RIO BRANCO

Geral

Tempo deve permanecer instável no feriado de Carnaval do Acre

Porto Velho (13/02/2015) – Os dias do feriado prolongado do Carnaval 2015 devem ser de tempo instável no Acre.

Publicados

Geral

Porto Velho – Os dias do feriado prolongado do Carnaval 2015 devem ser de tempo instável no Acre.

Por Rosalia Silva 3 De Julho Noticias

videoconferência-cheia do Madeira

Segundo as previsões da meteorologia do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), Centro Regional de Porto Velho, neste fim de semana a instabilidade se espalha em grande parte do Estado. A previsão é de céu nublado a encoberto em todo o Acre no sábado, com pouco sol e muito mormaço.

Há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia em todo o oeste acriano. Já na capital e nas demais áreas do Estado ocorrem pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. No domingo a instabilidade continua no oeste acriano, mantendo o céu nublado a encoberto, com pouco sol e com pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde. Na capital e nas demais áreas o sol aparece, mas sempre entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.

Para segunda-feira, 16, a previsão é de pouco sol e muitas nuvens carregadas em toda a região. A instabilidade volta a aumentar neste começo de semana devido à organização de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) sobre grande parte do País. Assim, áreas de instabilidade associadas a este sistema se organizam com facilidade e podem provocar pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia em todas as regiões do Estado na segunda-feira.

Leia Também:  Veja o Vídeo dos assassinos do comerciante em Rio Branco

Também é possível que ocorram grandes volumes de chuva em todas as regiões acrianas, inclusive na Capital. Na terça e na quarta-feira, a ZCOU continuará atuando sobre o Estado e, por conta disso, a previsão não muda. Tanto na terça quanto na quarta, o tempo continuará instável no período de Carnaval, com céu nublado a encoberto e pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia em todo o Estado.

Previsão Trimestral – De acordo com reunião entre meteorologistas do Sipam nos Centros Regionais de Belém, Manaus e Porto Velho, nos próximos meses as chuvas deverão superar os padrões climatológicos no início deste trimestre no estado do Acre, no oeste Rondônia e do Amazonas.

As chuvas deverão ficar abaixo dos padrões climatológicos em Roraima, norte e nordeste do Amazonas, no Amapá, em grande parte das regiões norte e nordeste paraense, norte do Maranhão e leste e nordeste do Mato Grosso no mês de fevereiro. Já nas demais áreas da Região Norte, as chuvas ocorrerão dentro da normalidade. Isso ocorre em função das águas superficiais na região do oceano Pacífico Equatorial manter o padrão de aquecimento nas regiões de Niño, alterando a circulação atmosférica e modulando o clima na Amazônia com os seguintes impactos para o trimestre de fevereiro, março e abril de 2015.

Leia Também:  Ladrão pego dormindo em sofá é preso com carro roubada no Juruá

Em relação à temperatura, deve ficar ligeiramente acima do padrão climatológico no norte do Maranhão, nordeste e leste do Mato Grosso, Roraima e norte do Amazonas, no mês de fevereiro, tendendo a climatologia nos demais meses. Nas demais áreas da região as temperaturas deverão seguir o padrão climatológico.

videoconferência-cheia do Madeira (1)

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Defensoria Pública do Acre ajuíza Ação Civil Pública e consegue liminar que proíbe ENERGISA de realizar corte abusivo

Publicados

em

Documentos comprovaram que a concessionária realizava cortes sem respeitar os prazos legais e condicionava a religação ao pagamento integral da recuperação de consumo, sem prévia comunicação ao consumidor, o que constitui prática abusiva.

A Ação Civil Pública é de autoria dos defensores Rodrigo Almeida Chaves e Célia da Cruz Barros Cabral Ferreira. Eles pediram a antecipação da tutela para que a Energisa se abstenha de efetuar cobrança de débitos sob pena de corte no fornecimento de energia elétrica quanto à período superior a 90 dias e deixem de condicionar a religação ao pagamento integral do débito atribuído pela concessionária.

A antecipação da tutela foi concedida, em caráter liminar, e caso a concessionária insista na prática abusiva será multada em R$ 5.000,00.

Na ação, os defensores destacaram que o estabelecido no Recurso Especial nº 1412443/RS vinha sendo contrariado. O julgado prevê que, nos casos de recuperação de consumo efetivo, o corte administrativo do fornecimento de energia somente é possível mediante aviso prévio ao consumidor.

Nestes casos, a cobrança do débito sob pena de corte só pode ser realizada quanto aos últimos 90 dias, sem prejuízo do direito de a concessionária utilizar os meios judiciais para a cobrança do restante da dívida, assegurado o contraditório e a ampla defesa.

Leia Também:  Briga entre irmãos quase acaba em tragédia em Rio Branco

Entretanto, o que se verificou em várias ações individuais, nos documentos requisitados por meio de ofício a concessionária, e ainda, em outros encaminhados pelo Procon, foi que a concessionária realizava de forma reiterada a cobrança de recuperação de consumo quanto a período superior a 90 dias chegando a realizar cobranças relativas a 36 meses, sob ameaça de suspensão do serviço e sem comunicar previamente ao consumidor a atribuição de recuperação de consumo à unidade consumidora.

O Judiciário reconheceu o interesse coletivo do caso, demonstrado no processo pela comprovação da existência de inúmeras ações individuais tratando de situações similares. Destacou ainda a situação social vivida com a pandemia, razões suficientes para deferir a tutela antecipada, na forma pedida pela Defensoria, sob pena de multa de R$5.000,00 (cinco mil reais).

O Defensor Público Rodrigo Almeida Chaves ressaltou a importância da antecipação da tutela. “Com essa decisão evita-se que os consumidores sejam penalizados e coagidos ao pagamento a fim de manter um serviço essencial” – finalizou.

A Defensora Pública Célia Barros destacou que “a atuação da Defensoria, através dos instrumentos legais que possui, em especial, a Ação Civil Pública, com possibilidade de requisitar documentos, presta um serviço primordial ao cidadão/consumidor, necessitado, que sem isso ficaria indefeso, à mercê de grandes empresas e instituições, públicas ou privadas”.

Leia Também:  Após decreto, PRF suspende operações e rondas nas rodovias do Acre

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti solicita do secretário de Ação Social providências sobre as crianças Haitianos que fica na ponte todo os dias pedindo dinheiro, e que o Poder Público proporcione dignidade para essas crianças. Neiva solicita também que seja encaminhado um oficio para a gerente do hospital para saber se chegou algum saco funerário doado pela prefeitura, comprado com o dinheiro do covid, e que solicita que seja agendado novamente a reunião com a secretaria de segurança pública do estado, para se tratar sobre o IML, pois a mais de 20 anos o problema se arrasta e até o momento nada foi resolvido.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA