RIO BRANCO

Geral

Lula e Tião Viana falam sobre Pesquisa e Inovação no 10º Connepi

Evento vai de 30 deste mês a 3 de dezembro e reuniu em seu primeiro dia de atividades quase dois mil visitantes.

Publicados

Geral

Evento vai de 30 deste mês a 3 de dezembro e reuniu em seu primeiro dia de atividades quase dois mil visitantes.

Por Ana Paula Pojo 

Lula palestrou sobre a evolução da educação brasileira e os investimentos na inovação e pesquisa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Lula palestrou sobre a evolução da educação brasileira e os investimentos na inovação e pesquisa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiaram na noite de segunda-feira, 30, no Centro de Eventos Comfort, a abertura do décimo Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), organizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac).

O evento, sediado pela primeira vez no estado, ocorre de 30 de novembro a 3 de dezembro e  já reuniu em seu primeiro dia de atividades quase dois mil visitantes.

Recepcionados pela reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, estiveram presentes, ainda, o representante do Ministério da Educação, Marcelo Feres, da Universidade Federal do Acre (Ufac), José Bispo da Silva, do Sebrae/Acre, Rosa Nakamura, e demais membros e reitores da rede Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Norte e Nordeste.

O destaque da abertura foi uma palestra ministrada por Lula, o ex-presidente responsável pela criação e expansão dos institutos federais em todo o Brasil.

Leia Também:  Amazônia registra maior índice de queimadas, número é o maior dos últimos 7 anos

“Lula fez a educação brasileira ser revolucionária, dando a verdadeira importância ao ensino técnico profissionalizante. Obrigada, Lula, por criar o Ifac e, junto com o governo do estado, consolidar este lindo projeto de educação no Acre”, agradeceu a reitora do Ifac.

Inovação e Empreendedorismo

Com o tema “Inovação e Empreendedorismo”, o décimo Connepi traz uma programação composta por exposição de artigos científicos, palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações culturais.

Em sua palestra, Lula trouxe às centenas de jovens que participaram do congresso um diálogo sobre a evolução da educação brasileira e os investimentos em inovação e pesquisa.

“Inovação neste país é permitir que um índio possa frequentar a escola técnica, que um negro ingresse na universidade, que os filhos de pessoas humildes façam faculdade. E que esse país tenha igualdade de oportunidade para todas as classes”, afirmou o ex-presidente.

Lula também destacou a relevância de programas de incentivo educacionais criados pelo governo federal, como o Ciência Sem Fronteiras, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o investimento de R$ 20 bilhões que o governo brasileiro destinou à ciência e tecnologia no país.

A eclosão do ensino universitário

Para o governador Tião Viana, o que os governos Lula e Dilma Rousseff fizeram em nome de um sonho inovador para a educação brasileira resultaram na eclosão do ensino universitário no país, pelas mãos de um governo que tem esperança e acredita que o futuro do Brasil está na educação.

“E o resultado de tudo isso reflete muito aqui no Acre: 98% dos nossos professores possuem ensino superior. Somos o segundo estado que mais oferta vagas para os jovens ingressarem na universidade. Isso demonstra que a educação acreana tem um enorme futuro”, pontuou o governador.

O representante do Ministério da Educação, Marcelo Feres, disse que o ex-presidente é um sonhador que acreditou na educação brasileira e, de fato, a transformou. “Em sua gestão foram criadas 214 novas unidades de ensino profissionalizante, e com a expansão desse projeto, hoje o Brasil possui 562 unidades”, contou Feres.

Leia Também:  PCdoB convidar a população para a Plenária na Câmara de Brasiléia

O Connepi

O Connepi tem apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Caixa Econômica Federal, Eletrobras, governo do Acre, prefeitura de Rio Branco e da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Lula palestrou sobre a evolução da educação 1

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Terremoto de magnitude 7,5 na Amazônia peruana é sentido em cidades do Acre

Publicados

em

Moradores relatam que o tremor foi de forte intensidade e durou alguns minutos. Epicentro foi no Peru – Foto: Reprodução / Reuters

Moradores de pelo menos três cidades do Acre sentiram o tremor de terra causado pelo terremoto na Amazônia peruana, na manhã deste domingo (28). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi de 7,5 de magnitude.

O epicentro do tremor foi identificado a cerca de 98 quilômetros do município de Santa Maria De Nieva, na província de Condorcanqui, e a uma profundidade de 131 quilômetros.

No Acre, moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Santa Rosa do Purus relataram que sentiram o tremor que começou às 6h. O morador de Cruzeiro do Sul, João Dias, gravou um vídeo em que mostra os móveis da casa balançando.

“Olha como balança dentro de casa, ventilador balançando. É um forte tremor de terra. A estante balançando muito, olha só”, diz ao gravar as imagens.

Em Santa Rosa do Purus, município isolado do Acre, Sandra Brito conta que estava deitada quando sentiu o tremor.

“Às 6h, eu estava no quarto e percebi que estava tremendo, fiquei observando e vi que era tremor de terra. Parou, saí do quarto e vi que na cozinha também estava tremendo as panelas, já uma segunda vez”.

A professora Camila Melo está internada no Hospital de Mâncio de Lima, também no interior do estado, e contou que acordou ao sentir a cama do hospital balançar.

Leia Também:  Tempo deve permanecer instável no feriado de Carnaval do Acre

“Me acordei , senti balançando e pensei que era o filho da senhora que está no mesmo quarto que eu. Aí, olhei pra ele e perguntei se estava sentindo e falou que estava balançando e falou que estava. E quando vi o soro balançando caiu a ficha. Foi coisa rápida. Depois a gente só ouviu os comentários”, relembrou.

“Terremotos como este evento, com profundidades focais entre 70 e 300 km, são comumente chamados de terremotos de “profundidade intermediária”. Terremotos de profundidade intermediária representam deformação dentro de lajes subduzidas, em vez de na interface da placa rasa entre as placas tectônicas subduzidas e superiores. Eles normalmente causam menos danos na superfície do solo acima de seus focos do que é o caso com terremotos de foco raso de magnitude semelhante, mas grandes terremotos de profundidade intermediária podem ser sentidos a uma grande distância de seus epicentros”, destaca o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

No Peru

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram pedaços das fachadas de edifícios e parte de casas destruídas após o forte tremor que foi sentido também na cidade equatoriana de Loja.

Em outubro, um tremor de menor magnitude mas mais próximo à superfície, também no norte peruano, chegou a ser sentido em alguns estados do Brasil.

Leia Também:  Na divisa com o Acre e com a Bolívia Caverna gigante é encontrada

Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região global de alta atividade sísmica gerada pelo encontro de placas tectônicas, o Peru está habituado a tremores.

A Marinha do Peru disse em um comunicado que não foi identificado risco de tsunami na costa do país por conta do forte abalo.

Tremor de terra foi registrado na Amazônia Peruana  — Foto: Reprodução/USGS

Tremor de terra foi registrado na Amazônia Peruana – Foto: Reprodução/USGS

Por Tácita Muniz, G1 Acre

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA