RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Leila Galvão tem a simpatia pela Marleuda e Joelso Pontes quer ser o candidato da oposição

“A vida fica deliciosa quando decidimos não levá-la a sério”.

Publicados

Política

“A vida fica deliciosa quando decidimos não levá-la a sério”.

(Henry de Monthterlant, dramaturgo francês)

Coluna do Crica: Por Luis Carlos Moreira Jorge

Nada boa para o petecão

A decisão do STF que transfere o julgamento de deputados federais e senadores para as turmas internas e não fica só limitado ao pleno do tribunal vai acelerar a apreciação dos processos na corte e os novos. A notícia não é nada boa para o senador Sérgio Petecão (PSD), que responde a dois processos no STF, um por compra de votos. Se condenado vira ficha-suja.

Everaldo Gome Joelson Pontes

Financiamento de campanha

Chega via e-mail a explicação porque a deputada Leila Galvão (PT) tem a simpatia pela  empresária Marleuda Cavalcante (PT) à prefeita de Brasiléia: “financiou sua campanha”.

Fique esperto

Por outro lado o prefeito Everaldo Gomes, fique esperto. O vereador Joelso Pontes quer ser o candidato da oposição e busca apoio do prefeito Vagner Sales e do senador Gladson Cameli.

Situação interessante

Em Brasiléia, tudo está a indicar que a oposição pode vir dividida, com dois candidatos à prefeitura do município: o prefeito Everaldo Gomes (PMDB) e Joelso Pontes (PP).

Continuará no baixo clero

Gladson Cameli (PP) não passou do baixo clero na Câmara Federal. No Senado também não esperem que chegue ao alto clero, por isso, não contem que venha ser um destaque nacional.

Situação privilegiada

A SECOM tem uma situação funcional privilegiada. Seus cargos de confiança não voltarão à ativa só em fevereiro, como das demais secretarias, serão nomeados ainda esta semana.

Nada contra

Nada contra as colegas jornalistas que vão ocupar os cargos, por sinal todas competentes.

Uniformizar o discurso

A secretária Andrea Zillio me disse ontem que vão acabar as assessorias de imprensa em cada secretaria, haverá grupo de assessores centralizados na Secom responsáveis para áreas afins.

Medida interessante

Acho uma medida interessante, isso permitirá a uniformização da linguagem do governo.

Candidatura simpática

A candidatura do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) à presidência da Câmara Federal é simpática pela sua independência, como o de ser contra o projeto do PT de regular a mídia.

Leia Também:  Prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, e recebido pelo deputado Federal Alan Rick e deputado eleito Emerson Jarude, em Rio Branco

Quando fevereiro vier

Os deputados Jamil Asfuri (PEN), Elson Santiago (PEN) e Astério Moreira (PEN) só serão nomeados para o primeiro escalão do governo em fevereiro, em janeiro continuam na Aleac.

Por uma melhor campanha

Espera-se que a nova presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, se fizer nova campanha publicitária faça um marketing criativo. A campanha “Por uma Câmara Legal” não disse nada.

Pleito justo

Por ser seu segundo mandato nada mais justo que o deputado Eber Machado (PSDC) passe a ocupar a primeira vice-presidência da Aleac, hoje ocupada pelo deputado Helder Paiva (PEN).

Quem demite é o governador

“Nem meu irmão, nem o Josenir Calixto poderiam ser demitidos pelo secretário de Educação, Brandão, porque o Tião Viana demitiu todos com cargos de confiança no decreto  de dezembro”, Oly Duarte.

“Estou mais que prestigiado”

Sobre a nota que saiu em setor da imprensa sobre o assunto, Oly Duarte, comentou: “da minha parte estou mais que prestigiado pelo governador Tião Viana junto ao Carioca”.

Não quer dizer nada

Nos dois anos de administração o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, não passou do feijão com arroz. Nomear novos secretários não diz nada. O que tem de mostrar são ações.

Diniz em fevereiro

Como até o fim do mês o deputado Gilberto Diniz (PTdoB) fica no mandato, a sua nomeação para uma secretaria da prefeitura de Sena, fruto de acordo político, só ocorrerá em fevereiro.

Fonte não se revela

Amigo próximo do senador Anibal Diniz (PT) contou ontem estar o parlamentar “chateado” com alguns dirigentes do PT que o deixaram de escanteio, alguns nem atendem ao telefone.

Velha história do cafezinho

Após ouvir o relato me veio à mente a velha história do cafezinho em fim de mandato, que quando é servido pelo garçon vem frio. É exatamente o que está ocorrendo com o Anibal.

Leia Também:  Há 42 anos Wilson Pinheiro foi assassinado: Sindicado, prefeitura e governo tentam passar uma borracha em um dos maiores líderes seringueiro

Missão difícil

O secretário Edvaldo Magalhães é um bom gestor. Mas terá uma missão difícil no DEPASA, tirar da opinião pública a imagem que o “Ruas do Povo” é um programa mal executado.

Hoje no Acre

Eduardo Cunha estará hoje no Acre, onde dará coletiva à imprensa. No Acre tem os votos dos deputados federais Flaviano Melo (PMDB), Jésica Sales (PMDB) e Werles Rocha (PSDB).

Fico com pé atrás

Quando vejo secretário estadual que chega ao cargo sendo mostrado como uma sumidade, fico sempre com um pé atrás porque vem mais um enganador, sumidade não fica no Acre.

Problema

É impressionante!

Falando em bancada federal, nenhum parlamentar eleito pelo Acre conseguiu galgar até hoje ao alto clero da Câmara Federal, sempre ficaram no rame-rame das emendas parlamentares.

Como, se vem de duas derrotas?

De um influente membro da oposição sobre o nome do prefeito Vagner Sales para o Senado em 2018: “como? A chapa que tinha sua mulher de vice perdeu nos dois turnos no Juruá”.

Márcio bittar

Pela votação que teve, segundo esta figura de proa da oposição, o nome deve ser o do Márcio Bittar (PSDB), para disputar a segunda vaga do Senado é só ele com chance de vitória.

Tempos difíceis

Se alguns prefeitos que chegaram em 2015 em desgaste com a população (a grande maioria) esperam reverter isso este ano com fartas liberações de emendas, esqueçam, será um ano de arrocho econômico. Se alguns prefeitos se dessem ao salutar hábito da leitura teriam entendido o recado do Ministro da Fazenda Joaquim Levy, onde diz claramente que o ano será de arrocho. O problema da maioria dos prefeitos acreanos não é só falta de recursos, mas de falta de boa gestão. Poucos são os que escapam da mediocridade administrativa.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "Com apoio do PT e PCdoB, prefeito Isaac Piãnko consegue aprovar projeto na Câmara de Marechal Thaumaturgo para lavar dinheiro para comprar votos", diz vereador Atilon Pinheiro
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA