Política
Com auditório lotado, caravana do pré-candidato, senador Sergio Petecão, discute plano de governo em Cruzeiro do Sul
Política
A caravana do pré-candidato ao governo do Estado, Sérgio Petecão, chegou a Cruzeiro do Sul, nesta quarta-feira, 21. O evento tem o objetivo de ouvir as sugestões da população para definir as prioridades do seu plano de governo. A caravana já passou pelas cidades de Rio Branco, Tarauacá, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil. A caravana segue para outros municípios até o fim de julho.
Petecão está animado com a participação popular. “To muito feliz com as pessoas querendo participar do nosso plano de governo. Fico feliz com a confiança no nosso trabalho. Pra mim, não faz sentido fazer um plano que não contemple os principais anseios da nossa gente. É impossível resolver todos os problemas do estado, por isso estamos definindo o que é prioridade”, destacou o pré-candidato ao Palácio Rio Branco.
Petecão carrega o título de popular por ser acessível, um parlamentar que nunca trocou de telefone e tem a porta de sua casa aberta. Municipalista, Petecão investe em todos os municípios acreanos, sem distinção de cores partidárias. A ações parlamentares são sempre voltadas para as necessidades mais importantes, principalmente das pessoas que mais precisam.
Energia elétrica para comunidades distantes, pontos de internet para escolas do interior, distribuição de água, recursos para infraestrutura de obras estruturantes do estado, investimento para saúde por meio do navio-hospital, que atende comunidades do Juruá e atendimento itinerante do Hospital do Amor são algumas das ações desenvolvidas em seu mandato. Foram ações como essas que tornou Petecão o político mais votado da história do Acre.

Política
A pedido de Jenilson Leite, Aleac realiza audiência pública para tratar sobre indisponibilidade de vagas para profissionais biomédicos
A pedido do deputado estadual Jenilson Leite (PSB), a Assembleia Legislativa do Acre realizou na manhã desta quarta-feira (6), uma audiência pública para tratar sobre indisponibilidade de vagas para profissionais biomédicos, de saúde coletiva e odontologiano concurso público anunciado recentemente pela Secretaria de Saúde.
Na terça-feira (5), estes profissionais procuraram os parlamentares e pediram apoio da Casa Legislativa.
A representante dos bacharéis em saúde coletiva, Carol Martins, disse que no Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração (PCCR) prevê 25 vagas para a categoria e apenas 9 estão ocupadas, restando 16 vagas, sendo uma delas de vacância. “Estamos aqui em defesa do SUS, pois esse é o legado da Saúde Coletiva”, disse.
Após ouvir os profissionais, o diretor jurídico da Sesacre, João Victor Toledo não descartou a retificação do edital para incluir mais vagas, desde que identificadas as vacâncias. “Se conseguirem identificar vacâncias desde 2014, encaminhem que vamos analisar, validar e se for necessário, a gente pode incluir”, disse.
O diretor deixou claro que não há possibilidade de abrir novas vagas, apenas serão consideradas as vacâncias. O deputado Jenilson, proponente da audiência, destacou que é fundamental que o edital seja retificado.
“Entendemos que a área da Saúde é importante, mas há o entendimento legal. Não podemos ter em mente o contexto de vagas que podem entrar em vacância futuramente, trabalhamos com as que existem. Existe a necessidade real que é levantada junto à rede de assistência. Vacâncias são aquelas vagas que desde o último concurso efetivo, em 2014, por razão de aposentadoria ou falecimento, ficaram abertas”, explicou.
“Essa Casa sempre foi uma casa de debates e resolutiva, não é uma atuação no sentido de mudar o interesse do executivo, mas de chamá-lo para refletir sobre seu papel, a demanda popular chega e nós fazemos as abordagens necessárias e aqui nesta audiência chegamos ao entendimento da necessidade de retificação do edital, ampliando as vagas para os diferentes segmentos da saúde neste concurso. Houve por parte do Governo esse entendimento, de fazer novos estudos, e a partir deles, ver como faz a retificação contemplando melhor as necessidades”, afirmou.
O secretário de Planejamento e Gestão, em exercício, Luiz Victor Diniz Bonecker, afirmou que atualmente o Estado está impedido de abrir mais vagas tendo em vista o limite está acima da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Eu entendo perfeitamente que a necessidade que o Estado tem é maior que isso, que a área da Saúde Púbica é primordial, mas a gente tem um impedimento legal hoje. A gente só pode convocar para substituição dentro das vacâncias”, acrescentou o secretário.
O procurador-geral do Estado, Marcos Motta, sugeriu a abertura de mais uma vaga no edital para contemplar as áreas que participam da audiência. “O mais importante nesse processo é que a gente abra, pelo menos, mais uma vaga nessas áreas que estão aqui pleiteando. Por que? Porque se houver vacância e se tiver feito o concurso e tiver cadastro de reserva, eu consigo fazer o provimento”.
O deputado Roberto Duarte (Republicanos) ponderou que é necessário haver ratificação no edital. “Recebi muitas reclamações de diversas outras categorias e acredito que sua fala contemple isso, e que haja pelo menos cadastro de reserva para essas categorias, onde não há vacância, mas no caso de odontologia, segundo um estudo feito pelo próprio Governo, há pelo menos 25 vacâncias e no edital consta apenas 4 vacâncias e 2 cadastro de reserva, e precisa estar no edital”, pontuou Duarte que reforçou que no caso dos téncnicos em enfermagem, há previsão de cerca de 800 servidores para se aposentar nos próximos anos, com isso, havendo cadastro de reserva no edital, eles poderiam ser chamados.
-
Política Destaque6 dias atrás
Enquanto o Casal Bittar mostra força ao indicar Márcia como vice, aliados lançam movimento em defesa da indicação de Rômulo Grandidier
-
Tudo sobre Política7 dias atrás
Mara Rocha anuncia emenda de R$ 240 mil, para construção de Ponto para Taxistas, na Vila do V, em Porto Acre
-
Política6 dias atrás
Prefeita Fernanda Hassem omite o aumento da covid, e MP pede o cancelamentos dos shows, Margareth Menezes e Babado Novo
-
Tudo sobre Política7 dias atrás
Jesus Sérgio liberação de R$ 5 milhões para as prefeituras manter o funcionamento de postos de saúde