando sobre o Abono da rede municipal de Rio Branco.. “É o governador Gladson Cameli e suas presepadas…ele não respeita a Educação do Estado, não respeita os professores…ele nem sabe os valores que serão pagos.. nós estamos pedindo esse abano e o governo e a secretaria não nos recebe”, diz presidente do SINTEAC Rosana Nascimento.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Leia Também:  Vereador Fábio Araújo aponta erros em contrato de locação de galpões pela Prefeitura de Rio Branco

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA