RIO BRANCO

Mundo

“Prazer sexual entre homens é prática comum entre os talibãs”, diz especialista

Publicados

Mundo

Combatentes do Talibã exibem armas nas ruas de Cabul na quinta-feira (19), durante o “Dia da Independência do Afeganistão” AP

Escritor e analista internacional da CNN Brasil, Lourival Sant’Anna conhece bem o universo do Talibã. Ele foi o único jornalista brasileiro, e um dos únicos ocidentais, a entrar no Afeganistão e entrevistar líderes do grupo fundamentalista islâmico – que agora volta ao poder – logo após o atentado de 11 de Setembro, nos Estados Unidos, em 2001.

No Afeganistão, que visitou em três ocasiões, o jornalista desvendou aspectos pouco conhecidos da cultura dos talibãs. Descobriu, por exemplo, que o prazer sexual entre homens é algo disseminado entre os radicais islâmicos. Uma prática cercada de silêncio e contradições: “Como eles são casados, e têm filhos, na sua própria visão eles não são homossexuais”, diz Lourival.

Autor de quatro livros – entre eles, Viagem ao Mundo dos Taleban, sobre a arriscada cobertura no Afeganistão e Paquistão, em 2001 – Lourival é um atento observador do papel que as mulheres exercem no país, onde elas são “propriedades dos homens delas”.

Para ele, a aversão dos talibãs às mulheres tem raízes culturais profundas: “A mulher tem um papel de geração e criação dos filhos. Mas não existe afinidade entre marido e mulher. Afinidade é entre os homens.” (…)

Estupro e apoio do Paquistão: como surgiu o Talibã, segundo especialista
Quer entender como surgiu o Talibã?

Aureo Toledo, professor de Relações Internacionais e Estudos para Paz na Universidade Federal de Uberlândia, publicou um ‘fio’ no Twitter que explica o surgimento do grupo extremista.

As origens do Talibã. Leia, abaixo, o ‘fio’ publicado pelo especialista:

O Talibã é um grupo fundamentalista cuja origem remonta à guerra civil (1992-1996) que sucedeu à saída da então União Soviética do país.

Leia Também:  Conheça a maior cratera do mundo localizada perto da famosa Área 51

Após a retirada das tropas soviéticas, foi deixado um governo títere que tinha que enfrentar diversas milícias armadas. Em julho de 1994, o Talibã surge.

Após um líder guerrilheiro sequestrar e estuprar 3 garotas, Mohammed Omar, principal liderança religiosa do grupo, recrutou 30 jovens e com 16 rifles atacou a base da guerrilha, resgatou as jovens e enforcou os raptores.

O grupo, em boa parte estudantes oriundos de campos de refugiados na fronteira com o Paquistão, mostrava-se indignado com a situação do país, e almejava reconstruir a sociedade do país com base em preceitos muçulmanos.

Apoio do Paquistão

O governo paquistanês colocou recursos no grupo, na medida em que passou a compreende-lo como uma oportunidade para estabilizar o Afeganistão. Em setembro de 1996, o Talibã tomou a capital, Cabul.

O período do Talibã foi terrível. Violação de direitos humanos, intolerância religiosa e perseguição étnica eram coisas do cotidiano.

Em 1997 o Talibã estreita laços com a Al Qaeda, criando as condições para atos terroristas, entre eles os de 11 de setembro de 2001.

Atuação dos EUA

O Talibã caiu em 13 de novembro de 2001, quando tropas dos EUA tomaram Cabul, em retaliação ao apoio do país à Al Qaeda.

A partir daí, as lideranças do Talibã passaram a se refugiar no país, muitas próximas à fronteira com o Paquistão.

Para compreender as razões do avanço tão rápido agora do Talibã, chamo a atenção para alguns fatores.

Os acordos de Bonn excluíram politicamente o Talibã de qualquer negociação.

Obviamente que o grupo deve pagar pelos crimes que cometeu, mas tal opção foi problemática pois o grupo tem apoio considerável da etnia pashtun, a maior do Afeganistão.

Leia Também:  Saiba como está o menino Hope, 4 anos após foto viralizar; veja imagens

Acrescente-se a isso que a presença dos EUA na região não ajudava em nada a estabilização do país, pois os vizinhos do Afeganistão (Paquistão, China, Tajiquistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Irã) não são os melhores amigos dos estadunidenses.

Modelo político

Reconstruir custa muito dinheiro, e o Afeganistão é carente em recursos. O país é dependente crônico de ajuda externa. Para piorar o quadro, o mercado ilícito de drogas é grande no país, particularmente a produção de ópio, que financia muitas milícias.

O sistema eleitoral do país não contribuiu.

O Afeganistão é um dos pouquíssimos países do mundo a adota o “distritão”. Este sistema incentivou candidaturas personalistas e enfraqueceu muito os partidos políticos no país, dificultando a organização da sociedade civil. Por Deustche Welle.

E veja Também no 3 de Julho Notícias

Deputado estadual Edvaldo Magalhães trouxe a tona e fez questão de escancarar na tribuna da ALEAC mais uma imoralidade do governo de Gladson Cameli, que desde o início de sua gestão resolveu priorizar empresas de fora e sufocar as pequenas empresas da Construção Civil do Acre. Em posse de documentos, o parlamentar enfatizou que o Governador Gladson quer fazer um registro de preço no valor de R$ 120.000.000,00 (cento e vinte milhões de reais) para obras, sendo que o mais adequado visando fortalecer a economia local, seria fazer licitação para cada obra.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Mundo

Veja o Vídeo: travestis rasgam orelha e quebram 3 dentes de policial federal

Publicados

em

Metrópoles – Um policial federal foi espancado por pelo menos três travestis na madrugada deste sábado (23/10), na Avenida Colombo, no município de Maringá (PR). As imagens mostram o momento em que elas reclamam de falta de pagamento por um programa.

A gravação flagrou diversos golpes desferidos contra o agente. A confusão ocorreu em frente ao prédio da Secretaria de Mobilidade (Semob) do município. O federal, de camiseta cinza, tenta fugir, mas em certo momento, uma delas grita: “Não deixa ele entrar no carro”. Uma outra afirma que o policial a ameaçou com uma arma.

Outra tomada mostra o homem caído no chão, com agentes da Semob no local após intervenção para conter o linchamento. Ainda assim, uma travesti levanta a cabeça do policial caído e acerta outro golpe. “Se mostra agora, mostra o seu rosto”, grita.

Segundo o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil do Paraná (PCPR), o agente teve três dentes quebrados e uma orelha rasgada, além de várias lesões pelo corpo.

Leia Também:  Veja o Vídeo: Mãe mata o próprio filho em Itapetinga com facada no coração

Questionado na delegacia sobre como teria começado a confusão, ele afirmou não lembrar de nada. O homem apresentou carteira funcional da corporação, confirmando ser servidor. Apesar disso, no documento consta ser “agente federal sem posse de arma”. Foi questionado a PF o porquê de estar suspensa a posse de arma do funcionário público, mas não obteve resposta até a última atualização deste texto.

O homem foi levado à 9ª Subdivisão Policial de Maringá, já que estava com uma arma de fogo, da Tauros, modelo G2C, calibre 9mm. A arma de fogo foi apreendida. Nenhuma das travestis foi detida.

Veja o Vídeo:

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti solicita do secretário de Ação Social providências sobre as crianças Haitianos que fica na ponte todo os dias pedindo dinheiro, e que o Poder Público proporcione dignidade para essas crianças. Neiva solicita também que seja encaminhado um oficio para a gerente do hospital para saber se chegou algum saco funerário doado pela prefeitura, comprado com o dinheiro do covid, e que solicita que seja agendado novamente a reunião com a secretaria de segurança pública do estado, para se tratar sobre o IML, pois a mais de 20 anos o problema se arrasta e até o momento nada foi resolvido.

Leia Também:  Cozido de cachorro servido em sopa Fomenta Mercado Ilegal

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA