RIO BRANCO

Política Destaque

Abandonado pelo governo do estado, Sindicato encontra no hospital de Xapuri extintores vencidos há 4 anos, falta de medicamento e problemas na estrutura

Publicados

Política Destaque

Equipe do Sindmed-AC encontrou diversas irregularidades durante visita ao hospital de Xapuri – Foto: Arquivo/Sindmed-AC

Por Aline Nascimento do G1 Acre – Uma visita de rotina do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) no Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri, detectou diversas irregularidades. Os fiscais encontraram extintores de incêndio vencidos desde 2017, cilindros de oxigênio espalhados com risco de explosão, falta de medicamento e problemas na estrutura. 

Segundo o sindicado, os cilindros de oxigênio estavam espalhados pelas enfermarias, o que pode causar explosão. Por conta desses problemas, o Sindmed-AC informou que vai acionar o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público do Estado (MPE) e denunciar a situação.

“Para verificar todos os problemas, vamos solicitar aos bombeiros uma vistoria e uma possível interdição do ambiente, além da responsabilização do gestor por manter todo o espaço sem a devida recuperação e adequação”, explicou o diretor do Sindmed, Alberto Soares.

Além do problema com os cilindros de oxigênio e extintores de incêndio, a equipe do Sindmed-AC encontrou também:

  • Infiltrações e mofo por todo o prédio;
  • Problemas na rede elétrica, como a falta de luz no pronto-socorro;
  • Falta de revitalização;
  • Falta de medicamentos, como metronidazol, transamin, metilergometrina;
  • Ausência de equipamentos como o laringoscópio, oxímetro, sonar, otoscópio.

O sindicato destacou que teme ocorrer uma sobrecarga de energia, causando curto e um incêndio. A tragédia seria maior devido à falta de extintores, de saídas e luzes de emergência.

Leia Também:  Furou a Fila!! Esposa de Coronel Bolsonarista é acusada de furar a fila da vacina e responde, sou estagiária na Policlínica

Hospital tem extintores vencidos há 4 anos e cilindros com risco de explosão – Foto: Arquivo/Sindmed-AC

O diretor-geral da unidade, Josimar dos Santos Silva, disse que já solicitou à Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) a troca dos extintores, mas ainda não foi feita a troca. Segundo ele, a solicitação é feita desde a gestão passada.

“A gente solicita à Sesacre, que é o setor responsável. Na gestão passada já estava assim, quando assumimos já solicitamos. Sobre o cilindro de oxigênio não sei como viram isso porque temos um local atrás da unidade onde guardamos os cilindros. No PS, a ala masculina e feminina também permanecem o suporte do cilindro, que são locais de emergência e não podem ficar sem”, argumentou.

A reportagem entrou em contato com a Sesacre e aguarda retorno.

Sobre a falta de energia elétrica, o gestor falou que é por causa dos apagões registrados na cidade. “Quando a luz pisca tem o motor. Temos um gerador de luz, é acionado”, justificou.

Falta de manutenção

A unidade de saúde foi uma das atingidas pela enchente histórica de 2015 na cidade. A água do rio inundou o hospital, ruas, casas, praças, terminal rodoviário, comércios e órgãos públicos instalados na região central do município, além da casa e do Centro de Memória Chico Mendes.

O diretor falou que o prédio é antigo e não pode ser ampliado por estar em uma área de risco. Desde a alagação, o Estado faz reformas paliativas na estrutura e há a previsão de fazer uma nova reforma.

Leia Também:  Secretário de Educação de Rodrigues Alves é acusado de se apropriar indevidamente de internet da comunidade Foz do Paraná

“Temos problemas sim relacionados a isso, infiltrações, paredes que faltam pintar, mas tudo isso foi solicitado à Sesacre”, alegou.

Sobre a falta de remédios, o diretor confirmou que há apenas um medicamento faltando, que seria o metronidazol. Mas, assim como as demais demandas, ele diz que já foi solicitado o remédio para a saúde estadual.

“Temos todos os outros. Sobre esses aparelhos, temos todos também. Faltava o sonar, mas a Sesacre mandou”, justificou.

Hospital de Xapuri foi atingido pela enchente histórica em 2015 – Foto: Aline Nascimento

E veja também no 3 de Julho Notícias

Em vídeo, Candiru afirma que é contra terceirizar obras, pois os empresários grandes acabam enganando os pequenos e que hoje se vê quatro grandes empresas que levaram todo o recurso da Construção Civil, enquanto isso, os pequenos empresários estão passando por momentos difíceis.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política Destaque

Os Bittar sufocaram Gladson: Mailza Gomes, Alan Rick, Vanda Milane e Jéssica Sales, apenas se conformem em ter que pedir votos para Márcia Bittar

Publicados

em

Por

Márcia Bittar e Gladson Cameli, em um dos muitos eventos que andam juntos. Imagem/Arquivo pessoal de Márcia Bittar

Quem acha que a vaga de candidatura ao senado na chapa do governador Gladson Cameli não está definida, precisa sair da bolha da esperança. Márcia Bittar e seu ex-esposo Márcio, fizeram articulação que os bambambãs do palácio deixaram de fazer.

O debate mais acirrado dentre os aliados do governo de Gladson Cameli (PP), acontece que como Gladson já afirmou que o vice não entrará na guerra de partidos e que ele próprio irá escolher, as atenções se voltam para a guerra para ver quem indicaria a vaga de senado na chapa; esta já praticamente definida que será de Márcia Bittar.

A sorte de Márcia, não foi somente ser Bolsonarista , mas ter como defensora de sua candidatura, o senador e ex-esposo Márcio Bittar. Márcio é o relator do Orçamento Geral da União de 2021 e aproveitou para render Gladson.

Com estado cheio de necessidades financeiras, Bittar sufocou o governo e vários prefeitos, os deixando refém de muitos recursos a ser indicados pelo relator do orçamento, isso serviu de moeda de troca. Márcio mexeu bem os pausinhos e deixou os demais pretendentes; Alan Rick-DEM, Vanda Milane – PROS, Jessica Sales – MDB e a presidente do PP, senadora Mailza Gomes, que sequer consegue achar uma articulação que garanta sua tentativa de disputar o mandato em 2022.

Leia Também:  Desembargador presidente Francisco Djalma recebe visita do novo comandante-geral da PMAC, Paulo César

Nenhum esforço e montagem do desenho foi feito por Gladson e seu fraco time de assessores, isso resultou em uma lambada dos Bittar. Márcia só não será a candidata ao senado de Gladson se acontecer algo muito fora do normal, o que dificilmente ocorrerá.

Ao restante dos derrotados, cabe se organizar e disputarem reeleição para federal, isso em um ambiente difícil e acirrado.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti solicita do secretário de Ação Social providências sobre as crianças Haitianos que fica na ponte todo os dias pedindo dinheiro, e que o Poder Público proporcione dignidade para essas crianças. Neiva solicita também que seja encaminhado um oficio para a gerente do hospital para saber se chegou algum saco funerário doado pela prefeitura, comprado com o dinheiro do covid, e que solicita que seja agendado novamente a reunião com a secretaria de segurança pública do estado, para se tratar sobre o IML, pois a mais de 20 anos o problema se arrasta e até o momento nada foi resolvido.

Leia Também:  "O prefeito Isaac Piyãko não serve nem para administrar um boteco de cachaça, muito menos uma prefeitura", diz vereador Atilon Pinheiro ao denunciar a situação da única quadra do município

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA