Política
Deputado Edvaldo Magalhães cobra retomada das obras do Hospital Geral de Feijó: “a sociedade de Feijó resolveu dar um basta”
Política
Em discurso nesta terça-feira (26/11) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) relatou a situação precária em que se encontra o Hospital Geral de Feijó. A obra, que está orçada em mais de R$ 5,5 milhões, se arrasta há anos. Durante sua fala, o parlamentar apresentou um vídeo em que mostra a realidade da unidade hospitalar.
“A sociedade civil daquele município iniciou uma grande mobilização que está chamando a atenção do Acre e do governo. O paciente, se serenar, alaga a cama que ele está. O lençol da cama, vocês viram a qualidade da roupa de cama do hospital de Feijó”, disse Edvaldo Magalhães.
O parlamentar afirmou que várias empresas já atuaram na reforma da unidade. “Esse contrato é um dos últimos. Já teve outros contratos. Já vem de muito tempo. Um dos contratos já esteve envolvido na Ptolomeu. O Hospital de Feijó usa um jirau para fazer a limpeza dos equipamentos”, lembrou.
Edvaldo acrescentou que Feijó já foi referência na Saúde, com unidade equipada, realizando até mesmo mutirão de cirurgias. Porém, agora, o local hoje está deplorável.
“O governo do Estado não tomou uma decisão séria, comprometida, para resolver o problema. Isso se arrasta desde o governo anterior. O governo consegue renovar uma carona com a Medtrauma. Porque aí é importante. Por que não usa o mesmo peso e a mesma medida para contratar de forma emergencial uma empresa que dê conta e reformar uma unidade de saúde? É uma unidade de Saúde que faz atendimento básico. É por isso que a sociedade civil, as mães, um movimento de mães. Quero aqui elogiá-las. Essa luta de Feijó, o Acre vai escutar nos próximos dias, porque se não tiver imediatamente o início das obras, que possa responder, a algum tempo com serviços, a sociedade de Feijó resolveu dar um basta”.
Política
Com a presença do Acre, deputados elegem diretoria do colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil
Fotos: Ismael Medeiros
(Assessoria) – O presidente da Assembléia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga ( PSDB), participou da eleição da nova diretoria do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. O pleito aconteceu dentro da programação da 27• Conferência da UNALE, que começou na última terça feira, no Rio de Janeiro.
Desativado desde 2020, o Colegiado é formado exclusivamente por presidentes das 14 Casas Legislativas estaduais foliadas a UNALE. O órgão atua na defesa das prerrogativas, do fortalecimento e da ampliação dos direitos dos legisladores no país.
Em votação unânime, os deputados elegeram presidente, Bruno Peixoto, de Goiás, ficando Marcelo Santos, do Espírito Santo na vice presidência e Alencar da Silveira, de Minas Gerais, na primeira secretaria.
A reunião foi coordenada pelo presidente da UNALE, Sérgio Aguiar( CE) com a presença da deputada carioca, Tia Jú, que será aclamada nova presidente da entidade.
Luiz Gonzaga ressaltou a relevância da reativação do colegiado para o fortalecimento e integração das casas legislativas, principalmente para a Amazônia.
“Teremos de volta uma entidade para representar de forma legítima, pautas que sozinho um presidente de uma Assembleia não tem força para levar adiante. A unanimidade na indicação do novo presidente mostra que o grupo está unido e fortalecido para retomar as discursões necessárias em defesa do legislativo dos estados. Parabenizo aqui a UNALE por oportunizar que esse colegiado voltasse a exercer suas atividades “, destacou Gonzaga.
A posse da nova diretoria do Colegiado vai acontecer em conjunto com a posse da UNALE, marcada para o dia 15 de janeiro de 2025, em Brasília.
Fotos: Ismael Medeiros
-
Tudo sobre Política1 dia atrás
Prefeito Jerry Correia é recebido por Ministro e solicita recursos para construir moradias em Assis Brasil
-
Tudo sobre Política1 dia atrás
Justiça do Trabalho e UNAMA fortalecem parceria para promover saúde e segurança do trabalho
-
Política6 dias atrás
Movimento de direita do Acre realizar evento pela busca de anistia das pessoas condenadas pelo envolvimento do 08/01
-
Política Destaque6 dias atrás
Programa da ApexBrasil completa 20 anos e renova compromisso com a democratização do acesso ao comércio exterior