RIO BRANCO

Famosos

Por que a incerteza sobre a mudança climática deve nos preocupar.

A incerteza sobre a mudança deve nos preocupar mais, e não menos

Publicados

Famosos

A incerteza sobre a mudança deve nos preocupar mais, e não menos

Fonte: hypescience.com

mudança climática deve nos preocupar

O tema da mudança climática (por vezes chamado imprecisamente de aquecimento global) é muito controverso, o que não tem ajudado seu caso.

Embora os cientistas tenham bastante certeza de que o fenômeno é real e de que nós o estamos causando, muitas outras incertezas têm impedido soluções definitivas.

Aliás, toda essa incerteza sobre as verdadeiras consequências dessa tragédia climática fazem o público – os cidadãos de todo o mundo – negligenciarem o fato de que haverá consequências. Assim, qualquer tomada de ação é adiada e vista com desconfiança.

Um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), no entanto, afirma que a incerteza científica deve nos deixar mais, e não menos preocupados com as mudanças climáticas. Isso porque que o aumento da incerteza exige ainda maior ação para mitigar as consequências do fenômeno.

Os cientistas usaram uma abordagem ordinal – uma série de métodos matemáticos – para resolver a questão: “Quais seriam as consequências se a incerteza é ainda maior do que nós pensamos que é?”.

Leia Também:  Detento pode ter ficado cego e tetraplégico após tortura por agentes penitenciários

Eles mostraram que, conforme a incerteza sobre o aumento esperado de temperatura sobe, os danos econômicos a partir dessa mudança sobem também. Maior incerteza também aumenta a probabilidade de exceder os limites de temperatura “seguros” e não atingir as metas para controlá-los (por exemplo, quanto maior a incerteza na elevação do nível do mar, maior ação cautelar para gerir o risco de inundação é necessária).

“Nós entendemos as implicações da incerteza e, no caso do sistema climático, é muito claro que maior incerteza torna as coisas ainda pior. Isto significa que nunca podemos dizer que há muita incerteza para agir”, explica Stephan Lewandowsky, da Universidade de Bristol.

“Alguns apontam para a incerteza como uma forma de minimizar o problema da mudança climática, quando na verdade isso significa que o problema é mais provável de ser pior do que o esperado na ausência dessa incerteza. Este resultado é robusto a um conjunto de pressupostos e mostra que a incerteza não é desculpa para a inação”, complementa outro coautor da pesquisa, Dr. James Risbey do CSIRO Centro de Investigação Marinha e Atmosférica (Austrália).

Leia Também:  Agora é lei: mãe pode registrar filho no cartório sem presença do pai

Em resumo, a mensagem é: se quisermos usar o apelo à incerteza na decisão política, a conclusão é que devemos aumentar nossas ações e nossa preocupação, e não o contrário. [Science20]

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Famosos

Viúva de Paulinho, do Roupa Nova, pretende engravidar do cantor: “Vou eternizar meu marido”

Publicados

em

Paulinho, do Roupa Nova, com a companheira, Elaine Bastos (Foto: Arquivo pessoal)

Por Quem – Elaine Soares Bastos, de 39 anos, viúva de Paulinho, do Roupa Nova, que morreu aos 68 anos, em dezembro de 2020, após complicações da Covid-19, afirmou em conversa com Quem que fará fertilização in vitro para gerar um filho do artista.

Elaine esclareceu que eles coletaram e congelaram os espermatozoides de Paulinho e seus óvulos em uma clínica no Rio entre 2012 e 2013, quando tentavam ter filhos, mas ela acabou desistindo do processo na ocasião. O material permanece guardado e, segundo Elaine, existe um documento assinado por Paulinho dando autorização a ela para retirar os espermas.

“Vou fazer o procedimento e terei condições de ter meus filhos. Nós fizemos [ela e Paulinho] essa coleta em 2012/2013. Não conseguíamos engravidar na época e, depois, ele começou a ter uma rotina de shows intensa. Já até mandei a declaração que o Paulinho me deu para o Dr. Luiz Fernando Dale [ginecologista especializado em reprodução humana]”, conta ela, que trava uma disputa judicial com os filhos do cantor, Twigg de Souza Santos e Pedro Paulo Castor dos Santos, para ter reconhecida a união estável com Paulinho e ser incluída na divisão da herança.

Leia Também:  Agora é lei: mãe pode registrar filho no cartório sem presença do pai

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O ex-deputado federal, Sibá Machado, gravou um vídeo polêmico onde fez um desabafo contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, o Juiz Sérgio Moro e o governador do Acre, Gladson Cameli. Sibá não perdeu a oportunidade de alfinetar o gestor em se tratando do escândalo de corrupção no qual para a Polícia Federal, Cameli é tido como o chefe de uma organização Criminosa que desviou quase R$ 1 bilhão de reais dos cofres públicos do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA