RIO BRANCO

Política

Governo comemora certificado de zona livre de peste suína em Brasiléia

Tião Viana se reuniu com produtores de suínos do Alto Acre e membros da Dom Porquito para celebrar a certificação que impulsionará a suinocultura no Acre.

Publicados

Política

Tião Viana se reuniu com produtores de suínos do Alto Acre e membros da Dom Porquito para celebrar a certificação que impulsionará a suinocultura no Acre.

 Por Samuel Bryan 

Suína em Brasiléia PAULO

O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta segunda-feira, 6, com criadores de suínos e os sócios da empresa Dom Porquito, em Brasileia, para uma importante comemoração: a certificação internacional do Acre como zona livre da peste suína clássica. O documento foi expedido durante a 84ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França, no último dia 8 de maio.

“Isso é fantástico! É uma credibilidade para que agora possamos alcançar qualquer mercado do mundo. Temos SIF [Selo de Inspeção Federal], temos inspeção sanitária, e agora nos resta o quê? Aumentar a produção e vender. Estamos a um passo de a carne suína acreana entrar na Bolívia e no mercado asiático, a partir de Hong Kong, e já exportamos para outros estados. Meu sonho é esse: ver o Acre se desenvolvendo, conservando seus recursos naturais, diversificando a base econômica”, disse o governador Tião Viana durante o encontro.

Hoje, somente Brasileia possui mais de 20 mil suínos em criação e a indústria Dom Porquito, a mais moderna do país, avança em negócios. O governo do Estado, por intermédio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), lutou anos pela certificação internacional, inclusive com a intensa atuação de seus ex-presidentes, Mamed Dankar e Jeferson Cogo.

O atual presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz, servidor de carreira do instituto, relatou: “Há onze anos o Acre conquistava a certificação internacional de área livre da aftosa, e fui eu quem deixou nosso presidente no aeroporto para buscar o documento em Paris. Agora, eu próprio tive a honra de ir a Paris para buscar nossa certificação de zona livre da peste suína. Uma grande conquista de nossos técnicos que trabalharam por esse objetivo”.

Leia Também:  Deputado Alan Rick dá golpe e toma direção do DEM das mãos de Tião Bocalom

Suína em Brasiléia DOM PORQUITO

Dom Porquito avança

Inaugurada em dezembro do ano passado, a Dom Porquito tem conquistado um grande espaço de forma rápida, abatendo mais de 200 suínos por dia. Hoje, o grupo, junto com a Acreaves, soma 600 empregos diretos, tornando-se o maior empregador de Brasileia e se preparando para a primeira exportação de suínos, a Bolívia, em cerca de 40 dias.

Paulo Santoyo, diretor-presidente da Dom Porquito, revela: “Essa certificação só vai nos fazer crescer, produzir mais e desenvolver o Acre. Há três anos isso aqui não passava de mato, hoje temos uma grande indústria. Há quatro anos ninguém criava suínos aqui, hoje temos 20 mil animais em campo. Estamos agora com o mesmo status que os maiores estados produtores do Brasil na suinocultura. Esse é o legado do Tião Viana para o Acre”.

Para Cícero Tenório, presidente da Cooperativa dos Produtores de Suínos do Alto Acre, com o certificado e a Dom Porquito vêm a segurança econômica. Só para região estão programados mais 100 galpões de engorda para este ano. “Hoje há produtor de suínos sorrindo à toa aqui. Com essa fábrica, que produz uma carne de primeira, e agora com este certificado, nossos produtores vão poder investir além do que já produzem atualmente”, conta Tenório.

Leia Também:  Márcio Bittar, Gladson Cameli e Sérgio Petecão no presídio

Em visita ao Acre, a representante comercial da Bolívia, Amelyr Salazar, ficou impressionada com o que viu. “Estamos tentando chegar com essa carne suína ao mercado de Cobija, Riberalta [Bolívia] e Guajará-Mirim [Rondônia]. Queremos também uma parceria comercial com uma rede de supermercados em La Paz e Cochabamba, na Bolícia. A expectativa é muito boa. São três milhões de consumidores nessa área. Tem tudo para dar certo.”

O que disseram

“Foi uma luta árdua e longa até conquistarmos este certificado. Que agora, com essa conquista, nossos produtores e a Dom Porquito possam ir muito além.”

Lourival Marques, secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar

“Este certificado tem uma importância gigantesca para a economia do Acre. Isso é resultado dos investimentos do governo do Estado, principalmente nas agroindústrias, e o povo do Alto Acre agradece ao Tião Viana.”

Leila Galvão 1

Leila Galvão, deputada estadual

“Estamos com capacidade de implantar mais 100 galpões de engorda de suínos aqui no Alto Acre, justamente porque temos uma indústria pronta. É emprego garantido e esperança para o desenvolvimento.” 

Inácio Moreira, presidente da Agência de Negócios do Acre.

“O Tião Viana tem sido um guerreiro na defesa do desenvolvimento do Acre. Estamos aqui onde é a rota da castanha, do frango e do suíno. Parabéns ao povo do Acre, por essa conquista.” 

Perpétua Almeida, ex-deputada federal.

Suína em Brasiléia

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

“Cabeça branca, toma vergonha nessa tua cara e manda alguém vir limpar a Cidade do Povo”, diz moradores revoltados com Bocalom

Publicados

em

A inércia da prefeitura de Rio Branco e a falta de compromisso e vontade de trabalhar do prefeito Bocalom tem dificultado bastante a vida dos moradores da Capital acreana, isso porquê, a atual gestão progressista tem se destacado como uma das piores do Estado do Acre.

Como exemplo como os inúmeros relatos de moradores revoltados com as péssimas condições de trafegabilidade e a ausência do Poder Público em fazer o seu trabalho, como é o caso dos moradores da comunidade Cidade do Povo que recentemente gravaram um vídeo, onde debaixo de chuva, mulheres, homens e crianças limpam um córrego em uma das praças principais do bairro.

A indignação nessas pessoas é visível, onde uma das moradoras chega a dizer que no tempo da ex-prefeita Socorro Neri, o local era limpo e aproveita a oportunidade para mandar o cabeça branca tomar vergonha na cara (referindo ao atual prefeito.

Veja o Vídeo: 

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Em meio a maior crise do sistema de transporte coletivo dos últimos tempos, a população de Rio Branco vive um dilema e acorda todo dia sem saber se terá ônibus passando em sua região. O prefeito Tião Bocalom tentou amenizar o problema repassando R$ 2 milhões e quatrocentos mil para as empresas quitar os débitos com empregados, acordo não cumprido e que foi um dos motivos para a intervenção no setor.

Leia Também:  Prefeito Tião Flores recebe convite para se filiar ao Partido de Gladson Cameli

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA