RIO BRANCO

Geral

Governo do estado demonstra tolerância zero contra a corrupção

O governo Tião Viana tem se pautado pela transparência e intolerância à corrupção.

Publicados

Geral

O governo Tião Viana tem se pautado pela transparência e intolerância à corrupção.

 Por Andrey Santana e Pedro Paulo 

Na atual gestão, em todos os casos de investigações envolvendo agentes públicos houve isonomia no processo (Foto: Arquivo Secom)

Na atual gestão, em todos os casos de investigações envolvendo agentes públicos houve isonomia no processo.

Em todos os casos nos quais se verificaram denúncias e indícios de crimes dentro da administração pública estadual no atual governo, houve isonomia no processo investigativo, respeitando a autonomia institucional da Polícia Judiciária e do Ministério Público do Acre.

Em março de 2012, o próprio Estado emitiu uma nota assinada pelo governador, segundo a qual “o compromisso do governo é de tolerância zero com a corrupção, por isso atua pelo fortalecimento das instituições públicas e tem investido sistematicamente no trabalho integrado dos órgãos de segurança do Estado”.

A nota foi emitida durante a divulgação dos resultados da operação Zaqueu, que prendeu dois auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e foi realizada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público para apurar crime de concussão fiscal. A ação impediu que os agentes extorquissem R$ 26 milhões de um posto de combustíveis. Eles inclusive já foram condenados pela Justiça e perderam os cargos.

Leia Também:  Juizado de Brasiléia determina cancelamento entre editora e consumidor

“O governo manifestou tolerância zero com a corrupção. E as polícias sempre tiveram esse aval do governador do Estado, de não admitir quaisquer atos ilícitos, doa em quem doer. Sempre haverá essa autonomia para apurações rigorosas que resultem em punições dos culpados”, destacou o porta-voz do governo, Leonildo Rosas.

tolerância zero contra a corrupção 2

Operação Rapa – junho de 2011

A Operação Rapa investigou durante seis meses a venda de barracas que deveriam ser distribuídas às pessoas que tiveram os pontos de comércio removidos de áreas que poluíam a cidade, e o dinheiro arrecadado era convertido em bens para os servidores que deveriam fiscalizar. Três suspeitos foram presos e diversos bens, como carros, motos, barcos e jet skis, apreendidos em junho de 2011.

Operação Limpidus – janeiro de 2012

Já a Operação Limpidus, por exemplo, em janeiro de 2012, desarticulou uma quadrilha que desviava recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (ProAcre) e prendeu diversas pessoas por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude, dissimulação, ameaças, ingerência política e improbidade.

Leia Também:  PF faz manifestação por reestruturação e agentes param na fronteira

Operação Tentáculos – junho de 2012

Outra ação firme do governo foi a Operação Tentáculos, que, em junho de 2012, desarticulou e prendeu uma quadrilha de 27 pessoas formada por servidores do Detran/AC, funcionários de autoescolas, despachantes  de veículos, um policial civil, três militares, uma médica e instrutores de trânsito.

“É importante esclarecer que sempre trabalhamos com total lisura, transparência e autonomia suficientes para cumprirmos todos os procedimentos policiais. Esse tipo de crime acaba corroendo a base e a estrutura do Estado, portanto, precisamos ser intolerantes nesse combate”, concluiu o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias.

tolerância zero contra a corrupção 1

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Terremoto de magnitude 7,5 na Amazônia peruana é sentido em cidades do Acre

Publicados

em

Moradores relatam que o tremor foi de forte intensidade e durou alguns minutos. Epicentro foi no Peru – Foto: Reprodução / Reuters

Moradores de pelo menos três cidades do Acre sentiram o tremor de terra causado pelo terremoto na Amazônia peruana, na manhã deste domingo (28). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi de 7,5 de magnitude.

O epicentro do tremor foi identificado a cerca de 98 quilômetros do município de Santa Maria De Nieva, na província de Condorcanqui, e a uma profundidade de 131 quilômetros.

No Acre, moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Santa Rosa do Purus relataram que sentiram o tremor que começou às 6h. O morador de Cruzeiro do Sul, João Dias, gravou um vídeo em que mostra os móveis da casa balançando.

“Olha como balança dentro de casa, ventilador balançando. É um forte tremor de terra. A estante balançando muito, olha só”, diz ao gravar as imagens.

Em Santa Rosa do Purus, município isolado do Acre, Sandra Brito conta que estava deitada quando sentiu o tremor.

“Às 6h, eu estava no quarto e percebi que estava tremendo, fiquei observando e vi que era tremor de terra. Parou, saí do quarto e vi que na cozinha também estava tremendo as panelas, já uma segunda vez”.

A professora Camila Melo está internada no Hospital de Mâncio de Lima, também no interior do estado, e contou que acordou ao sentir a cama do hospital balançar.

Leia Também:  Homem envolvido com tráfico morre baleado nas costas

“Me acordei , senti balançando e pensei que era o filho da senhora que está no mesmo quarto que eu. Aí, olhei pra ele e perguntei se estava sentindo e falou que estava balançando e falou que estava. E quando vi o soro balançando caiu a ficha. Foi coisa rápida. Depois a gente só ouviu os comentários”, relembrou.

“Terremotos como este evento, com profundidades focais entre 70 e 300 km, são comumente chamados de terremotos de “profundidade intermediária”. Terremotos de profundidade intermediária representam deformação dentro de lajes subduzidas, em vez de na interface da placa rasa entre as placas tectônicas subduzidas e superiores. Eles normalmente causam menos danos na superfície do solo acima de seus focos do que é o caso com terremotos de foco raso de magnitude semelhante, mas grandes terremotos de profundidade intermediária podem ser sentidos a uma grande distância de seus epicentros”, destaca o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

No Peru

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram pedaços das fachadas de edifícios e parte de casas destruídas após o forte tremor que foi sentido também na cidade equatoriana de Loja.

Em outubro, um tremor de menor magnitude mas mais próximo à superfície, também no norte peruano, chegou a ser sentido em alguns estados do Brasil.

Leia Também:  Deputada Drª Juliana repudia agressões as Mulheres

Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região global de alta atividade sísmica gerada pelo encontro de placas tectônicas, o Peru está habituado a tremores.

A Marinha do Peru disse em um comunicado que não foi identificado risco de tsunami na costa do país por conta do forte abalo.

Tremor de terra foi registrado na Amazônia Peruana  — Foto: Reprodução/USGS

Tremor de terra foi registrado na Amazônia Peruana – Foto: Reprodução/USGS

Por Tácita Muniz, G1 Acre

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA