RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Política Destaque

Inauguração do Porto de Chancay, no Peru, traz oportunidade única para o estado do Acre e para região amazônica

Publicados

Política Destaque

O Acre sempre lidou com o desafio do isolamento geográfico, mas a inauguração do Porto de Chancay, no Peru, traz uma oportunidade única para o estado e para toda a região amazônica. Mais do que um polo logístico, Chancay representa um ponto estratégico de conexão internacional, promovendo relações comerciais, culturais e turísticas entre Brasil, Peru e outros países.

Essa nova infraestrutura facilita o acesso ao Peru, criando uma rota atrativa para turistas que podem explorar a Amazônia brasileira ao incluí-la em seus roteiros, como os de Machu Picchu e da costa peruana. Para os acreanos e brasileiros, o porto também oferece uma via mais rápida para destinos turísticos como Lima, Cusco e os Andes, fortalecendo a troca cultural e ampliando o fluxo turístico entre as duas nações.

O Porto de Chancay é, ainda, um pilar para o fortalecimento das relações comerciais. O Peru se posiciona como fornecedor de produtos como insumos agrícolas, pescados e manufaturados, enquanto o Acre pode ampliar a exportação de carne, milho, soja, madeira certificada, castanha e outros produtos sustentáveis da floresta. Essa troca não se limita ao comércio, mas abrange também intercâmbio de tecnologia, conhecimento e boas práticas.

Leia Também:  Ministério Público, Polícia Federal, vereadores e o combate à corrupção nas prefeituras do Acre

A integração entre Brasil e Peru através de Chancay reforça a Amazônia como um elo estratégico, não apenas ambiental, mas econômico e cultural. Aproveitando essa conexão, os produtos amazônicos ganham destaque no mercado global, especialmente no asiático, e ajudam a promover o desenvolvimento local e sustentável.

Além disso, a parceria Brasil-Peru pode impulsionar o turismo na Amazônia, criando rotas que celebram a biodiversidade, as culturas indígenas e as paisagens naturais compartilhadas. O Porto de Chancay, portanto, vai além de uma infraestrutura portuária; é um símbolo do potencial viabilizado quando países vizinhos colaboram para o crescimento mútuo.

Para o Acre, o porto representa a chance de sair do isolamento e se consolidar como um estado estratégico no mapa global. Para o Peru, é uma oportunidade de fortalecer sua economia e estreitar os laços com o Brasil. Se conseguirmos desenvolver não só a logística, mas também o turismo e as relações comerciais, Chancay será o marco de uma nova era de prosperidade compartilhada.

Conectar mercados é importante, mas conectar pessoas e culturas é o que realmente transforma regiões.

Senador Sérgio Petecão (PSD)
Presidente do Grupo Parlamentar Misto Brasil-Peru

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política Destaque

Deputada Antonia Sales integra nova diretoria da Unale e Michele Melo, assume a 1ª secretaria da Comissão de Saúde

Publicados

em

Fotos: Ismael Medeiros

Os deputados estaduais presentes na 27ª Conferência Nacional das Assembleias Legislativas, elegeram, como último ato do evento, a nova diretoria da UNALE.

Três parlamentares acreanos participaram da plenária ordinária que aclamou o nome da deputada carioca Tia Jú como a nova presidente. Luiz Gonzaga, Michele Melo, que assumiu a 1ª secretaria da Comissão de Saúde e Antonia Sales, esta eleita como vice presidente da região norte.

O ato aconteceu logo após a cerimônia de premiação do concurso Assembleia Cidade. O Acre estava na final do prêmio na categoria projetos especiais, vencido pelo Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Luiz Gonzaga parabenizou a colega de parlamento pelo novo cargo e disse que a indicação de Antônia Sales, mostra a força da mulher no parlamento brasileiro.

Fotos: Ismael Medeiros

Antônia Sales também é membro titular do Parlamento Amazônico, bloco formado apenas por deputados das Assembleias Legislativas dos estados da Amazônia.

Veja como ficou a nova diretoria da UNALE

Presidente – Tia Ju – Rio de Janeiro

Leia Também:  Ficou meio suspeito, o decreto do governador!! Gladson Cameli pode ter decretado horário corrido para ter comissionados na campanha

Vice presidente região Sul – Vilmar Zanchin (RS)

Vice presidente da Região Norte – Antonia Sales (AC)

Vice presidente da Região Centro Oeste- Lidio Lopes (MS),

Vice presidente da Região Nordeste – Eduardo Carneiro (PB)

Vice presidente da Região Sudeste – Zé Laviola (MG)

Secretario geral – Gabriel Picanço (RR)

Tesoureiro geral – Sérgio Aguiar (CE) e demais membros.

Fotos: Ismael Medeiros

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA