RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Estrada do Pacífico contribui a relações comerciais entre o Acre e o Peru

Engenheiro foi recebido pelo secretário. Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A está entre os mais modernos do Brasil.

Publicados

Geral

Engenheiro foi recebido pelo secretário. Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A está entre os mais modernos do Brasil.

 Por Maria Meirelles 

A Estrada do Pacífico contribui significativamente para consolidar as relações comerciais entre o Acre e o Peru. Nesta terça-feira, 29, o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, recebeu a visita do engenheiro peruano Jesus Palacios.

O agrônomo veio ao estado para realizar a compra de ração de peixes – surubim e pirarucu – e aproveitou para apresentar o café Río Tambo, produzido a partir de grãos orgânicos.

“Viemos procurar informações e estabelecer convênios com o governo do Acre. A proposta é que da próxima vez uma equipe venha do Peru para conhecer as estruturas do complexo de piscicultura daqui e convidá-los a conhecer também a nossa cooperativa de produtores de café e cacau. A conexão interoceânica nos possibilita expandir mercado, e nós temos muito interesse nisso”, salientou Palacios.

José Carlos Reis observa que os investimentos na área da produção possibilitam que o Acre amplie seu mercado consumidor, gerando mais crescimento socioeconômico na região.

Leia Também:  Deracre intensifica recuperação da rodovia AC-405 entre Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima

“Este intercâmbio é fundamental. É uma parceria que se inicia com a visita e, sem  dúvidas, renderá bons frutos, tanto para os peruanos quanto para os produtores acreanos”, frisou o secretário.

Peixes da Amazônia

O Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A reúne tecnologia de primeiro mundo, garantindo a expansão da cadeia produtiva em todo o estado, beneficiando mais de cinco mil produtores familiares.

Construído no formato público-privado-comunitário, o empreendimento, composto por frigorífico de pescado, centro de alevinagem e uma fábrica de ração, já abastece o mercado internacional e nacional com seus produtos.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Justiça realiza leilões presenciais em Brasileia e Epitaciolândia

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA