Geral

Detran leiloa 157 carros apreendidos no Acre

Verba arrecadada será utilizada para sanar dívidas da instituição.

Publicados

Geral

Verba arrecadada será utilizada para sanar dívidas da instituição.

A expectativa é que 90% dos veículos sejam arrematados até o fim do leilão (Foto: Rayssa Natani/G1)

A expectativa é que 90% dos veículos sejam arrematados até o fim do leilão (Foto: Rayssa Natani/G1)

O primeiro dia de leilão de carros apreendidos pelo Departamento de Trânsito (Detran/AC) foi realizado nesta terça-feira (29), no auditório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Até o fechamento da edição do leilão 2013, na quarta-feira (30) a expectativa é de que pelo menos 90% dos 157 veículos disponíveis sejam arrematados.

“Sempre conseguimos boas vendas. Esperamos vender em torno de 90% este ano”, afirma o responsável pelo setor de leilões do Detran, Denis Freitas. Ele explica que a verba arrecada é utilizada principalmente para o pagamento de débitos do órgão. “Além disso, a renda  serve para o custeio do próprio leilão”, destaca.

A maioria dos veículos foram apreendidos de 2009 até 2013, mas, ainda segundo Freitas, alguns estão no pátio há muito mais tempo. Após a apreensão, o dono tem um prazo de 90 dias para retirar o carro.  “Nós notificamos via postal, Diário Oficial, jornal e damos o prazo. Caso não seja reclamado, é feita uma vistoria, análise quanto a legalidade. Só então, vai a leilão”, explica.

Leia Também:  Presídio Manoel Neri de Cruzeiro do Sul tem princípio de rebelião

O valor do lance inicial é estabelecido pela  Coordenadoria do Registro Nacional de Veículos (Renavam). “É feita uma analise baseada no valor da tabela FIP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e há um percentual de depreciação. Como é um leilão, o carro não vai com preço de mercado”.

Depois de arrematados, os lotes têm 24 horas para serem liberados. Os compradores pagam o valor do arremate e recebem os veículos com os débitos, Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Licenciamento Anual e multas do Detran, Deracre (Departamento de Estradas de Rodagem) e RBTrans (Superintendência Municipal de Trânsito), quitados.

Rayssa Natani Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Geral

Procon do Acre prestará serviços de fiscalização e educação durante a Expoacre

Publicados

em

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AC) irá oferecer os serviços de atendimento, educação e fiscalização durante toda a Expoacre 2022, que será realizada entre sábado, 30, e domingo, 7, no Parque de Exposições de Rio Branco.

Para a tarefa, foram definidos os seguintes formatos de atendimento: o presencial, no Box 06 do Galpão Institucional, onde serão realizadas aberturas de reclamações, agendamento para atendimentos na OCA e orientações.

Já o atendimento em educação para o consumo será realizado de forma presencial, em uma tenda localizada na área externa do galpão, onde serão fornecidas orientações em diversos temas e distribuídas publicações de Códigos de Defesa do Consumidor e cartilhas.

A equipe de fiscalização irá atuar em todos os estabelecimentos da feira, e, excepcionalmente nos dias de show e nos horários do evento, fazendo o acompanhamento dos serviços ofertados aos consumidores, como a venda de ingressos, produtos e serviços em geral.

Segundo a diretora-presidente do Procon-AC, Alana Albuquerque, um evento de grande porte como a Expoacre, que movimenta o comércio e oferece um vasto leque em prestação de serviços, demanda atenção e atuação do órgão de defesa do consumidor, tanto em caráter informativo quanto fiscalizador.

Leia Também:  Governo apresenta plano de políticas para as mulheres no Alto Acre

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA