RIO BRANCO

Geral

No terceiro ano de faculdade, jovem de Brasiléia é aprovada no exame da OAB

Maviane Andrade, 21, nascida em Brasileia, fez a prova apenas como um teste e acabou sendo aprovada com 8,85 de 10 pontos possíveis. A aprovada é aluna da FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL – FAAO

Publicados

Geral

Maviane Andrade, 21, nascida em Brasileia, fez a prova apenas como um teste e acabou sendo aprovada com 8,85 de 10 pontos possíveis. A aprovada é aluna da FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL – FAAO 

maviane

OAB-MAVI-300x197A estudante que nasceu e sempre morou no município de Brasileia, tendo feito o Ensino Médio no Colégio Estadual Kairala José Kairala, foi morar em Rio Branco para realizar o sonho de infância que era fazer o curso de Direito, sempre dedicada aos estudos a jovem resolveu prestar o XV Exame da OAB como forma de testar os conhecimentos até então adquiridos e mesmo estando no terceiro ano (5º e 6º período) de Direito – faltando ainda dois anos para se formar – conseguiu a aprovação.

A universitária conta que sempre foi uma aluna muito dedicada, mas vir para Rio Branco morar sozinha e ter a responsabilidade de conseguir êxito na vida acadêmica e profissional pesou para que se dedicasse ainda mais

“A leitura sempre fez parte da minha vida, as matérias como Português eu era apaixonada e mesmo com a oportunidade que tive de fazer o curso de medicina sem ter que sair de casa, decidi ir em busca dos meus reais sonhos: fazer o curso de Direito e me tornar Magistrada, falei para os meus pais a vontade que tinha de fazer o curso e eles me mandaram para Rio Branco. O primeiro ano da faculdade foi bem difícil, por ser ano de adaptação, eu estava aqui sozinha, sem conhecer ninguém, muitas vezes sofrendo preconceito por eu ser do interior, então por todas essas dificuldades eu resolvi mergulhar nos estudos, eu sabia que não seria fácil, a OAB é apenas o primeiro passo, pretendo fazer o exame novamente, mas essa aprovação me dá tranquilidade me mostrando que estou no caminho certo”

Leia Também:  Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo

O Exame da OAB sempre foi considerado por muitos o bicho papão dos bacharéis. Mais de 8 em cada 10 que prestaram o Exame foram reprovados nos últimos quatro anos. A estatística (82,5%) consta na segunda edição do relatório “Exame de Ordem em Números” feito pela FGV Projetos, que organiza a prova. Nesse meio tempo, dos mais de 1,3 milhão de inscritos, apenas 234 mil (17,5%) receberam a tão sonhada carteira de advogado, que permite ao bacharel em Direito exercer a profissão. Desde 2010, a OAB federal organiza as provas unificadas, que antes ficavam a cargo de cada seccional da organização.

A primeira fase da prova é comporta por 80 questões objetivas; para pular de etapa, é preciso acertar pelo menos 40 delas. Já na segunda fase, o estudante deve realizar uma prova discursiva em uma das seis disciplinas indicadas no ato da inscrição.

Perguntada qual o segredo para estudar e conseguir resultados positivos a universitária é enfática: “Desde que cheguei em Rio Branco tinha vontade de trabalhar ou estagiar para aprender e ajudar meus pais nos altos custos que tinham comigo, iniciei fazendo estágio voluntário na Defensoria Pública do Estado do Acre, onde fiquei por 12 meses sem remuneração, depois passei no concurso de estágio e fiquei mais 12 meses já com remuneração, lá aprendi muito. Sempre seguia as dicas dos professores, os livros indicados eu realmente lia, o resultado positivo é fruto de muitas horas de estudo, tive que abdicar de muitos finais de semana em que não podia ir visitar meus pais em Brasileia, abdiquei também de festas com amigos, mas acho que vale a pena, porque esse esforço é temporário. E não pensem que, só quem pode conquistar vitórias como essas são alunos de Universidades Federais, posso afirmar com muito orgulho que a faculdade a qual estudo influenciou substancialmente para esta conquista” finaliza.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Terremoto de magnitude 7,5 na Amazônia peruana é sentido em cidades do Acre

Publicados

em

Moradores relatam que o tremor foi de forte intensidade e durou alguns minutos. Epicentro foi no Peru – Foto: Reprodução / Reuters

Moradores de pelo menos três cidades do Acre sentiram o tremor de terra causado pelo terremoto na Amazônia peruana, na manhã deste domingo (28). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi de 7,5 de magnitude.

O epicentro do tremor foi identificado a cerca de 98 quilômetros do município de Santa Maria De Nieva, na província de Condorcanqui, e a uma profundidade de 131 quilômetros.

No Acre, moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Santa Rosa do Purus relataram que sentiram o tremor que começou às 6h. O morador de Cruzeiro do Sul, João Dias, gravou um vídeo em que mostra os móveis da casa balançando.

“Olha como balança dentro de casa, ventilador balançando. É um forte tremor de terra. A estante balançando muito, olha só”, diz ao gravar as imagens.

Em Santa Rosa do Purus, município isolado do Acre, Sandra Brito conta que estava deitada quando sentiu o tremor.

“Às 6h, eu estava no quarto e percebi que estava tremendo, fiquei observando e vi que era tremor de terra. Parou, saí do quarto e vi que na cozinha também estava tremendo as panelas, já uma segunda vez”.

A professora Camila Melo está internada no Hospital de Mâncio de Lima, também no interior do estado, e contou que acordou ao sentir a cama do hospital balançar.

Leia Também:  Buscas por jovem que fugiu de centro socioeducativo após ferir agente são suspensas

“Me acordei , senti balançando e pensei que era o filho da senhora que está no mesmo quarto que eu. Aí, olhei pra ele e perguntei se estava sentindo e falou que estava balançando e falou que estava. E quando vi o soro balançando caiu a ficha. Foi coisa rápida. Depois a gente só ouviu os comentários”, relembrou.

“Terremotos como este evento, com profundidades focais entre 70 e 300 km, são comumente chamados de terremotos de “profundidade intermediária”. Terremotos de profundidade intermediária representam deformação dentro de lajes subduzidas, em vez de na interface da placa rasa entre as placas tectônicas subduzidas e superiores. Eles normalmente causam menos danos na superfície do solo acima de seus focos do que é o caso com terremotos de foco raso de magnitude semelhante, mas grandes terremotos de profundidade intermediária podem ser sentidos a uma grande distância de seus epicentros”, destaca o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

No Peru

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram pedaços das fachadas de edifícios e parte de casas destruídas após o forte tremor que foi sentido também na cidade equatoriana de Loja.

Em outubro, um tremor de menor magnitude mas mais próximo à superfície, também no norte peruano, chegou a ser sentido em alguns estados do Brasil.

Leia Também:  Carnaval de Sena Madureira deste ano terá 21 camarotes na Avenida

Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região global de alta atividade sísmica gerada pelo encontro de placas tectônicas, o Peru está habituado a tremores.

A Marinha do Peru disse em um comunicado que não foi identificado risco de tsunami na costa do país por conta do forte abalo.

Tremor de terra foi registrado na Amazônia Peruana  — Foto: Reprodução/USGS

Tremor de terra foi registrado na Amazônia Peruana – Foto: Reprodução/USGS

Por Tácita Muniz, G1 Acre

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA