Polícia
Após investigação, Operação em Tarauacá e Envira prende 13 suspeitos
Megaoperação ocorre 15 unidades da federação. No Acre, operação se concentrou na região de Tarauacá-Envira.
Polícia
Megaoperação ocorre 15 unidades da federação. No Acre, operação se concentrou na região de Tarauacá-Envira.
Por Tácita Muniz e Jefson Dourado
Operação em cidades no AC prende 13 suspeitos de cadastrar novos integrantes em facção — Foto: Divulgação/MP-AC
Através do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Ministério Público do Acre (MP-AC) deu início a Operação Blackout em três cidades do estado na manhã desta terça-feira (4).
A ação se deu após três meses de investigação e desarticulou um grupo ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) responsável pela cooptação e cadastro de novos integrantes da facção.
O Gaeco informou que o grupo cooptava e interiorizava o grupo criminoso, principalmente na região de Tarauacá/Envira, no interior do Acre.
Ao todo foram expedidos dezenove mandados de prisão e dois de busca e apreensão nas cidades de Tarauacá, Sena Madureira e Rio Branco, além do estado de Roraima. Destes, até a manhã desta terça, foram presas 13 pessoas, sendo nove em Tarauacá, quatro em Sena Madureira e um em Boa Vista (RR). Os dois mandados de busca também foram cumpridos.
Segundo o MP-AC, o grupo era responsável por cadastrar novos e antigos membros da facção, além de distribuir, entre os quadros, as informações relativas a mudança de codinomes e de responsabilidades.
A Operação foi coordenada pelo promotor Bernardo Albano, coordenador-adjunto do Gaeco, e contou com o apoio do Gaeco de Roraima do MP de Roraima e da Polícia Civil do Acre.
“Essa célula foi identificada durante a operação anterior, a Xeque-Mate, quando através de documentos apreendidos na operação nós conseguimos fazer a identificação dessa célula que era responsável, resumidamente, pela manutenção de cadastros dos seus integrantes, além de manter registrados os dados referentes a responsabilidades de faccionados dentro dos grupos criminosos e de possíveis dívidas que esses faccionados possuíam”, explica o promotor.
O promotor destacou ainda que em Roraima, foi identificado um chefe de facção com influência nacional.
Ação nacional contra o crime organizado
O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNOC), criado para combater o crime organizado no país, coordena uma megaoperação contra integrantes de facções criminosas em 15 unidades da federação nesta terça-feira (4). Dez Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECOs) do Ministério Público participam da operação.
A ação cumpre 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão no Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Telejornal 3 de Julho Notícias 18ª Edição
Veja nesta edição o que aconteceu durante o final de semana na região do Alto Acre, foram registrados: Homicídios, tentativa de homicídio, apreensão de drogas, arma, munição e prisões; veja também sobre o Concurso público de Plácido de Castro e outros
Veja o Vídeo: A partido de 2019 estaremos inovando nossa programação.
Olá caros simpatizantes que acompanham os trabalhos do 3 de Julho Notícias, pelo imenso respeito que temos com vocês viemos de ante mão informar que o veículo de Comunicação 3 de Julho notícias passará por uma renovação e com isso no ano de 2019 estaremos inovando, se antes a programação era gravada agora passará a ser ao Vivo tanto o telejornal como também o 3 de Julho Entrevista e você vai poder participar direto do seu município pelo seu smartphone, tablete, computador ou notbook com comentários sobre a sua cidade pelo WhatsApp através do número que aparecerá na descrição deste vídeo seja de qual região do estado do Acre você for.
Do G1 Acre

Polícia
Dois homens foram presos com 9 quilos de droga ao tentar fugir de abordagem da polícia em Rio Branco
Em Rio Branco, dupla é preso com 9 quilos de droga ao tentar fugir de abordagem da polícia – Foto: Divulgação Polícia Militar
Dois homens foram presos, nesta terça-feira (5), com oito tijolos contendo 9 quilos de droga no bairro Tucumã, em Rio Branco.
A ação foi deflagrada por militares do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) da Polícia Militar. A droga estava dentro do carro onde os dois suspeitos estavam.
De acordo com a polícia, o flagrante ocorreu, pois a polícia foi informada através do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) que um carro que seria utilizado para transportar a droga entre bairros da capital acreana.
Os PMs, então, visualizaram o veículo na BR-364, próximo a um hotel. A dupla, ao notar que seria abordada, ainda tentou fugir.
Os PMs seguiram o carro e conseguiram abordar os suspeitos no bairro Tucumã com o entorpecente e a quantia de R$ 460. Após a abordagem, os PMS encaminharam o carro para a Companhia de Policiamento com Cães (Cpcães) para verificar se ainda teria mais entorpecente, o que não ocorreu.
Ainda segundo a polícia, os dois homens já possuem passagem, sendo que um deles é monitorado por tornozeleira eletrônica e o outro está no regime aberto. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Flagrantes (Defla). Do G1 Acre
-
Tudo sobre Política7 dias atrás
Mara Rocha e vice-governador recebem homenagem da Superintendência do Patrimônio da União do Acre
-
Política Destaque6 dias atrás
Enquanto o Casal Bittar mostra força ao indicar Márcia como vice, aliados lançam movimento em defesa da indicação de Rômulo Grandidier
-
Polícia7 dias atrás
Duas pessoas foram presas durante Operação Narco Brasil em Feijó e Tarauacá, e na capital Rio Branco
-
Política7 dias atrás
Procurador envia ofício à Fernanda Hassem pedindo informações sobre o Carnavale, diante do aumento dos casos de Covid em Brasileia