Política Destaque
Jorge Viana comemora aprovação do novo plano de cargos e salários da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
Política Destaque
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, anunciou nesta quinta-feira (20), a aprovação do Plano de Desenvolvimento Profissional (cargos e salários) para os funcionários e colaboradores da instituição. O instrumento, que não era atualizado há uma década, foi apresentado ao lado dos diretores de Gestão Corporativa, Floriano Pesaro, e de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, durante reunião do Conselho Deliberativo, presidido pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.
A ApexBrasil tem papel central na promoção das exportações e atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, teve avanços significativos sob a gestão de Viana. Durante os dois primeiros anos do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Agência contribuiu para um saldo comercial de US$ 160 bilhões.
Valorizando os profissionais da Apex
O novo Plano de Desenvolvimento Profissional da ApexBrasil traz melhorias estruturais, incluindo a reformulação das tabelas salariais e a criação de novos incentivos para os colaboradores. Segundo Jorge Viana, a medida garante não apenas a satisfação e valorização dos trabalhadores, mas também melhora a qualidade dos serviços prestados pela instituição.
A primeira iniciativa de Viana na Apex foi a melhoria salarial dos funcionários terceirizados. Em seguida, ele implementou ajustes nos vencimentos dos colaboradores alocados nos 12 escritórios da ApexBrasil no exterior. Agora, com a aprovação do novo plano, os trabalhadores da sede também serão beneficiados.
O plano foi recebido com entusiasmo pelos colaboradores e aprovado, por unanimidade, pelo Conselho de Administração da Apex, presidido pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A medida será implementada em breve.
Nova sede e participação internacional
Além da reestruturação salarial, Jorge Viana está conduzindo a obra de construção da nova sede da ApexBrasil, prevista para ser inaugurada neste semestre. Outra iniciativa relevante sob sua liderança é a participação brasileira na Expo Universal de Osaka, no Japão. No próximo dia 13 de abril, será inaugurado o Pavilhão do Brasil, construído sob a coordenação da ApexBrasil, reforçando a presença do país no cenário global.
Gestão marcada por transformações
Jorge Viana destacou que sua gestão à frente da ApexBrasil segue a mesma linha de suas atuações anteriores na Prefeitura de Rio Branco, no governo do Acre e no Senado Federal: valorizar os profissionais, promover mudanças estruturais e trazer resultados concretos.
“Hoje foi um dia histórico meu trabalho na ApexBrasil, junto com a diretora Ana Repezza, o diretor Floriano Pesaro e a chefe do RH, Celene Boaventura, apresentamos aos colegas o Plano de Desenvolvimento Profissional, que traz a maior mudança em suas vidas profissionais — estou falando de cargos e salários. Há 10 anos, não havia mudanças, e este plano de valorização dos profissionais vai mudar suas vidas e certamente ajudará a fortalecer essa organização tão importante e que trabalha com competência e eficiência”, afirmou Viana.
O presidente da ApexBrasil também ressaltou que a agência segue contribuindo para a economia nacional. “Em dois anos à frente da Apex, já entregaremos uma nova sede, entregamos hoje um plano de carreira e estamos fazendo história com o governo do presidente Lula. O mais importante: foram US$ 160 bilhões de saldo na balança comercial nesses dois primeiros anos, e essa história de sucesso está só começando”, completou.
Com a implementação do novo plano, a ApexBrasil reforça seu papel estratégico no desenvolvimento econômico do Brasil, valorizando seus profissionais e garantindo condições mais justas e competitivas para a promoção do comércio exterior e atração de investimentos ao país.

Política Destaque
Parece piada: Bocalom continua promentendo o que não cumpriu e diz que 1001 dignidades é um projeto de referência mundial
Mesmo sem ter levantado nenhuma das 1001 casas prometidas no segundo ano do primeiro mandato, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL), segue a saga de bater o recorde e levantar 1001 casas em um dia; como ele mesmo prometeu.
Durante entrevista ao PodCast Em Cena, apresentado pelo jornalista Everton Damasceno, Bocalom falou sobre vários assuntos e voltou a dizer que o projeto das 1001 casas estão à todo vapor.
Falou que recebe bastante doações de madeira do ICMBIO/IBAMA e que a marcenaria está trabalhando para concluir a montagem dos protótipos.
“Nosso projeto está avançando e queremos entregar até o final deste ano as casas, que irão mudar a realidade de muitas famílias”, disse o prefeito Bocalom.
Bocalom criticou a oposição e disse que ele está fazendo o que nunca foi feito e por isso os adversários piram.
“Estamos fazendo o que eles nunca fizeram, a oposição pira. Esse projeto das 1001 dignidades é elogiado por todo mundo, a Petrobrás esteve lá visitando e ficaram impressionado com modelo que estamos adorando para aproveitar as madeiras descartadas, esse projeto pioneiro, não temos nada desse tipo no mundo”, finalizou empolgado o Prefeito.
Bocalom que é bolsonarista da ala mais extrema, não recebeu recursos para construir nenhuma casa no governo anterior, já em menos de dois anos do governo Lula, Rio Branco já foi contemplada com mais de 1 mil casas do programa “Minha Casa Minha Vida”. Mesmo recebendo atenção generosa do presidente Lula, Bocalom nunca fez um reconhecimento público ao presidente Lula.
-
Política Destaque3 dias atrás
Governo do presidente Lula assume a obra do anel viário de Brasileia, paralisada após a Operação contra o governo de Gladson Cameli
-
Tudo sobre Política5 dias atrás
Ex-prefeito boliviano preso no Acre passa por audiência de custódia e caso é encaminhado ao STF
-
Política4 dias atrás
Conheça os cinco deputados bolsonarista do Acre que assinaram o pedido de urgência para o projeto de lei de anistia ao 8 de Janeiro
-
Política4 dias atrás
Com a saúde de Mâncio Lima de mal à pior, prefeito Zé Luiz participa de inauguração de um Centro de diagnóstico em Porto Walter