RIO BRANCO

Geral

Mais de 600 alunos protestam após juiz liberar jovem que atropelou 17 pessoas

A manifestação aconteceu na frente do MP. Promotor apresentou um recurso contra a decisão do juiz.

Publicados

Geral

A manifestação aconteceu na frente do MP. Promotor apresentou um recurso contra a decisão do juiz.

manifestação-alunos-2

Mais de 600 estudantes da Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, Escola Professor Flodoardo Cabral e Marcelino Champanhat realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (20) em Cruzeiro do Sul (AC). O protesto se deu em razão da liberdade concedida, pelo juiz Wagner Alcântara da 2ª Vara Cível, ao jovem Renan Eduardo Brito, suspeito de atropelar embriagado 17 pessoas e fugir sem prestar socorro às vítimas.

Sete das vítimas atropeladas pelo jovem Renan Eduardo na última terça-feira (17) são estudantes da escola Dom Henrique Ruth. Exibindo cartazes e pedidos de justiça, os jovens percorreram várias ruas até se concentrar em frente ao Ministério Público.  Eles estão inconformados com a decisão judicial que considerou a prisão ilegal liberando o motorista da cadeia.

“A gente está insatisfeito com a atitude do juiz que teve essa atitude de soltar a pessoa que atropelou várias pessoas que vinham da escola. Queremos justiça, queremos que a lei seja cumprida”, falou o aluno Valace Silva.

Leia Também:  Bolivianos trabalham no Brasil sem nenhuma fiscalização

manifestação-alunos

Nem a chuva impediu a manifestação que durou cerca de duas horas. O movimento foi organizado pelos movimentos estudantis, mas teve o apoio da direção e professores da escola, como afirma a diretora Cristina Enes.

“Nós estamos junto com nossos estudantes, pois é uma família a Escola Dom Henrique Ruth”, disse.

Uma comissão com estudantes, professores e líderes do movimento foi recebida pelo promotor de justiça Washington Moreira, não foi permitida a entrada da imprensa. O promotor apresentou um recurso contra a decisão do juiz. O Ministério Público pede a retratação da decisão judicial, a validade da prisão em flagrante, condicionar a liberdade do motorista ao pagamento de fiança a um valor superior a 30 mil reais e suspensão do direito de dirigir enquanto o inquérito não for concluído.

“A nossa ação foi boa uma vez que o próprio promotor contemplou a ação dos estudantes da população e das famílias que estão revoltadas com a situação de impunidade deste rapaz”, ressaltou o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), Sidney Souza.

manifestação-estudantes

Por Vanisia Nery Com informações de Genival Moura

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Ação itinerante da DPE/AC, Prefeitura e Carreta Ambiental realiza quase mil atendimentos em Senador Guiomard

Publicados

em

A 11ª edição do projeto Defensoria ao seu Lado, Cidadania mais perto de você realizada neste sábado, 27, em conjunto com a Prefeitura de Senador Guiomard e Carreta Ambiental, promoveu quase mil atendimentos à população do município residente tanto na cidade como na zona rural. A Escola Estadual Veiga Cabral e o Salão Paroquial Pe. Luís Maria Tanguy abrigaram as equipes das instituições parceiras que fizeram parte da ação itinerante.

Foram oferecidos atendimento jurídico cível e criminal (Defensoria Pública), atendimento jurídico (Ministério Público do Acre), emissão e agendamento de 1ª via de RG (Instituto de Identificação), emissão de Título de Eleitor (TRE), atendimento médico e de saúde, exames laboratoriais, testes rápidos, vacinas (Saúde Itinerante da Sesacre e do município de Senador Guiomard), oficinas de acidentes domésticos e primeiros socorros (Corpo de Bombeiros), orientação e prevenção de violência contra a mulher (Patrulha Maria da Penha), orientação e resoluções ambientais (Carreta Ambiental), orientação e negociação de débitos (Energisa), apoio e logística (4º BIS).

A produtora Maria Antônia Santos, moradora da zona rural, levou os filhos de 12, 8, 6 anos para tirar a primeira via da carteira de identidade. O serviço foi um dos mais procurados pela população e o número de atendimento chegou a ser ampliado com agendamento futuro para atender a demanda de quem esteve no local. “Essa procura é normal, mas nos planejamos para atender os moradores da cidade e veio muita gente da zona rural”, explicou a diretora do Instituto de Identificação, Roselayne Sobreiro.

Leia Também:  Polícia prende dois homens com arma e moto roubada em Rio Branco

A defensora-geral, Simone Santiago, agradeceu pessoalmente cada uma das equipes que atenderam a população representando os parceiros do projeto e destacou a importância das parcerias para alcançar um número maior de pessoas para oferecer cidadania e inclusão social. “Queremos sair, estar mais perto das pessoas, ouvindo suas necessidades para diminuir a distância entre o cidadão e seus direitos. Sozinhos não conseguimos fazer muita coisa, por isso agradeço a cada um que se dedicou para que esta ação fosse realizada”.

Serviços itinerantes nos municípios – Este foi o primeiro grande atendimento itinerante oferecido pela Defensoria Pública após a pandemia. A coordenação do Núcleo de Cidadania levará atendimento jurídico na sexta-feira, 3 de dezembro, em parceria com o programa MP na Comunidade para Plácido de Castro e com o programa Saúde Itinerante para Capixaba. “Cada vez mais, defensores públicos, assessores e servidores saem dos gabinetes e se aproximam da comunidade. O papel da Defensoria é ser um agente de transformação social”, disse o coordenador do Núcleo de Cidadania, Celso Araújo.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Com o intuito de ajudar na manutenção do espaço do Educandário Santa Margarida, que atende crianças de zero a 12 anos de idade, o deputado Leo de Brito está destinando R$ 350 mil, por meio de emenda, à instituição. A emenda será viabilizada por meio de convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).

Leia Também:  No Acre, mulher sai de carro após capotamento, ajoelha e reza

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA