RIO BRANCO

Geral

Suspeito mais procurado da Bolívia é preso no município da Grande em SP

Eliot Leon Fernandez, suspeito mais procurado das autoridades bolivianas, foi preso por uma equipe da Polícia Militar em Santo André, município da Grande São Paulo, numa trama digna de roteiro de cinema.

Publicados

Geral

Eliot Leon Fernandez, suspeito mais procurado das autoridades bolivianas, foi preso por uma equipe da Polícia Militar em Santo André, município da Grande São Paulo, numa trama digna de roteiro de cinema.

Eliot e seu irmão Israel, preso na Bolívia, são suspeitos de cometer o duplo homicídio do casal de jovens Carla e Jesus durante a madrugada de Ano Novo na cidade de La Paz, capital da Bolívia.

O crime abalou o país e chegou a mobilizar centenas de policiais à procura de Eliot e provocou o pronunciamento do presidente da Bolívia, Evo Morales, que pediu todo o rigor da lei para os suspeitos.

A prisão

O sargento Marcelo Rego da Força Tática, da PM de Santo André, confirmou que uma denúncia anônima levou sua equipe até uma residência no bairro Recreio Borda do Campo, na cidade da Grande São Paulo.

Lá, foram recebidos por uma família de amigos que abrigava o Eliot, que disse desconhecer os crimes dos quais o rapaz é suspeito.

Mais tarde, a reportagem descobriu que foi a dona da casa que ligou para polícia a pedido do próprio Eliot, que queria se entregar às autoridades brasileiras depois de ver suas fotos espalhadas nas redes sociais.

Eliot confessou aos policiais sua participação no crime e foi conduzido ao 2º DP de Santo André, onde o delegado informou que nada constava contra o suspeito no sistema da Polícia Civil. Em seguida, orientou os policiais militares a levá-lo até a PF (Polícia Federal).

Leia Também:  Incrível: Conheça a espécie de caranguejo com 4 metros

Na PF, os militares receberam a mesma informação, de não existir mandado contra o suspeito, e foram orientados pelo delegado de plantão a levar Eliot até o Consulado Geral da Bolívia, na Vila Mariana.

Por força de lei, Eliot não poderia ser deportado já que não existe nenhum mandado contra ele no Brasil, mas, com o iminente risco de morte caso venha ser liberado no consulado, Eliot manifestou sua vontade de se entregar voluntariamente para ser repatriado.

Procurado foi assaltado

Eliot declarou para sua advogada, Patrícia Vega, que decidiu abandonar a mulher e filha no terminal de ônibus da Barra Funda para que ficassem em casa de familiares e “evitar que ela se complicasse caso alguém descobrir o crime”. Disse que ela nada sabia sobre as mortes.

Também declarou ter sido assaltado após deixar a rodoviária, quando levaram sua identidade e documentos. Foi quando solicitou ajuda de pessoas que o levaram a Santo André, onde o hospedaram na residência onde teria sido encontrado pela polícia.

Por último, disse que ficou surpreso ao assistir a um vídeo em que sua irmã o acusa de ter sido o autor das mortes e do estupro e que chorou muito ao ver a foto da sua mulher e filha nas redes sociais.

Leia Também:  Urgente: Situação de Brasileia piora por conta dos igarapés e chega á 14, 85 mts

Próximas horas

Eliot deverá ser levado por autoridades bolivianas até o aeroporto de Guarulhos onde embarcará nesta tarde com destino a La Paz, capital da Bolívia, onde será preso.

Com exclusividade, a reportagem teve acesso as declarações feitas por Eliot no Consulado da Bolívia.

“Eu, Eliot Ismael Leon Fernandez, com C.I nº 9980630 declaro que me entrego no Brasil na cidade de São Paulo voluntariamente no consulado boliviano porque me acusam de assassinato e a polícia me procurava como principal suspeito e porque a minha esposa Pricila e a minha filha xx tem sido detidas e minha esposa esta gravida de sete meses, minha família esta sendo ameaçada de morte e é por isso que me entrego voluntariamente no consulado no Brasil.

Só esclareço que ninguém me obriga a voltar a Bolívia, que volto pela minha vontade para esclarecer do qual se me acusa em Bolívia e inclusive estou acompanhado da advogada Patrícia Vega.

São Paulo, 26 de janeiro de 2018

Assina Eliot Ismael Leon Fernandez"

Evo Morales fala da prisão

O presidente boliviano voltou a se pronunciar por meio da sua conta pessoal no Twitter, parabenizando policiais bolivianos, pela captura do fugitivo, apesar de eles não terem participado da ação.

noticias.r7.com

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Com aumento de casos de Covid-19, visitas em presídios de Rio Branco são suspensas por 10 dias

Publicados

em

Unidades prisionais de Rio Branco estão com as visitas suspensas por 10 dias — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica

Com o Acre enfrentando uma terceira onda de casos de Covid-19, o Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen-AC) suspendeu as visitas nos presídios de Rio Branco por dez dias ou até que até que haja uma queda no número de infectados.

O número de pessoas com Covid-19 aumentou expressivamente no estado no início deste ano. Na quinta (19), o Acre registrou 1.172 novos casos, o maior número em 24 horas desde o início da pandemia. Além da Covid, as unidades de saúde estão lotadas também de pessoas com sintomas de gripe e outras síndromes gripais.

A prefeitura da capital montou um drive-thru de testagem rápida para Covid que tem longas filas no primeiro, nesta quinta. A busca por testes em farmácias também aumentou.

Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido à terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre, o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.

Leia Também:  Homem é suspeito de agredir companheira e atear fogo em carro durante briga em Rio Branco

Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

Decreto

Diante desse cenário, o Iapen-AC decidiu manter apenas algumas atividades internas nas unidades prisionais de Rio Branco, como: escoltas e saídas externas já agendadas, requisições do Poder Judiciário, requisições das funções essenciais à Justiça e também requisições emergenciais.

O decreto com a suspensão foi publicado nesta quinta (20) no Diário Oficial do Acre (DOE).

“Ficam mantidos ainda os atendimentos de advogados junto aos seus clientes presos, e desde que autorizados pelos diretores das unidades prisionais, a entrega de materiais destinados às pessoas privadas de liberdade, resumindo-se estritamente e nos casos excepcionais aos materiais de higiene pessoal e comum”, diz o artigo 3º do decreto.

Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, as visitas estão suspensas desde o dia 30 de dezembro do ano passado.

Leia Também:  Jovem morre ao invadir pista contrária e bater em ônibus

Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), ao menos 121 presos foram atendidos com sintomas gripais, quando anunciou a suspensão. Cruzeiro do Sul, assim como Rio Branco, sofre com surto de gripe. Por G1 Ac.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Em meio a maior crise do sistema de transporte coletivo dos últimos tempos, a população de Rio Branco vive um dilema e acorda todo dia sem saber se terá ônibus passando em sua região. O prefeito Tião Bocalom tentou amenizar o problema repassando R$ 2 milhões e quatrocentos mil para as empresas quitar os débitos com empregados, acordo não cumprido e que foi um dos motivos para a intervenção no setor.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA