RIO BRANCO

Polícia

Após motim, dezenas de presos são levados ao Pronto Socorro de Rio Branco

O conflito ocorreu porque os presos resolveram reagir à abordagem policial no Pavilhão K do FOC, na tarde desta sexta-feira.

Publicados

Polícia

O conflito ocorreu porque os presos resolveram reagir à abordagem policial no Pavilhão K do FOC, na tarde desta sexta-feira.

dezenas de presos são levados ao Pronto Socorro de Rio Branco 2

Pelo menos 60 presos com ferimentos na cabeça, fraturas nas pernas e nos braços, ocasionados durante conflitos com agentes da Segurança durante abordagem policial no presídio Francisco de Oliveira Conde, deram entrada no setor de emergência do Pronto Socorro de Rio Branco na noite desta sexta-feira, 19.

A rua José de Melo, acesso ao hospital, foi fechada pela polícia, e a entrada do setor de emergência, lugar de acesso exclusivo para viaturas do Samu e ambulâncias, foi isolada.

Para atender os presos, o Hospital teve que remanejar mais profissionais para o setor de emergência. Mais de seis médicos estão de plantão realizando os atendimentos.

 Veja o Vídeo 1 

Há atendimentos ocorrendo também no interior do presídio, esses são casos menos graves.

Em nota, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) confirmou que “houve resistência por parte dos detentos, quando avistaram as equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e agentes penitenciários. Momento em que os detentos iniciaram um motim, queimando colchões e batendo grades”

Segundo o Iapen, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados por medidas preventivas. “Em razão da resistência violenta dos detentos, foi necessária a utilização proporcional da força policial para cessar o motim. Tanto detentos quanto policiais sofreram ferimentos leves”.

Leia Também:  Homem mata ex-mulher com tiros de espingarda em Tarauacá

A direção do Iapen acrescentou ainda que “os agentes e os policiais agiram dentro dos procedimentos legais e toda a situação durou cerca de 40 minutos, até ser controlada.

 Veja o Vídeo 2 

No momento, equipes do Samu e da unidade de saúde penitenciária realizam os devidos atendimentos médicos. A conduta dos detentos será apurada em procedimento administrativo. A direção da unidade formou uma comissão de familiares e servidores administrativos do Iapen para dialogar com familiares que estão no local”.

A rebelião começou por volta das 16h. Os detentos reagiram à abordagem policial por não aceitarem a medida tomada pela Segurança Pública de separar os líderes das facções criminosas dentro presídio, responsáveis pelos últimos atentados na capital e interior do Acre.

Há informações de que no momento da diligência, alguns desses presos enfrentaram os policiais armados com facas. A polícia reagiu com balas de borracha e cassetetes

“Os presos jogaram água quente, pedras e facas nos policiais. Tocaram fogo em colchões. Nunca tinha visto aquilo. Parecia coisa do Carandiru”, disse um agente penitenciário, que pediu para não ser identificado.

dezenas de presos são levados ao Pronto Socorro de Rio Branco 1

Crianças são usadas como escudo em protesto de famílias de presos no FOC

Leia Também:  Veiculo Corolla colide com trator no km 100 da BR-317.

Após um princípio de rebelião ocorrido no complexo penitenciário Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, nesta sexta-feira, 19, familiares de presos resolveram fazer um protesto em frente às unidades prisionais. Até crianças foram usadas no meio da confusão.

A Estrada do Barro Vermelho, que dá acesso às unidades do sistema de segurança do Acre está com o fluxo de veículos prejudicado e apenas ambulâncias e veículos de emergência, além das viaturas policiais estão cortando o bloqueio.

O problema acontece no pavilhão K e homens da Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e agentes penitenciários estão no local para evitar transtornos maiores.

dezenas de presos são levados ao Pronto Socorro de Rio Branco

A força de segurança tem a feito uma varredura nas celas desde quarta-feira para impedir que presidiários ligados a facções tenham comunicações com outros integrantes do grupo. A Secretaria de Segurança disse que a ordem dos atentados no Estado pode ter partido do presídio.

Os ataques são em represálias a morte de um assaltante durante um assalto a uma residência na terça-feira, 16, na Vila Acre, em Rio Branco. Após o ocorrido, vários órgãos públicos foram incendiados e tentativas de incêndios foram registradas em residências e veículos de servidores da área de Segurança.

 Veja o Vídeo 3 

dezenas de presos são levados ao Pronto Socorro de Rio Branco 3 dezenas de presos são levados ao Pronto Socorro de Rio Branco 4 dezenas de presos são levados ao Pronto Socorro de Rio Branco 5

Por João Renato e Luciano Tavares

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Polícia

Detento de 40 anos é encontrado morto dentro do presídio FOC em Rio Branco

Publicados

em

Detento Raimundo Morais de Souza, de 40 anos, foi encontrado morto em presídio de Rio Branco — Foto: Arquivo/Iapen-AC

O detento Raimundo Morais de Souza, de 40 anos, foi encontrado morto na noite desse domingo (6) na cela 27 do Pavilhão A do Complexo Penitenciário de Rio Branco.

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) informou que o preso estava em isolamento preventivo com outros quatro detentos quando foi achado morto por volta das 21h30.

Os policiais penais questionaram os demais presos sobre o que tinha acontecido e, segundo o Iapen, eles confessaram o crime e disseram que foi porque Souza cometeu crime contra uma menor. Além disso, os detentos afirmaram que a vítima tinha enganado eles dizendo que tinha tabaco para trocar por alimentos.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas apenas pôde constatar a morte de Souza. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) também foi acionada para perícia e demais procedimentos.

O Iapen-AC tenta contato com a família do preso que morreu para informar sobre o ocorrido e afirmou que vai prestar assistência estabelecida em lei.

A autarquia informou ainda que, de acordo com o Observatório de Análise Criminal do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Acre, há 179 dias não se registrava morte no sistema prisional do Acre. E que vai acompanhar toda a investigação.

Protesto de policiais e redução de efetivo

Pelo sexto dia seguido, os policiais penais mantêm o acampamento em frente à Assembleia Legislativa do Acre. Os policiais se negam a tirar banco de horas, cumprindo apenas o plano operacional padrão (POP), o que afetou as visitas nas unidades prisionais, que estavam suspensas desde o dia 17 de novembro.

Leia Também:  Homem mata ex-mulher com tiros de espingarda em Tarauacá

A categoria tem pressionado o governo do Acre a incluir no projeto da Lei Orgânica a equiparação de salários com as outras forças de Segurança, a incorporação da gratificação aos salários e mudança do contrato de nível médio para superior.

Complexo Penitenciário de Rio Branco:

Domingo (5):

Pavilhão P (manhã)

Pavilhão O (tarde)

Sábado (11)

Pavilhão C (manhã)

Posto Médico (tarde)

Domingo (12)

Pavilhão L (manhã)

Pavilhão A (tarde)

Pavilhão dos reeducandos do trabalho externo (antiga UP-4):

Sábado (11) – Visitas apenas no período da manhã

Unidade de Regime Fechado nº 2 de Rio Branco (Antonio Amaro Alves)

Sábado (11) – alojamentos 2 e 4 – Visitas apenas no período da manhã

Domingo (12) – alojamentos 5, 6 e 7 – Visitas apenas no período da manhã

Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco

Sábado (11) – pavilhão Alamanda e Berçário – Visitas apenas no período da manhã:

Sábado (18) – Pavilhão Carmélia – Visitas apenas no período da manhã:

Unidade Penitenciária Moacir Prado (Tarauacá)

Domingo (5) – ala 4 (manhã) e ala 3 (tarde);

Sábado (11) – pavilhão B (manhã) e ala 1 (tarde)

Domingo (12) – pavilhão D e alojamento C (manhã) e ala 2 (tarde)

Unidade Penitenciária Evaristo de Morais (Sena Madureira):

Domingo (5) – bloco 7 (manhã) e bloco 9 (tarde)

Sábado (11) – bloco 8 (manhã) e bloco 10 (tarde)

Domingo (12) – bloco 5 (manhã) e bloco 6 (tarde)

Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva (Cruzeiro do Sul):

Domingo (5) – bloco 5 (manhã) e bloco 6 (tarde)

Unidade Penitenciária Antonio Sergio Silveira de Lima (Senador Guiomard)

Sábado (11) – ala 23 e posto médico – visitas apenas no período da manhã

Domingo (12) – ala dos trabalhadores, ala 21 e alojamento 1 – visitas apenas no período da manhã

Leia Também:  Dois homens são presos com pistola, revólver e munições no município de Manoel Urbano

Com relação aos procedimentos, o Iapen informou que os visitantes devem seguir as seguintes orientações:

Apenas uma pessoa por preso poderá visitar;

O visitante somente poderá adentrar à unidade portando a carteira de visitante e documento oficial com foto. Outro tipo de protocolo não será autorizado;

Carteiras vencidas só serão aceitas caso estejam com até 30 dias de vencimento;

Não será permitido entrada com alimentação;

A utilização de máscaras será obrigatória;

Em cumprimento a decreto governamental, será exigida a apresentação de comprovante de vacinação no ato da entrada nos estabelecimentos prisionais. Por G1 Acre.

Iapen retoma visitas nos presídios do Acre e divulga cronograma de cada unidade — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA