RIO BRANCO

Política

Deputada Maria Antônia e Presidente do PROS, Dêda, parabenizam o estado do Acre pelos seus 57 anos

A Parlamentar e seu esposo não poderiam deixar de homenagear o estado rico em florestas e habitado por um povo batalhador e acolhedor que são os acreanos.

Publicados

Política

A Parlamentar e seu esposo não poderiam deixar de homenagear o estado rico em florestas e habitado por um povo batalhador e acolhedor que são os acreanos.

A Deputada Estadual Maria Antônia (PROS) e o Presidente estadual do Partido Republicano da Ordem Social, Dêda, tem a honra de parabenizar esta terra querida de muitos valores, sendo o único estado entre todos os estado do país que lutou para fazer parte do território brasileiro, e só após a assinatura do Tratado de Petrópolis é que passou a ser efetivamente a pertencer o Brasil.

Por ter uma história de luta e persistência a se contar, é que o Estado do Acre é motivo de orgulho para todos nós, então parabéns as florestas, a culinária acreana, aos povos, as conquistas e tudo que a de mais maravilhoso no nosso Estado.

Conheça um pouco da história do Acre

O território do Acre tem o estatuto de estado desde 15 de junho de 1962 e fica na região amazônica no Norte do Brasil. Até o início do século XX fazia parte do território boliviano pelo Tratado dos Limites assinado em Ayacucho, em 1867. A ocupação efetiva do Acre pelos seringueiros brasileiros, durante a corrida à borracha amazônica no século XIX, depois de vários incidentes, levou à elaboração do Tratado de Petrópolis a 17 de novembro de 1903, assinado entre a Bolívia e o Brasil, passando a soberania da região a pertencer a este último.

Leia Também:  Deputado Jenilson Leite visita instalações do Into que vai receber pacientes do Covid-19 e parabeniza equipes da Seinfra e Sesacre

O Tratado de Petrópolis foi um contrato assinado pelo Brasil e Bolívia pelo território do Acre. O acordo se deu na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e foi uma vitória da diplomacia dos dois países.

A região era território boliviano, só que foi sendo ocupado em massa por brasileiros que ali se fixaram. Foi o tempo do auge do Ciclo da Borracha e as matas de seringais da região interessavam os investidores.

O fato da região do Acre pertencer à Bolívia não implicava a ocupação no terreno, muito em parte devido à dificuldade de aceder a estas terras pela parte boliviana e em parte pela falta de incentivos para o fazer. Mas, o mesmo não se passava do lado das terras brasileiras. Em 1852 e sobretudo em 1877, os seringueiros brasileiros penetravam cada vez mais na selva amazônica em busca da borracha. A resposta por parte do governo da Bolívia veio em 1898 com o envio de colonos para o Acre.

Os acontecimentos que se seguiram espelharam a vontade política por parte do Brasil de não abandonar estas terras. Entre 1899 e 1903, o Acre foi palco de ações político-militares que se materializaram em três proclamações da República do Acre intercaladas pelas intervenções militares das tropas bolivianas. Por fim, com o extremar das posições, ambas as partes concordaram em assinar o Tratado de Petrópolis a 17 de novembro de 1903, que cedia o território do Acre ao Brasil mediante contrapartidas monetárias e comerciais. A 25 de fevereiro do ano seguinte, o território do Acre passou a fazer parte do Brasil.

Leia Também:  Produtores rurais ganham caminhão em Tarauacá

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Vídeo: Deputado Leo de Brito destina R$ 350 mil ao Educandário Santa Margarida em Rio Branco

Publicados

em

Com o intuito de ajudar na manutenção do espaço do Educandário Santa Margarida, que atende crianças de zero a 12 anos de idade, o deputado federal Leo de Brito (PT-AC) está destinando R$ 350 mil, por meio de emenda, à instituição.

A emenda será viabilizada por meio de convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).

“O Educandário Santa Margarida é uma instituição que representa a única esperança para crianças que precisam de acolhimento”, destaca o parlamentar acreano.

Leo de Brito esteve na instituição acompanhado pelo ex-prefeito da capital, Raimundo Angelim, que durante sua gestão priorizou o apoio ao educandário.

Atualmente, a unidade é coordenada por Eduardo Vieira, Nilton Cosson, Osvaldo Leal e demais membros da diretoria, e mantém 32 funcionários por meio de convênio com o Estado e a Prefeitura de Rio Branco, sócios que contribuem mensalmente e doações feitas pela sociedade civil.

Veja o Vídeo:

“O deputado Leo de Brito veio nos trazer uma grande notícia desse apoio por meio de emenda parlamentar. Isso vais nos auxiliar a subsidiar despesas do Educandário. Para nós, esse tipo de aporte é muito importante porque as nossas despesas do dia a dia variam muito, assim como também, variam nossas demandas na instituição conforme o número de crianças que temos acolhidos, dependendo de alimentação, remédios e uma série de outros itens. Então esse apoio do deputado Leo vai nos permitir ter tranquilidade para o desenvolvimento do nosso trabalho durante o próximo ano”, declarou Eduardo Vieira.

Leia Também:  Fernanda Hassem participa de caminhada junto com o governador Tião Viana e Leila Galvão

Leo de Brito afirmou que a realização desta agenda é uma das que enchem o coração de alegria. Na ocasião, o parlamentar reencontrou a amiga Ester Araujo que foi acolhida no instituição dos oito aos 16 anos de idade e hoje é bacharel em direito e militante de várias causas sociais.

“Encontrei uma instituição tão bem cuidada, tão bem organizada, que dá orgulho e vontade de se juntar pra ajudar e isso que estou fazendo por meio do mandato. Estou aqui para somar porque essa é a nossa missão, lutar pelas pessoas”, finaliza Brito.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Leia Também:  Prefeitura de Brasileia sanciona isenção de IPTU e outros tributos por conta da pandemia

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA