RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Índios tikunas celebram o Natal com culto e ceia

Publicados

Geral

Vice-cacique Bernardino Pereira diz que haverá troca de presentes para comemorar nascimento de Jesus Cristo. 

(Foto:Bruno Kelly)

(Foto:Bruno Kelly)

A noite de Natal da comunidade indígena Tikuna, na Zona Leste de Manaus, será de oração em agradecimento a Deus pelo nascimento de Jesus Cristo e depois disso, haverá troca de presentes e momentos destinados a alimentação. Convertida ao cristianismo, a comunidade vive em Manaus há cerca de 20 anos e a exemplo de outras na capital, adotou os costumes e os hábitos dos brancos.

A Associação comunidade Wotchimaucu, formada por 10 famílias e cerca de 120 pessoas, está instalada próxima à reserva Ducke, uma área verde que vem sendo preservada por estar demarcada como reserva ambiental. Isso é considerado bom pelos indigenas, que há muito abandonaram as comunidades e aldeias na zona rural do Estado, onde havia a oportunidade de viver mais próximo da natureza. Em Manaus, foram obrigados a mudar de costumes, sem deixar de valorizar as raízes. A língua é repassada às crianças, numa tentativa de fazer com que elas não percam o vínculo com as aldeias. Elas aprendem ainda as brincadeiras praticadas nas comunidades do interior, conta o vice-cacique Bernardino Almeida Pereira, 51.

Leia Também:  Cheia do Rio Madeira poderá faltar gás de cozinha em Mâncio Lima

Conversão

A adoção da fé evangélica representou mudanças significativas na vida e cultura daquele povo. “Como somos convertidos à igreja cristã, fazemos um culto de agradecimento a Deus pelo nascimento de Jesus Cristo e pelo novo ano”, disse Bernardino, reconhecendo as diferenças das festas tradicionais do seu povo e as realizadas atualmente. Para ele, no entanto, não há o que reclamar, afinal a vida mudou e é preciso viver este momento. “Nós estamos muito bem e felizes com a nossa igreja”, assegura. Na comunidade, onde eles buscam manter costumes como a produção de artesanato para geração de renda, atividade levada adiante principalmente pelas mulheres.

As celebrações do Natal serão simples, assim como os alimentos a serem consumidos. “Nada de luxo, nem de requinte, mas apenas um momento especial para se lembrar daquilo que marca o Dia de Natal, que é o nascimento de Jesus”, explica. Haverá a troca de presentes, mas sempre buscando entregar coisas simples, que não demandem muito dinheiro. O importante, segundo o cacique é comemorar o dono da festa e para isso, não precisa luxo, mas simplicidade e oração.

Leia Também:  MP abre investigação após mulher denunciar que filho deficiente foi agredido por policiais em Plácido de Castro

Saterés farão ceia de Natal e brincadeiras

O Natal da comunidade I’apyrehy’t, da etnia Sateré-Maué, instalada há 18 anos no Conjunto Santos Dumont, bairro da Redenção, Zona Centro-Oeste, será de ceia à meia noite com troca de presentes e a conhecida brincadeira de amigo oculto. Papai Noel não tem lugar entre a comunidade sateré, que prefere não usar essa figura estilizada dos brancos.

Como a ceia, que é composta de alimentos comuns, e a troca de dos presentes vai acontecer no Natal, André diz que a comunidade se prepara para celebrar junto o Ano Novo e nesse momento, serão realizadas várias atividades. “Vamos reunir as nossas crianças e jovens para fazer brincadeiras, jogos e muita diversão”, contou André, que destaca o fato de muitas diversões serem inventadas ou originárias das aldeias. A busca pelo que é nativo revigora a comunidade e só assim, o Natal será uma grande festa”, acredita.

Fonte: Ana Célia Ossame

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Demolição de reservatório que pode cair sobre escola deve ser concluída em 2 meses e custará mais de R$ 330 mil

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA