RIO BRANCO

Geral

Funcionário de balsa do rio Madeira morre após ser atingido por raio.

Após ficar exposto ao tempo fechado, Paulo foi atingido na cabeça por um raio.

Publicados

Geral

Após ficar exposto ao tempo fechado, Paulo foi atingido na cabeça por um raio.

Fonte: Agência ContilNet 

Após ficar exposto ao tempo chuvoso, Paulo foi atingido na cabeça por um raio/Foto: News Rondônia

Após ficar exposto ao tempo chuvoso, Paulo foi atingido na cabeça por um raio/Foto: News Rondônia

Um raio matou Paulo César Adre Silva, de 25 anos, na noite dessa sexta-feira (12) em Porto Velho (RO). A tragédia acorreu na balsa de Porto Velho que faz a travessia para a BR-319 sentido Rondônia/Amazonas (AM) no rio Madeira.

De acordo com informações de testemunhas, o trabalhador recolhia bilhetes dos veículos que iriam atravessar para o rio Madeira, no momento chovia bastante. Após ficar exposto ao tempo fechado, Paulo foi atingido na cabeça por um raio.

Uma ambulância Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi chamada ao local, porém, o resgate já havia encontrado Paulo César sem vida. Após os trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Estatísticas

Em média 100 pessoas morrem por ano no Brasil atingidas por raios, fora aquelas que não morrem, mas ficam com sequelas como perda de audição, memória e outras irreversíveis.

Leia Também:  No Acre Quase 74 Mil Famílias Dependem Do Bolsa Família

O Sudeste, no Brasil, foi a região onde mais pessoas morreram (29% do total), seguido pelas demais regiões praticamente empatadas: Centro-Oeste (19%), Norte (18%), Nordeste (18%) e Sul (17%). Considerando a população de cada região, a probabilidade de morte por raio varia de 0,5 a 2,2 por milhão por ano.

Alerta em caso de tempestade

Não ande na rua quando o céu tiver nuvem carregada. Nuvem carregada é aquela nuvem escura que vem um pouco antes de uma tempestade. Mesmo antes de começar a chover, procure se abrigar numa loja, restaurante.

Se durante uma tempestade com raios alguém da casa chegar de carro, não saia correndo para abrir o portão para ela. Você vai estar correndo 2 riscos: 1º) você ao sair para a chuva vai se expor aos raios; 2º) você ao tocar com as mãos no portão de ferro vai se sujeitar a receber a descarga do portão. O melhor é você ficar dentro da casa e a pessoa ficar esperando dentro do carro e parado na rua e só deixar o veículo depois que parar de trojevar.

Leia Também:  Governo federal assume gestão do abrigo de imigrantes em Rio Branco

Desligar (tirar o fio da tomada) a TV, computador, vídeo-game, forno de microondas, máquina de lavar roupa e outros aparelhos eletrico. O raio vem caminhando pela rede elétrica e pode “queimar” o aparelho, mesmo que o aparelho esteja desligado.

Se estiver tomando banho, saia imediatamente do banho pois o raio pode cair na rede hidráulica e você vai receber a descarga através da água do chuveiro. Ao sair do banho, não feche o registro, isto é, não ponha a mão no registro pois você pode receber a descarga através do registro.

Lembre-se que a caixa d´água é sempre colocada no ponto mais alto da casa ou do prédio e é a primeira a receber os raios. Portanto, toda a rede hidráulica da casa estará sub risco de receber a descarga. Não toque, isto é, não ponha a mão em torneiras, registro e válvulas da rede de água da casa.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Geral

Com aumento de casos de Covid-19, visitas em presídios de Rio Branco são suspensas por 10 dias

Publicados

em

Unidades prisionais de Rio Branco estão com as visitas suspensas por 10 dias — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica

Com o Acre enfrentando uma terceira onda de casos de Covid-19, o Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen-AC) suspendeu as visitas nos presídios de Rio Branco por dez dias ou até que até que haja uma queda no número de infectados.

O número de pessoas com Covid-19 aumentou expressivamente no estado no início deste ano. Na quinta (19), o Acre registrou 1.172 novos casos, o maior número em 24 horas desde o início da pandemia. Além da Covid, as unidades de saúde estão lotadas também de pessoas com sintomas de gripe e outras síndromes gripais.

A prefeitura da capital montou um drive-thru de testagem rápida para Covid que tem longas filas no primeiro, nesta quinta. A busca por testes em farmácias também aumentou.

Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido à terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre, o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.

Leia Também:  Ator de "Salve Jorge" diz estar desempregado e passando fome

Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

Decreto

Diante desse cenário, o Iapen-AC decidiu manter apenas algumas atividades internas nas unidades prisionais de Rio Branco, como: escoltas e saídas externas já agendadas, requisições do Poder Judiciário, requisições das funções essenciais à Justiça e também requisições emergenciais.

O decreto com a suspensão foi publicado nesta quinta (20) no Diário Oficial do Acre (DOE).

“Ficam mantidos ainda os atendimentos de advogados junto aos seus clientes presos, e desde que autorizados pelos diretores das unidades prisionais, a entrega de materiais destinados às pessoas privadas de liberdade, resumindo-se estritamente e nos casos excepcionais aos materiais de higiene pessoal e comum”, diz o artigo 3º do decreto.

Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, as visitas estão suspensas desde o dia 30 de dezembro do ano passado.

Leia Também:  Após mais de um ano de suspensão, Detran volta a fazer leilão de veículos a partir de fevereiro

Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), ao menos 121 presos foram atendidos com sintomas gripais, quando anunciou a suspensão. Cruzeiro do Sul, assim como Rio Branco, sofre com surto de gripe. Por G1 Ac.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Em meio a maior crise do sistema de transporte coletivo dos últimos tempos, a população de Rio Branco vive um dilema e acorda todo dia sem saber se terá ônibus passando em sua região. O prefeito Tião Bocalom tentou amenizar o problema repassando R$ 2 milhões e quatrocentos mil para as empresas quitar os débitos com empregados, acordo não cumprido e que foi um dos motivos para a intervenção no setor.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA