RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Implantado pela Prefeitura de Rio Branco, Teleconsultas já realizou 2,3 mil atendimentos desde o dia 18

Publicados

Política

O serviço de Teleconsulta que foi implantado pela Prefeitura de Rio Branco para atender a demanda de consultas ambulatórias, que está represada em virtude das medidas de controle da pandemia de covid-19, já realizou 2.349 atendimentos em menos de uma semana, ou seja, do dia 18, quando entrou em funcionamento, até a tarde da quinta-feira, 21.

A Teleconsulta acontece através de dois canais: via telefone, através do número 3216-2400 ou através de chat no seguintes endereços: SaudeRB (Facebook), @SaudeRB_bot (Twitter) e www.riobranco.ac.gov.br (Portal da Prefeitura de Rio Branco). O usuário terá atendimento pré-clinico, suporte assistencial, consultas, monitoramento e diagnóstico, de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas, e solicitar a consulta.

Os atendimentos via chat se somaram 187 (175 acompanhados por teleatendentes e 12 acompanhados por profissionais de saúde. Já os atendimentos via telefone (voz) foram no total de 2162 (1332 gerados/recebidos por teleatendentes e 830 gerados/recebidos por profissionais de saúde).

Estratégias de contenção da propagação do novo coronavírus

Em meados de março, a Prefeitura deu início a outras estratégias de contenção da propagação do novo coronavírus na capital, considerando a divulgação da confirmação dos primeiros casos. Uma das primeiras medias tomadas foi a instalação, na rodoviária internacional de Rio Branco, barreira sanitária que monitora a entrada de pessoas na cidade.

Até esta sexta-feira, foram monitoradas a entrada de 3.517 pessoas. Destas, 35 pessoas apresentaram sintomas e 629 foram recomendadas a ficarem em quarentena voluntária.

Leia Também:  Leo de Brito visita Brasiléia e se compromete a buscar apoio financeiro às cidades alagadas no AC

Como resultado das ações, foram fiscalizados nesse período pela Vigilância Sanitária 290 estabelecimentos com seis interdições.

Foram intensificadas as ações nas empresas de ônibus com o trabalho de orientação de como proceder com a limpeza dos transportes coletivos.

Todas as funerárias foram orientadas como proceder a respeito do adequado manuseio dos corpos, em caso de óbitos confirmados ou suspeito da covid- 19.

Outra medida importante foi a fiscalizações nas casas de acolhimento Souza Araújo e Lar dos Vicentinos, orientando os internos para proceder de maneira corretar com as medidas de proteção durante a pandemia.

Fiscalização nas regionais

Também na segunda-feira, iniciou-se uma ação de fiscalização de todas as regionais de Rio Branco. Todos os dias, exceto os domingos, quatro equipes de auditores fiscais sanitários que percorrem essas localidades fazendo valer o cumprimento do decreto n° 5.496/2020.

A covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com covid-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos, e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

O vírus SARS-CoV-2 é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. No momento, não existem vacinas ou tratamentos específicos para a covid-19. No entanto, existem muitos ensaios clínicos em andamento avaliando possíveis tratamentos.

Leia Também:  Deputada Michelle Melo apresenta novamente requerimento buscando melhorias para as Rodovias de Plácido de Castro e Acrelândia

A vigilância orienta toda a rede municipal de serviços de Atenção à Saúde do SUS para atuação na identificação, notificação, registro, coleta de amostras, investigação laboratorial, manejo e medidas de prevenção e controle, através da divulgação das ações e medidas de contenção da propagação do vírus em cada cenário da evolução local da doença.

A partir das ações de vigilância epidemiológica foram estabelecidas diversas ações importantes na condução da pandemia em nossa capital, como:

• Critérios para a notificação e registro de casos suspeitos em serviços de saúde, públicos e/ou privados;

• Procedimentos para investigação laboratorial;

• Acompanhamento de casos suspeitos e positivos;

• Inspeção e orientação de instituições, estabelecimentos e mesmo domicílio sobre o controle da contaminação e a indicação de isolamento dos suspeitos e confirmados;

• Orientações de vigilância epidemiológica através do atendimento a denúncias;

• Transporte de amostras e notificação no eSUS;

• Assessoramento técnico dos serviços de saúde municipal;

• Investigação de óbitos;

• Monitoramento dos dados;

• Produção do boletim epidemiológico – COVID 19;

• Elaboração e divulgação de notas técnicas e normas recentes sobre COVID 19: Testagem, condução clínica, fluxos de serviços, uso de EPIs;

• Estabelecimento de medidas de prevenção e controle.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Leo de Brito visita Brasiléia e se compromete a buscar apoio financeiro às cidades alagadas no AC
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA