RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Geral

MPF recomenda que Estado implemente Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Acre

Publicados

Geral

Estado tem 30 dias para se manifestar, informando se acata a recomendação e relatando as ações tomadas para seu cumprimento – Arte: Comunicação/MPF

(MPF) – O Ministério Público Federal emitiu uma recomendação ao Governo do Estado do Acre para ampliar as atribuições do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Coetrap), e incorporar também as funções do ainda não instalado Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Acre (Coetrae). Essa medida visa otimizar recursos e esforços, uma vez que os temas são relacionados, compartilham diversos pontos em comum, políticas públicas semelhantes e exigem a participação de membros com perfis similares, seguindo o modelo já adotado em outros estados.

Além disso, o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, recomendou que o governador inclua representantes dos órgãos de controle ambiental no comitê, considerando que as atividades de desmatamento são frequentemente associadas a indícios de trabalho escravo. O Governo do Estado tem 30 dias para responder à recomendação e deverá informar se irá acatá-la e quais medidas serão tomadas para seu cumprimento, ou, caso contrário, justificar sua recusa.

Leia Também:  Mergulhadores localizam as ultima vitimas do naufrágio do Rio Purus

Trabalho análogo à escravidão e tráfico de pessoas no Acre – Em 2023, operações conjuntas da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho resgataram 15 pessoas em condições análogas à escravidão, incluindo três crianças e adolescentes. As vítimas enfrentavam situações precárias, sem equipamentos de proteção, água potável, alimentação adequada ou formalização do vínculo empregatício.

Esse ano, o Acre apareceu na “lista suja” do Governo Federal com dois empregadores que submeteram pessoas a condições análogas à escravidão. Os dados são atualizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foram divulgados em abril de 2024.

O Comitê Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo – Apesar de criado em 2017, o Coetrae nunca entrou em funcionamento devido à omissão do Governo estadual.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Estudantes de Medicina promovem campanha solidária para arrecadação de alimentos e brinquedos

Publicados

em

O Natal é um período de reflexão, fraternidade e solidariedade. Para muitos, é uma época de confraternização e celebração ao lado de familiares e amigos, mas para outras pessoas, especialmente as em situação de vulnerabilidade social, o Natal pode ser um momento de sofrimento e tristeza.

Pensando nisso, os estudantes de medicina das faculdades na Bolívia vem realizando a campanha “Natal Para Todos”. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos e brinquedos para famílias e crianças que estão em vulnerabilidade social principalmente no País Vizinho.

O ponto de coleta para quem quiser realizar doação se localiza na Rua Geni Assis, próximo à praça Hugo Poli, no The Pub em Brasileia. Vale destacar que o local abre diariamente a partir das 18:30.

Às pessoas que quiseram doar através do PIX também é possível, só é enviar qualquer valor para a chave PIX: 04540911252 do estudante Willian da Silva Maia, todo dinheiro arrecadado será revertido na compra de cestas básicas e brinquedos.

O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. João 15:12

Leia Também:  Usuário espera 4 horas para conseguir dar entrada em uma 2º via da RG na OCA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA