RIO BRANCO

Mundo

Mudanças climáticas estão alterando o eixo de rotação da Terra, diz estudo

Publicados

Mundo

Um novo estudo aponta que as mudanças climáticas podem estar alterando o eixo de rotação da Terra. De acordo com os cientistas, o derretimento das geladeiras ao redor do mundo teve um papel fundamental para que o fenômeno se acentuasse nos últimos 30 anos. A pesquisa foi publicada na revista Geophysical Research Letters.

Derretimento das geleiras

Os polos norte e sul da Terra não são pontos estáticos e imutáveis. O eixo sobre o qual o nosso planeta gira está sempre se movendo devido a processos que os cientistas ainda não entendem completamente. Mas sabe-se que a forma como a água é distribuída na superfície terrestre é um fator que impulsiona esse fenômeno, conhecido como deriva polar.

Segundo os cientistas, o derretimento das geleiras é crucial nesse processo. Isso porque há uma redistribuição do peso do globo quando grandes quantidades de gelo derretem, o que contribui para o deslocamento do eixo terrestre. O fenômeno é normal, mas o estudo aponta que ele teria se intensificado a partir de 1990, devido à ação humana.

Leia Também:  A verdade do pastor que lambe rabo de crentes para terem marido

Os cientistas defendem que mudanças climáticas provocadas pelos humanos contribuíram para que as geleiras derretessem com maior intensidade nas últimas três décadas. De acordo com o estudo, entre 1995 e 2020, a velocidade média da deriva dos polos para o leste foi cerca de 17 vezes mais rápida do que entre 1981 e 1995.

“O declínio acelerado [na água armazenada na terra] resultante do derretimento do gelo glacial é a principal causa da rápida deriva polar após a década de 1990”, concluiu a equipe, liderada por Shanshan Deng, do Instituto de Ciências Geográficas e Pesquisa de Recursos Naturais da Academia Chinesa de Ciências. Com informações de The Guardian, CNN e BBC / Imagens: Shutterstock.com.

E veja no Plantão 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Momento do sepultamento do Dr. Andrade Santana de 32 anos, na Bahia, onde familiares e amigos se fazem presente para prestar a última homenagem ao profissional, colegas da mesma unidade de saúde onde Dr. Andrade trabalhava, estenderam uma faixa de luto pelo falecimento do médico acreano.

Leia Também:  Mortes por coronavírus passam de 150 mil em todo o mundo

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Mundo

Veja o vídeo: “Peixes-pênis” invadem praia da Califórnia após tempestade

Publicados

em

Metrópoles – Os moradores de Marin County, Califórnia, Estados Unidos, levaram um susto ao verem milhares de “peixes-pênis” na praia de Drake Beach. Após uma forte tempestade, essa espécie de verme marinho invertebrado invadiu as areias do local.

Segundo o site BayNature.org, esses vermes, que tem como nome científico Urechis caupo, vivem em locais de lama e arenosos no fundo do mar. Eles ganharam esse nome por se parecerem com pênis. Com a força da tempestade, eles foram retirados do fundo do mar e levados para o litoral.

Os “peixes-pênis” se alimentam de bactérias e plânctons e não representam risco aos seres humanos. Quando são arrastadas para a praia, acabam virando comida para lontras, tubarões e gaivotas. Segundo a página, humanos também podem comer esses vermes. O mesmo fenômeno já ocorreu em anos anteriores nos Estados Unidos.

Veja o Vídeo:

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: A câmara de Brasiléia aprovou por 8 votos o Anteprojeto de Lei, de autoria da Vereadora Neiva Badotti, que dispõe acerca de procedimentos e limites de pagamentos das Requisições de Pequeno Valor (RPV) devidas pelo município de Brasiléia-Acre. Atualmente, portanto, qualquer débito judicial transitado em julgado em desfavor da Fazenda Pública no município de Brasiléia superior a R$ 6.600,00 (seis mil e seiscentos reais), estará sujeito ao regime de expedição de precatórios, ou seja, respeitando-se a ordem cronológica de suas apresentações.

Leia Também:  Homem faz colonoscopia e descobre joaninha vivendo em seu intestino

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA