RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Mundo

Vídeo: O que você estava fazendo no dia 11 de Setembro de 2001? Osama Bin Laden, sequestrou quatro aviões para utilizá-los como armas contra os Estados Unidos

Publicados

Mundo

Veja o Vídeo:

Neste sábado completam 20 anos de um dos atentados terroristas que mais chocaram o mundo. A data de 11 de Setembro será por muito tempo lembrada como o dia em que 19 terroristas da rede Al-Qaeda, grupo então liderado por Osama Bin Laden, sequestraram quatro aviões comerciais para utilizá-los como armas contra os Estados Unidos e jogarem dois deles em um dos grandes símbolos da economia americana, as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Quase 3 mil pessoas morreram nos atentados daquele dia.

Às nove horas e quarenta e seis minutos, horário de Brasília, do dia 11 de setembro de 2001, uma terça-feira, cinco extremistas suicidas lançavam o avião que fazia o voo 11 da American Airlines contra uma das torres do World Trade Center, em Manhattan, provocando um rombo no prédio de 110 andares. Menos de 20 minutos depois, outros cinco terroristas arremeteram um segundo avião na outra torre.

A cidade de Nova York foi tomada por poeira e emissoras de televisão do mundo inteiro noticiavam aquele que seria um dos maiores atos de terrorismo da história ocidental. As informações sobre os primeiros atentados ainda eram apuradas quando minutos depois mais dois aviões cairam. O terceiro colidiu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Washington. Já o quarto avião caiu em um campo aberto próximo à Pensilvânia. Não houve sobreviventes em nenhum dos quatro voos, ao todo 2.977 pessoas morreram incluindo os 19 sequestradores a bordo das aeronaves.

Leia Também:  MP decide que promotor pode dar surra na mulher por “razão de fé”

Segundo o historiador e pedagogo Robinson Alves a importância atribuída ao fato na época e a sua permanência na memória das pessoas se dá por vários motivos: “O atentado foi marcante por alguns fatores, entre eles podemos destacar a cobertura televisiva que mostrou ao vivo imagens impactantes como o ataque à segunda torre. Além disso, espanta a questão como a maior potência mundial ficou vulnerável ao ponto de ter aviões comerciais sequestrados”.

Para Alves, o atentado também modificou a relação das pessoas com os muçulmanos: “A partir dos ataques de 11 de setembro muitas pessoas passaram a enxergar a população muçulmana como um potencial perigo de ameaça terrorista. Desde então e até hoje, casos de xenofobia acentuaram. Precisamos ressignificar nossa relação com o oriente”.

Ressignificar a data

A pandemia da Covid-19 fez com que muitas noivas tivessem que adiar o casamento. Agora, com o avanço da vacinação e a flexibilização gradual no funcionamento dos estabelecimentos, as cerimônias estão sendo remarcadas. Esse foi o caso da nutricionista Dulciana Ribeiro (38), que terá a tão aguardada cerimônia neste sábado (11). O que a noiva não imaginava é que a escolha do dia geraria tanta polêmica. “Quando comecei a entregar os convites, sempre me perguntavam: sério que você vai se casar no mesmo dia do atentado das Torres Gêmeas?”, contou.

Segundo a nutricionista, a escolha do dia não foi proposital. “As datas dos sítios para este semestre estão muito disputadas, mas, por coincidência ou não, o dia 11 de setembro estava tranquilo”, detalhou Dulciana.

Leia Também:  Arqueólogo afirma ter descoberto o segredo por trás do misterioso “alinhamento perfeito” das Pirâmides do Egito

Após tantos momentos relembrados pelos convidados referentes ao dia do atentado, a noiva viu no casamento uma possibilidade de ressignificar a data: “Quero que a minha família possa ter, a partir de agora, o dia 11 de setembro como uma data de boas recordações e risadas”

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O ex-líder do governo Gladson O deputado Gerlen Diniz denunciar o descaso do governo com os produtores rurais de Sena Madureira; terceira maior cidade do estado. De acordo com o parlamentar governista, o Deracre está sendo negligente com os produtores rurais do município. Gerlen afirmou que, mesmo depois de o governador ir pessoalmente entregar as máquinas novas na cidade, anunciar a reabertura de ramais nada de lá até aqui foi feito.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Mundo

Ucrânia: Republicanos se dividem sobre ajuda a Kiev e podem ser parte de mudança no conflito, diz CNN

Diversos membros de alto escalão do partido já anunciaram sua intenção de “estudar cuidadosamente” os gastos dos EUA na Ucrânia

Publicados

em

Diversos membros de alto escalão do partido já anunciaram sua intenção de “estudar cuidadosamente” os gastos dos EUA na Ucrânia – Foto: Reuters / Tom Brenner

Sputnik – Membros do Partido Republicano, dos Estados Unidos, correm o risco de entrar em desacordo sobre a ajuda militar do país à Ucrânia, caso a sigla passe a ter maioria no Congresso após as eleições de meio de mandato, em novembro, informa a CNN, citando congressistas.

Como lembra o canal de TV estadunidense, diversos membros de alto escalão do partido já anunciaram sua intenção de “estudar cuidadosamente” os gastos dos EUA na Ucrânia na hipótese de uma vitória republicana nas eleições.Além disso, o líder da minoria republicana na Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy, já afirmou que, neste cenário, Washington continuará prestando assistência militar a Kiev, mas não haverá mais “cheque em branco”.

McCarthy também disse que cortar gastos em geral será a prioridade, se os republicanos conquistarem o controle da Câmara. A mídia aponta que ele tem chances de se tornar o presidente da Casa em janeiro, a depender das eleições.Ao mesmo tempo, a CNN recorda que, por outro lado, o líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, apoiou publicamente a preservação dos volumes de ajuda militar concedidos a Kiev até o momento.A publicação avalia que a divisão no partido pode se tornar “um ponto de discórdia” e “ser parte de uma mudança maior” no conflito ucraniano.

Leia Também:  No Rio de Janeiro, mulher presa por vender a filha por R$ 200 parcelou o valor em duas vezes

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirma que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão “brincando com fogo” ao fornecer armas à Ucrânia. Conforme anunciou o ministro russo da pasta, Sergei Lavrov, qualquer carga que contenha armas à Ucrânia se tornará alvo legítimo para Moscou.

Em outra ocasião, o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, ressaltou que a política de envio de armas à Ucrânia não contribui para o sucesso das negociações russo-ucranianas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA