RIO BRANCO

Polícia

Detentos iniciam princípio de motim na penitenciária de Rio Branco

Homens do Bope foram encaminhados para conter ação. Situação mais crítica é na unidade de segurança máxima.

Publicados

Polícia

Homens do Bope foram encaminhados para conter ação. Situação mais crítica é na unidade de segurança máxima.

Bope foi acionado para conter princípio de motim na unidade prisional de Rio Branco (Foto: Reprodução/TV Acre)

Bope foi acionado para conter princípio de motim na unidade prisional de Rio Branco (Foto: Reprodução/TV Acre)

Policiais militares e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) estão no presídio Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, para conter um início de motim que começou por volta de meio-dia desta quarta-feira (4). De acordo com informações internas, a situação mais crítica é na unidade de segurança máxima Antônio Amaro, pavilhão onde ficam os presos provisórios, e no Chapão, onde estão os setenciados.

De acordo com o comandante da Polícia Militar, coronel Júlio César dos Santos, a principal reivindicação é que a visita seja liberada. “Eles estão se movimentando ainda dentro das celas. Eles não tomaram o controle. Estamos com um efetivo bom, não só com o Bope, mas com outros policiais de outras unidades”, destaca.

Os agentes que protestavam permaneceram do lado de fora, mas os que estavam de plantão voltaram para o presídio. “Estamos tentando que tudo volte à normalidade. A principal reivindicação é que hoje é dia de visita e nós estamos avaliando se é possível acontecer isso ainda hoje depois de todos esses acontecimentos”, afirma o coronel.

Leia Também:  Suspeito de matar indígena afogada é preso e polícia investiga se vítima foi estuprada

Entenda o caso
Na manhã desta quarta-feira (4), os agentes penitenciários impediram a visita íntima na unidade prisional, em Rio Branco. Com a manifestação, eles cobraram mais segurança para a classe e exigiram equipamentos de segurança como colete, capacete, luvas, equipamento de raio-X, armamento letal e mais efetivo.

As mulheres dos presos, impedidas de visitar os detentos, destruíram pelo menos 50 marmitas que chegaram local nesta quarta, achando que eram dos agentes. No entanto, segundo o sindicato da categoria, a comida seria distribuída para os homens que trabalham na obra dentro do presídio.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado para atuar no local, mediante decisão judicial. Segundo o comandante da PM, coronel Júlio César dos Santos, a decisão foi emitida para se evitar qualquer tipo de depredação tanto dentro, como fora do presídio. “Estamos com uma decisão judicial autorizando a polícia a auxiliar internamente todas as atividades para que se evite depredação do patrimônio, mortes, e qualquer tipo de rebelião”, afirma.

Para o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindape-AC), Adriano Marques, a manifestação foi válida e uma greve geral deve ser deflagrada na sexta-feira (6). “O manifesto foi válido, conseguimos chamar a atenção das autoridades. Sexta-feira tem uma greve geral por tempo indeterminado”, garante.

Leia Também:  Sitiante é morto a golpes de facão após dar em cima de mãe de adolescente

A Secretaria de Polícia Civil do Acre afirmou, em coletiva, que as mortes dos agentes penitenciários Anderson Albuquerque, de 29 anos, e Edmilson Freire, de 44, executados a tiros no final de janeiro e no início de fevereiro, respectivamente, não estão relacionadas.

Helicóptero sobrevoou presídio para dar suporte a ação no presídio  (Foto: Iryá Rodrigues/G1 )Helicóptero sobrevoou presídio para dar suporte a ação no presídio (Foto: Iryá Rodrigues)

 

Tácita Muniz e Veriana Ribeiro Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Polícia

Jovem de 20 anos morre em acidente de trânsito após motorista alcoolizado perder o controle do veículo

Publicados

em

Jovem de 20 anos morre em acidente de trânsito após motorista alcoolizado perder o controle do carro no Acre – Foto: Arquivo pessoal

Mais um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado no Vale do Juruá, interior do Acre. Na madrugada desde domingo (16), a jovem Nicoly Santos Ferreira, de 20 anos, morreu após o carro em que ela estava capotar na Estrada AC-407, que dá acesso à cidade de Rodrigues Alves.

O Pelotão de Trânsito de Cruzeiro do Sul informou que o motorista fez o teste do bafômetro e tinha consumido bebida alcoólica antes do acidente. Havia seis pessoas dentro do carro e algumas das vítimas tiveram ferimentos leves e outras ficaram graves.

O motorista alegou à polícia que teria perdido o controle do carro quando tentou desviar de um cachorro que estava na rodovia. O veículo capotou e Nicoly foi arremessada com a batida.

Quatro dos cinco sobreviventes foram levados para o pronto-socorro para atendimento médico em Cruzeiro do Sul.

O motorista foi preso em flagrante e levado para delegacia. Ao g1, o delegado José Obetâneo dos Santos informou que não arbitrou fiança para o rapaz e ele será levado para audiência de custódia.

Leia Também:  Completaram-se 2 anos do assassinato brutal da garota Maiquele em Xapuri

“Ele havia ingerido bebida alcoólica, tanto ele como a vítima e outros que estavam no carro. O teste etilômetro constatou 0.30 mg/L de teor alcoólico. Será feito o flagrante e vou encaminhar para o Judiciário”, confirmou.

O grupo estava voltando de uma festa e iria para Rodrigues Alves, onde moram. “Eram todos amigos, o carro estava cheio. Ele é habilitado e não tem passagem pela polícia”, concluiu.

Atropelamento

Um motociclista morreu após uma caminhonete da Prefeitura de Mâncio Lima, interior do Acre, invadir a contramão quando fazia uma ultrapassagem e atingir a vítima. O acidente ocorreu na Estrada AC-405, em Cruzeiro do Sul, também no interior. A vítima foi identificada como Gerlando Mendes de Oliveira, de 31 anos,.

O veículo era conduzido pelo chefe do Departamento de Limpeza Pública da cidade Mâncio Lima, Veronico Ferreira de Negreiros, que foi preso em flagrante, no município, logo após o acidente.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Mâncio Lima confirmou, em nota, que o carro era conduzido por Negreiros. A prefeitura afirmou que colocou uma equipe à disposição da família da vítima com assistente social e psicólogo.

Leia Também:  Candidato do PSDB é assassinado a tiros na Vila do V, em Rio Branco

Fonte: G1 Acre

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA