Geral

Índice mostra que a inflação ficou em 0,87% em janeiro em Rio Branco, maior para o mês desde 2019

Publicados

Geral

Índice de janeiro foi impactado pela alta no setor de habitação com salto 3,34% na energia elétrica — Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo pessoal

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA ), que representa a inflação, ficou 0,87% em janeiro em Rio Branco, após ter registrado taxa de 1,18% em dezembro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com informações do G1 Acre.

Com esse resultado, o custo de vida dos rio-branquenses ficou como o segundo maior do país no primeiro mês de 2022, perdendo apenas para Aracaju, que apresentou um índice de 0,90%. O índice-geral nacional ficou fixado em 0,54% em janeiro.

Apesar de ter desacelerado frente ao mês anterior, esse foi o maior resultado para o mês de janeiro desde 2019, quando a inflação registrou retração de 0,09% e quando a capital acreana passou a constar na pesquisa do IBGE.

Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 11,90%, acima dos 11,43% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Leia Também:  Cartório eleitoral em Brasiléia começa a lacrar urnas eletrônicas

O índice de janeiro foi impactado principalmente pela alta dos preços de artigos de residência e pelo setor de habitação com salto 3,34% na energia elétrica.

Segundo o IBGE, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados sofreram alta no mês de janeiro.

Inflação para cada um dos 9 grupos

Transportes: 0,77%

Alimentação e bebidas: 0,32%

Habitação: 1,76%

Artigos de residência: 2,04%

Vestuário: 1,83%

Saúde e cuidados pessoais: 0,56%

Despesas pessoais: 0,60%

Educação: -0,21%

Comunicação: 0,85%

E Veja Também no 3 de Julho Notícias – Acre 24 Horas

Veja o Vídeo Abaixo: A vereadora Neiva Badotti já pediu, através de indicação, que os Procuradores Jurídicos e o Controlador de Contas municipal venham até a Câmara de vereadores explicarem sobre a paralisação de tantas obras em nosso município. São várias obras nesta situação, Escola Socorro Frota, CREAS, Garagem Municipal, Parque Centenário e outras, a maioria delas envolvem recursos federais.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Leia Também:  Policia apreende adolescente com moto roubada em Rio Branco

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Procon do Acre prestará serviços de fiscalização e educação durante a Expoacre

Publicados

em

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AC) irá oferecer os serviços de atendimento, educação e fiscalização durante toda a Expoacre 2022, que será realizada entre sábado, 30, e domingo, 7, no Parque de Exposições de Rio Branco.

Para a tarefa, foram definidos os seguintes formatos de atendimento: o presencial, no Box 06 do Galpão Institucional, onde serão realizadas aberturas de reclamações, agendamento para atendimentos na OCA e orientações.

Já o atendimento em educação para o consumo será realizado de forma presencial, em uma tenda localizada na área externa do galpão, onde serão fornecidas orientações em diversos temas e distribuídas publicações de Códigos de Defesa do Consumidor e cartilhas.

A equipe de fiscalização irá atuar em todos os estabelecimentos da feira, e, excepcionalmente nos dias de show e nos horários do evento, fazendo o acompanhamento dos serviços ofertados aos consumidores, como a venda de ingressos, produtos e serviços em geral.

Segundo a diretora-presidente do Procon-AC, Alana Albuquerque, um evento de grande porte como a Expoacre, que movimenta o comércio e oferece um vasto leque em prestação de serviços, demanda atenção e atuação do órgão de defesa do consumidor, tanto em caráter informativo quanto fiscalizador.

Leia Também:  Lutador de MMA morre após receber uma cotovelada em uma luta

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA