RIO BRANCO

Famosos

Isolamento: rio Madeira pode atingir 16,70 metros nas próximas 48 hs.

Nível de alerta é de 16 metros, mas companhia diz que situação não é crítica. Apesar de elevação, águas estão cerca de 2 metros abaixo de cotas de 2014.

Publicados

Famosos

Nível de alerta é de 16 metros, mas companhia diz que situação não é crítica. Apesar de elevação, águas estão cerca de 2 metros abaixo de cotas de 2014.

Foto Maríndia Moura/TVRodonia

Foto Maríndia Moura/TVRodonia

O nível do Rio Madeira, em Rondônia, pode chegar a 16,70 metros nas próximas 48 horas, segundo informações da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Nesta quarta-feira (25), a cota está em 16,54 metros, enquanto na terça-feira (24) estava em 16,48 metros. O nível de alerta é 16 metros. No entanto, segundo a CPRM, a situação não pode ser considerada critica, já que o rio tem ficado nos últimos dias pelo menos dois metros abaixo dos números registrados em 2014, quando aconteceu a cheia histórica, que atingiu cerca de 97 mil pessoas no estado. Em 25 de fevereiro do ano passado, a medição marcou 18,51 metros.

Na região dos distritos de Jacy-Paraná e Nova Mutum o nível do Madeira também subiu e chegou a 21,77m, ficando 22 centímetros de inundar a BR-364 e voltar a isolar o estado do Acre do restante do país.

De acordo com a CPRM, também não é preciso preocupação com o período chuvoso em Rondônia, que vai até meados de abril. Isso porque o nível do Rio Madeira é influenciado pelas bacias dos rios Mamoré e Beni, que nascem na Bolívia e no Peru, e, por isso, as chuvas que caem naqueles países é que refletem no nível do rio no Brasil. “O que chove na área urbana de Porto Velho não influencia diretamente na elevação no nível do Madeira, mas sim em problemas de drenagem urbana e elevação dos igarapés urbanos, mas não necessariamente no nível do rio”, esclareceu Francisco Reis, engenheiro hidrólogo da companhia.

Leia Também:  Ator Herson Capri afirma ter sido curado de câncer e salvo por Jesus.

O engenheiro explicou que, nas próximas semanas, a previsão é de chuva acima da média nas cabeceiras dos rios na Bolívia e no Peru e que isso vai se refletir no Madeira, que continuará em Nível de alerta é de 16 metros, mas companhia diz que situação não é crítica. Apesar de elevação, águas estão cerca de 2 metros abaixo de cotas de 2014.elevação até março. Ainda assim, Francisco descarta a possibilidade de uma nova enchente como a registrada em 2014. “A gente não espera um nível tão elevado como de 2014, apesar do nível estar acima da média. Porém, no momento, o nível está bem abaixo em relação a 2014”, avaliou.

A CPRM mantém 54 estações de monitoramento, que utilizam equipamentos de ponta para medir o nível dos rios em Rondônia e no Acre. Sobre a situação no estado vizinho, onde quatro municípios já estão alagados – Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia e Xapuri –, a companhia informou que a cheia do Rio Acre, que já está três metros acima da cota máxima, não tem qualquer influência sobre o Rio Madeira.

Leia Também:  Acreana deixa de usar drogas após assistir programa do Rodrigo Faro

Além disso, conforme a companhia, diferentemente de Rondônia, no Acre, as chuvas que caem no Brasil afetam diretamente as águas do rio. “O Rio Acre tem a nascente em parte do Peru, mas o que está influenciando hoje são os rios que ficam dentro do Brasil, que são o Xapuri e o Espalha. As chuvas que estão caindo no Brasil é que estão influenciando esse nível elevado na bacia do Rio Acre”, informou Francisco Reis

Fonte: G1/Rondonia

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Famosos

Veja o Vídeo: Atriz Maitê Proença preocupa fãs ao aparecer de muletas em aeroporto

Publicados

em

Por Istoé – A atriz Maitê Proença, de 63 anos, deixou seus seguidores e fãs preocupados na sexta-feira (19) ao aparecer de muletas no aeroporto. No Instagram, a loira compartilhou um vídeo e explicou que se encontra lesionada tem seis semanas e só agora a beldade está tomando remédios.

“Lesionada mas cheia de gás A caminho de BH. A perna não tá grandes coisas, mas o espírito tá voando”, escreveu ela na legenda do post.

Mesmo com muitas dificuldades de locomoção, Proença disse que vai encenar seu monólogo ‘O Pior de Mim’, em Belo Horizonte.

Na sequência, Maitê recebeu mensagens de melhoras e boa recuperação: “Querida, fica bem”, “Melhoras e saúde”, “Força,linda”, foram algumas das manifestações de carinho deixadas pelos internautas na rede social.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: “Nós não podemos nos curvar diante disso [possível interferência de Bolsonaro no INEP]. Por isso que estamos tomando todas as medidas cabíveis para que o INEP seja preservado, sobretudo, a juventude brasileira, que precisa que o Enem seja realizado com muita lisura”, disse Leo de Brito durante entrevista coletiva, no salão verde da Câmara dos Deputados. A coletiva reuniu os líderes da oposição ao governo Bolsonaro para anunciar ações de proteção ao Enem, entre elas, o afastamento do presidente do INEP, acusado de assédio moral.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Brasil tem 162 cidades sem homicídios há pelo menos 10 anos; confira a lista
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA