RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Eliane sinhasique que carteira de habilitação de graça para pessoa com baixa renda

Habilitação de graça para pessoa: A capacitação dos condutores é também um curso de formação profissional.

Publicados

Política

Habilitação de graça para pessoa: A capacitação dos condutores é também um curso de formação profissional.

Habilitação de graça para pessoa

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou indicação na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de hoje, 05, pedindo que o Governador Tião Viana estude a possibilidade de, juntamente ao Detran, criar a Escola Pública de Formação e Capacitação de Condutores de Veículos Automotores.

Para a deputada, a capacitação dos condutores é também um curso de formação profissional. “Eu acredito que o curso de formação de condutores de veículos será essencial para que esses jovens reconhecidamente carentes possam entrar no mercado de trabalho”, declarou.

Atualmente os cursos oferecidos gratuitamente são de caminhão e ônibus. A Escola Pública de Formação e Capacitação de Condutores de Veículos Automotores contemplará as pessoas que pretendem tirar carteiras de habilitação nas categorias A e B.

Sinhasique diz que a Indicação tem base no próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que no art. 74, parágrafo 2°, prevê que os órgãos e ou entidades executivos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito nos moldes e padrões estabelecidos pelo Contran.

“O CTB diz no seu artigo 320 que a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”, disse.

Eliane disse que as escolas públicas de trânsito são uma realidade em várias cidades do Brasil, inclusive em todos os Estados da região Norte, com exceção do Acre. “Já está passando da hora do Governo do Estado utilizar os recursos arrecadados com as multas na implantação das escolas públicas de trânsito no nosso Estado”, cobrou.

Conforme a Indicação, somente farão jus aos benefícios da Lei, os cidadãos cuja renda seja igual ou inferior a dois salários mínimos, que comprovem domicílio no Estado do Acre há pelo menos 1 ano e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Da Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ministério do Esporte libera R$ 300 mil de emendas de Alan Rick para a prefeitura de Rio Branco

Propaganda

Política

Edvaldo apresenta projeto de decreto legislativo para sustar atos que destituíram diretora e coordenadora de ensino da Escola Armando Nogueira: “oportunizar o direito de defesa”

Publicados

em

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou, nesta quarta-feira (17) um projeto de decreto legislativo que visa sustar as portarias que destituíram dos cargos de diretora, a servidora Ada Cristina Nunes, e a coordenadora de Ensino, Robenilde Mesquita de Abreu. Ambas trabalham na Escola Estadual de Ensino Médio Armando Nogueira. As portarias foram assinadas pelo secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho.

“Nós estamos diante de um novo ato numa escola que tem como símbolo o Armando Nogueira, perseguido pela ditatura, um acreano. Se afastou de forma arbitrária, apressada e ilegal, não apenas a diretora, mas também a coordenadora de Ensino porque expuseram uma prática conhecida de todas as escolas que é a entrega da merenda escolar de qualidade inferior. Quando se abre esse debate, a Secretaria de Educação ao invés de expor quem está cometendo o erro, pune para dizer para as demais escolas que é assim o riscado. Foi por isso que eu tomei essa iniciativa. Eu não vou pedir para nenhum deputado que apoie esse decreto. Só vou pedir a oportunidade para debater na Comissão de Constituição e Justiça esse decreto, na presença delas [professoras destituídas], para lhes contar o que elas me contaram”, disse Edvaldo Magalhães.

Leia Também:  SEE e Ufam oferecem 150 vagas e Administração Pública no Acre

Ainda de acordo com o parlamentar, a Secretaria de Estado de Educação cometeu “um ato antidemocrático” e “ilegal”, além de “estar se omitindo de tomar providências e joga a responsabilidade para as unidades de ensino”.

“Esse decreto é para provocar a oportunidade do direito de defesa dessas duas profissionais da Educação. Amanhã é dia de paralisação da Educação, estarão em luta. Agora estão querendo transformar as professoras em ladra da merenda escolar. Não se discute que àquele servidor de apoio, que estão com três salários atrasados, eles vão e comem, aliás está proibido”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA