RIO BRANCO

Geral

Governo e prefeitura iniciam limpeza da área central de Xapuri

Trabalho de limpeza começa a ser realizado. Lama e entulhos começam a ser retirados

Publicados

Geral

Trabalho de limpeza começa a ser realizado. Lama e entulhos começam a ser retirados

Por Raimari Cardoso

 Foto: Raimari Cardoso

Foto: Raimari Cardoso

RAIMARICARDOSOP3010047-300x225A vazante do Rio Acre em Xapuri revelou, na manhã deste domingo, 1, um cenário de destruição no centro comercial da cidade. Com a descida das águas, restaram muita lama, entulhos e imóveis seriamente danificados pela força da correnteza de uma enchente que atingiu o nível recorde de 18,28 metros, o que resultou no maior desastre natural da história do município.

Para os xapurienses, o domingo está sendo de muito esforço na limpeza das residências e das casas comerciais. Apesar de o Corpo de Bombeiros ter interditado vários imóveis, cujas estruturas foram visivelmente afetadas pela cheia, muitos moradores e comerciantes não atenderam às recomendações da Defesa Civil e iniciaram o trabalho de retirada da lama e do lixo que se acumulou no interior dos prédios.

Várias secretarias de Estado estão envolvidas no trabalho de assistência às famílias de Xapuri. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) já disponibilizou 300 kits de limpeza para que seja feita a higienização e a desinfecção das moradias. E também já entregou à Coordenação de Defesa Civil 300 cestas básicas e 50 colchões destinados aos abrigos que recebem centenas de famílias atingidas diretamente pela enchente. Nas próximas horas, o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) deverá enviar máquinas para dar suporte ao trabalho de limpeza das ruas que já está em andamento.

Leia Também:  "Pico" se passa por economista e é preso em hotel de Cruzeiro do Sul

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), também se fez presente na distribuição de medicamentos. Ao todo, foram enviados mais de 300 itens, entre eles insumos laboratoriais, como seringas e luvas, e kits de medicamentos para primeiros socorros, como vermífugos, analgésicos, antitérmicos e soro fisiológico.

RAIMARI_CARDOSOP3010038-300x225

Por intermédio de dez secretarias, o governo presta apoio e assistência às prefeituras do Alto Acre e à população atingida pelas cheias. “Essa ajuda é essencial para que nós possamos dar a melhor assistência e também conforto a essas pessoas que estão sofrendo por serem expulsas de suas casas e até mesmo perdendo tudo o que tinham. Agradecemos muito a ajuda do governo e torcemos para que essa união de esforços se converta na recuperação de Xapuri”, afirmou o prefeito, Marcinho Miranda.

O último boletim divulgado pela Coordenação de Defesa Civil informa que Xapuri tem 791 famílias atendidas, entre desabrigadas e desalojadas, um total de 2.363 pessoas. Os desabrigados estão em 13 abrigos públicos monitorados pela Defesa Civil.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Em busca de mais parcerias, Programa Acre pela Vida é apresentado a instituições em Rio Branco

Publicados

em

Iniciativa visa contemplar áreas de vulnerabilidade social por meio de mecanismos que contribuem para a geração de emprego, combate à extrema pobreza – Foto: Cedida

Assessoria – Com o objetivo de apresentar para mais pessoas o Programa Acre pela Vida,  a coordenadora e delegada Márdhia El-Shawwa, esteve reunida com instituições para buscar novas parcerias.

Os principais objetivos da iniciativa visam contemplar áreas de vulnerabilidade social por meio de mecanismos que contribuem para a geração de emprego, combate à extrema pobreza e políticas públicas voltadas para a educação, saúde, cultura, esporte, lazer e que contribuam para o desenvolvimento humano e econômico.

A coordenadora do programa, delegada Márdhia El-Shawwa expôs para os representantes as ações já executadas e futuros projetos a serem realizados, principalmente na Cidade do Povo. “Estamos frequentemente na Cidade do Povo, o programa tem essa visão de levar políticas públicas para aquela região mais afastada,”destaca.

Na cooperativa financeira Sicoob Uniacre o diretor administrativo-financeiro James Costa e Miracélio do Vale, do setor de marketing e produtos, conheceram o programa e as atividades que já foram executadas.

Leia Também:  Sem terra ocupam área do Incra no Ramal do Rodo, no Benfica

A delegada também recebeu membros do Rotary Club de Senador Guiomard e da Casa da Amizade para conhecer seus projetos e estabelecer futuras parcerias.

“Nós somos a família Rotary, pessoas em ações pelo mundo para promover mudanças. Estamos no Acre para exercer nossa missão, a parceria com o programa Acre pela Vida será muito importante”, destacou o presidente do Rotary Club de Senador Guiomard, Isaias Júnior.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA