RIO BRANCO

Geral

Governo e prefeitura iniciam limpeza da área central de Xapuri

Trabalho de limpeza começa a ser realizado. Lama e entulhos começam a ser retirados

Publicados

Geral

Trabalho de limpeza começa a ser realizado. Lama e entulhos começam a ser retirados

Por Raimari Cardoso

 Foto: Raimari Cardoso

Foto: Raimari Cardoso

RAIMARICARDOSOP3010047-300x225A vazante do Rio Acre em Xapuri revelou, na manhã deste domingo, 1, um cenário de destruição no centro comercial da cidade. Com a descida das águas, restaram muita lama, entulhos e imóveis seriamente danificados pela força da correnteza de uma enchente que atingiu o nível recorde de 18,28 metros, o que resultou no maior desastre natural da história do município.

Para os xapurienses, o domingo está sendo de muito esforço na limpeza das residências e das casas comerciais. Apesar de o Corpo de Bombeiros ter interditado vários imóveis, cujas estruturas foram visivelmente afetadas pela cheia, muitos moradores e comerciantes não atenderam às recomendações da Defesa Civil e iniciaram o trabalho de retirada da lama e do lixo que se acumulou no interior dos prédios.

Várias secretarias de Estado estão envolvidas no trabalho de assistência às famílias de Xapuri. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) já disponibilizou 300 kits de limpeza para que seja feita a higienização e a desinfecção das moradias. E também já entregou à Coordenação de Defesa Civil 300 cestas básicas e 50 colchões destinados aos abrigos que recebem centenas de famílias atingidas diretamente pela enchente. Nas próximas horas, o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) deverá enviar máquinas para dar suporte ao trabalho de limpeza das ruas que já está em andamento.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica limpeza nos dois cemitérios da Cidade

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), também se fez presente na distribuição de medicamentos. Ao todo, foram enviados mais de 300 itens, entre eles insumos laboratoriais, como seringas e luvas, e kits de medicamentos para primeiros socorros, como vermífugos, analgésicos, antitérmicos e soro fisiológico.

RAIMARI_CARDOSOP3010038-300x225

Por intermédio de dez secretarias, o governo presta apoio e assistência às prefeituras do Alto Acre e à população atingida pelas cheias. “Essa ajuda é essencial para que nós possamos dar a melhor assistência e também conforto a essas pessoas que estão sofrendo por serem expulsas de suas casas e até mesmo perdendo tudo o que tinham. Agradecemos muito a ajuda do governo e torcemos para que essa união de esforços se converta na recuperação de Xapuri”, afirmou o prefeito, Marcinho Miranda.

O último boletim divulgado pela Coordenação de Defesa Civil informa que Xapuri tem 791 famílias atendidas, entre desabrigadas e desalojadas, um total de 2.363 pessoas. Os desabrigados estão em 13 abrigos públicos monitorados pela Defesa Civil.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Ação itinerante da DPE/AC, Prefeitura e Carreta Ambiental realiza quase mil atendimentos em Senador Guiomard

Publicados

em

A 11ª edição do projeto Defensoria ao seu Lado, Cidadania mais perto de você realizada neste sábado, 27, em conjunto com a Prefeitura de Senador Guiomard e Carreta Ambiental, promoveu quase mil atendimentos à população do município residente tanto na cidade como na zona rural. A Escola Estadual Veiga Cabral e o Salão Paroquial Pe. Luís Maria Tanguy abrigaram as equipes das instituições parceiras que fizeram parte da ação itinerante.

Foram oferecidos atendimento jurídico cível e criminal (Defensoria Pública), atendimento jurídico (Ministério Público do Acre), emissão e agendamento de 1ª via de RG (Instituto de Identificação), emissão de Título de Eleitor (TRE), atendimento médico e de saúde, exames laboratoriais, testes rápidos, vacinas (Saúde Itinerante da Sesacre e do município de Senador Guiomard), oficinas de acidentes domésticos e primeiros socorros (Corpo de Bombeiros), orientação e prevenção de violência contra a mulher (Patrulha Maria da Penha), orientação e resoluções ambientais (Carreta Ambiental), orientação e negociação de débitos (Energisa), apoio e logística (4º BIS).

A produtora Maria Antônia Santos, moradora da zona rural, levou os filhos de 12, 8, 6 anos para tirar a primeira via da carteira de identidade. O serviço foi um dos mais procurados pela população e o número de atendimento chegou a ser ampliado com agendamento futuro para atender a demanda de quem esteve no local. “Essa procura é normal, mas nos planejamos para atender os moradores da cidade e veio muita gente da zona rural”, explicou a diretora do Instituto de Identificação, Roselayne Sobreiro.

Leia Também:  Atirador de 17 anos é um amante de armas e apoiador de Jair Bolsonaro

A defensora-geral, Simone Santiago, agradeceu pessoalmente cada uma das equipes que atenderam a população representando os parceiros do projeto e destacou a importância das parcerias para alcançar um número maior de pessoas para oferecer cidadania e inclusão social. “Queremos sair, estar mais perto das pessoas, ouvindo suas necessidades para diminuir a distância entre o cidadão e seus direitos. Sozinhos não conseguimos fazer muita coisa, por isso agradeço a cada um que se dedicou para que esta ação fosse realizada”.

Serviços itinerantes nos municípios – Este foi o primeiro grande atendimento itinerante oferecido pela Defensoria Pública após a pandemia. A coordenação do Núcleo de Cidadania levará atendimento jurídico na sexta-feira, 3 de dezembro, em parceria com o programa MP na Comunidade para Plácido de Castro e com o programa Saúde Itinerante para Capixaba. “Cada vez mais, defensores públicos, assessores e servidores saem dos gabinetes e se aproximam da comunidade. O papel da Defensoria é ser um agente de transformação social”, disse o coordenador do Núcleo de Cidadania, Celso Araújo.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Com o intuito de ajudar na manutenção do espaço do Educandário Santa Margarida, que atende crianças de zero a 12 anos de idade, o deputado Leo de Brito está destinando R$ 350 mil, por meio de emenda, à instituição. A emenda será viabilizada por meio de convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica limpeza nos dois cemitérios da Cidade

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA