RIO BRANCO

Política Destaque

Genro de Bestene, Cristiano Ferreira, preso em operação que investiga fraude na venda de computadores é solto

Publicados

Política Destaque

Empresário preso deve ser solto e cumprir medidas cautelares — Foto: Josué Martins/Rede Amazônica Acre

O dono da C.Com, empresário Cristiano Ferreira, teve a prisão preventiva revogada pela Justiça nesse domingo (14). Ele e mais dois funcionários da empresa foram presos preventivamente na última sexta-feira (12) durante uma operação da Polícia Civil que investiga fraude na venda de computadores para a Secretaria de Educação do Estado (SEE). Do G1 Acre.

O ex-secretário adjunto de Educação, Márcio Mourão, e mais dois servidores da secretaria também foram presos. As investigações da Delegacia de Combate a Corrupção (Deccor) apontam que houve superfaturamento e sobpreço na compra de computadores para a SEE em um contrato de licitação entre o Estado e a empresa de Ferreira.

Na decisão, assinada pela desembargadora Regina Ferrari, ela substitui a prisão preventiva por medidas cautelares, entre elas, o uso da tornozeleira eletrônica e mais:

Manter endereço e telefone atualizados em juiz;

Comparecer a todos os atos da persecução penal a que for intimado;

Recolhimento domiciliar noturno (período compreendido entre 19h e 6h);

Não se ausentar da comarca onde reside sem autorização judicial;

Proibição de manter contato com os demais investigados e eventuais testemunhas relacionadas ao fato;

Proibição de deixar o país, devendo entregar o passaporte.

A defesa do dono e dos funcionários da empresa é feita pelo escritório do advogado Rodrigo Aiache. Não conseguimos contato com a defesa dos demais envolvidos, mas Aiache explica que a revogação da prisão deve se estender a todos que foram presos durante a operação.

“A prisão preventiva é uma medida excepcionalíssima que tem vários requisitos para serem preenchidos e nesse caso nós entendemos que esses requisitos não estavam preenchidos e a desembargadora confirmou isso. Foi uma prisão ilegal”, destaca.

O advogado disse ainda que ainda não conseguiu ter acesso ao processo de forma total.

“Até o momento não tivemos acesso a integralidade do processo, mas de antemão afirmamos a total inocência tanto do Cristiano como de todos os envolvidos. Houve procedimento licitatório, não houve superfaturamento e isso está sendo discutido em outras instâncias. As prisões eram totalmente desnecessárias e isso vai ser mostrado no decorrer da instrução criminal”, pontua.

A operação

O delegado Pedro Resende, que presidiu as investigações, disse que a fraude foi constatada em um levantamento feito pelo Tribunal de Consta do Estado (TCE).

“Estava sendo feito um levantamento com relação a 2 mil computadores pela Secretaria Estadual de Educação e foi apontado um superfaturamento, dos computadores já pagos, e sobpreço nos que ainda faltavam pagar”, disse em coletiva.

Leia Também:  Homem é preso pela Policia Militar portando arma de fogo em Manoel Urbano

Os envolvidos foram indiciados por associação criminosa, falsidade ideológica e por fraude em licitação pública. Além das prisões, diversos documentos foram recolhidos e o delegado pediu ainda o bloqueio de mais de R$ 2,5 milhões de contas bancárias, valor que é referente ao prejuízo ao poder público.

A ata de adesão foi assinada ainda no final de 2019. Resende destacou ainda que a investigação foi somente com relação a esse contrato onde foi constatada a fraude, então as investigações foram encerradas.

Em nota, a SEE disse que sempre colaborou com as investigações e que não compactua com as ações de ilegalidade do grupo.

“Todas as informações técnicas e jurídicas acerca da aquisição dos computadores nunca foram omitidas e desde o primeiro momento estiveram (e estão) à disposição dos órgãos fiscalizadores. A SEE não compactua com qualquer ilegalidade e trabalha para que todos os processos sejam feitos dentro da lei. Dos 2 mil novos computadores adquiridos, apenas 200 não foram entregues no ano passado devido a pandemia que assolou o mundo, o Brasil e o Acre. Eles serão entregues às escolas ao longo de 2021”, disse a nota.

Confira a nota da SEE na íntegra:

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) vem, por meio desta nota esclarecer os fatos acerca da aquisição de 2 mil computadores de última geração para as escolas de Rio Branco e também do interior.

Os procedimentos realizados pela SEE em relação a aquisição dos computadores estão todos dentro da legalidade.

A SEE aderiu a uma ata de registro de preços em 2019 levando em conta o princípio da economicidade, já que equipamentos de informática são baseados no dólar.

A partir da adesão a esta ata de registro de preço, houve na época da compra uma economia de mais de R$ 400 mil em relação aos preços praticados hoje no mercado.

O quantitativo inicial de 2 mil computadores adquiridos pela SEE foi suficiente para atender apenas uma necessidade inicial das escolas.

Todos os processos para a aquisição dos computadores foram analisados e aprovados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

Neste momento, inclusive, os processos estão sendo analisados e apreciados por auditores e pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Por realizar tudo dentro da legalidade e da normalidade, a SEE está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Aliás, todas as informações técnicas e jurídicas acerca da aquisição dos computadores nunca foram omitidas e desde o primeiro momento estiveram (e estão) à disposição dos órgãos fiscalizadores.

Leia Também:  Homem conhecido por Sombra é preso enquanto carregava corpo com pernas decepadas em barco pelo Rio Môa

A SEE não compactua com qualquer ilegalidade e trabalha para que todos os processos sejam feitos dentro da lei.

Dos 2 mil novos computadores adquiridos, apenas 200 não foram entregues no ano passado devido a pandemia que assolou o mundo, o Brasil e o Acre. Eles serão entregues às escolas ao longo de 2021.

Os outros 1.800 novos computadores já foram todos distribuídos às escolas e já estão em pleno funcionamento, atendendo as demandas das secretarias escolares.

E veja também no Plantão 3 de julho noticias:

Veja o Vídeo Abaixo: Ruslan Sena é um jovem cruzeirense, de 31 anos, que foi acometido pela Covid-19 duas vezes. De acordo com seu relato, na primeira vez em que contraiu a doença não desenvolveu o estado grave da doença, porém em janeiro deste ano após ser reinfectado, ele achou que não sobreviveria, porém Deus foi maior na vida dele e restabeleceu a saúde deste jovem que agora aguarda ansioso a chegada no novo bebê do casal.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

E veja também no Plantão 3 de julho noticias:

Veja o Vídeo abaixo: O Transtorno é imenso. Centenas de haitianos fazem protesto na ponte da Integração em Assis Brasil tentando entrar no Peru, que se encontra com a Fronteira fechada. Segundo o Prefeito Jerry Correia, os mesmos já estão fazendo greve de fome. O Exército peruano fez barreira na ponte da Integração e ninguém atravessa.

E veja também no Plantão 3 de julho noticias:

Veja o Vídeo Abaixo: Em Rodrigues Alves, a comunidade Paraná dos Mouras, considerada a maior comunidade rural, pela quantidade de famílias e de maior produção, foi a 1ª a ser atingida pelo grande volume das águas do afluentes do rio, a comunidade fica localizada às margens do rio e por esse motivo acaba sendo um dos 1ª locais a serem atingidos. Outro município atingido pela cheia dos rios é Sena Madureira que vem enfrentando grandes problemas com relação ao volume das águas do rio Iaco que transbordou. Já no município de Tarauacá, o rio que leva o mesmo nome da cidade também transbordou e pelo menos dois bairros já foram atingidos.

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política Destaque

Ele não tem palavra! Cadê as máquinas do Deracre que o governador Gladson Cameli disse que iriam fazer os ramais no estado??

Publicados

em

Gladson já disse em programa de TV no Juruá que tem amnesia e não se lembra das promessa de campanha – Foto: Secom / Agência

As máquinas apresentadas como solução para melhorar a vida do homem do campo, parece ter sido mais uma das muitas promessas do governo Gladson Cameli (Progressista) que está deixando a população a ver navios. Gladson é conhecido pela maioria dos prefeitos do estado como governo sem palavra (tudo que ele fala não cumpre).

Um vídeo que foi mostrado no programa Café com Notícias, chamou atenção pela indignação dos moradores, da região do Barro Alto que resgatam um senhor doente em uma rede, porque o ramal não tem condições de acesso.

Um dos homens que carrega o colega, mostra sua indignação e revolta com a triste realidade, prometendo uma recepção merecida para os gestores que andaram lá somente na campanha eleitoral.

Essa é a realidade do Estado, onde o governador está mais preocupado em se defender das acusações de corrupção e desvios milionários, do que fazer aquilo que se propôs a fazer na campanha.

Quase 90% da maiorias do maquinário foram adquiridos com recursos oriundos de emenda da bancada federal, dos parlamentares Acreanos que fizeram parte da legislatura passada, são 4 escavadeiras hidráulicas, 18 motoniveladoras, 18 pás carregadeiras, 18 retroescavadeiras, 8 tratores de esteira, 18 caminhões basculantes, 2 cavalos mecânicos, 2 semirreboques basculantes e 2 semirreboques com dois eixos, mas a pergunta é onde estão essas máquinas?

Leia Também:  Suspeito de matar três pessoas em Feijó por não aceitar separação da ex é preso na casa da mãe

Muita mídia e pouco trabalho

O governador fez anuncio midiático da entrega de quase 100 máquinas, afirmando que faria uma revolução na recuperação de ramais, coisa que na prática não se viu. Muitas dessas máquinas mostradas no pátio, voltaram para os galpões do Deracre e lá ficaram, pois sequer contrataram manobristas para garantir o funcionamento de parte delas.

Os Produtores rurais são os que saem perdendo e diante da situação caótica clamam por socorro, os mesmos denunciam a difícil situação e fazem prenúncio de mais um inverno de caos nos ramais da capital acreana e no Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá.

Produtores das comunidades mais distantes e consequentemente as que tem maior volume de produção agrícola, dizem ao 3 de Julho que o trabalho realizado pelo governo de Gladson Cameli, foi menor que as propagandas anunciadas na imprensa paga com dinheiro do povo.

No Projeto de Assentamento Moreno Maia na capital acreana, produtores lamentam o pouco serviço executado na localidade e afirmam que já sofrem com as primeiras chuvas. No Barro Alto, Ramal Belo Jardim e outros, a situação não é diferente está um verdadeiro caos.

“Gladson Cameli é mentiroso”

“O governador mentindo e o povo aplaudindo”, disse o vereador Márcio da Farinha (foto abaixo), que assim como a maioria dos parlamentares cobram melhorias em diversos ramais em Cruzeiro do Sul. Uma coisa é certa, Gladson não pode reclamar que não sabe dos problemas, pois tem se reversado em estar na capital Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, o que falta é atitude para resolver os problemas de ramais na população do Juruá que prometeu e não cumpriu.

Leia Também:  Aposentado de 68 anos é preso suspeito de abusar de criança de 10 anos em Cruzeiro do Sul; família denunciou caso

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Em meio a maior crise do sistema de transporte coletivo dos últimos tempos, a população de Rio Branco vive um dilema e acorda todo dia sem saber se terá ônibus passando em sua região. O prefeito Tião Bocalom tentou amenizar o problema repassando R$ 2 milhões e quatrocentos mil para as empresas quitar os débitos com empregados, acordo não cumprido e que foi um dos motivos para a intervenção no setor.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA