RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Contribuinte do Acreanos reclama de dificuldade para conseguir atendimento na Receita Federal na Capital

Publicados

Geral

Policial civil buscou atendimento no órgão federal após às 11h desta terça-feira (10) e disse que não conseguiu entrar – Foto: Arquivo pessoal

Um policial civil ficou revoltado ao buscar atendimento na Receita Federal no Acre, em Rio Branco, nesta terça-feira (10), e não conseguir. Segundo o contribuinte, o atendimento ao público é feito das 8h às 11h com distribuição de senha. As informações é do G1 Acre

Ele disse que chegou por volta das 11h26 e o portão do órgão estava fechado. No portão havia um cartaz indicando o horário de atendimento. O policial pediu para não ter o nome divulgado.

“A gente chega lá e não dão nem satisfação. Passam o cadeado no portão, fecham a porta de vidro e pode gritar que ninguém vai atender”, lamentou.

O servidor público disse que ligou no Ministério Público Federal (MPF-AC) e fez uma denúncia. “Fiz uma reclamação que estão atendendo só três horas e com distribuição de ficha. Se não receber uma ficha, não vai ser atendido, só no outro dia. Tem que chegar cedo e pegar senha. É igual posto de saúde”, criticou.

Leia Também:  Curso de formação: Defensores participam de atendimento jurídico na penitenciária Antônio Amaro

Em nota, a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco (DRF Rio Branco) confirmou que a distribuição de senha é feita das 8h às 11h, mas que o atendimento segue até o meio-dia para quem já pegou a senha. A restrição ocorre para respeitar ‘em razão da limitação operacional da capacidade de atendimento ocasionada pelo reduzido quadro de servidores’.

Nota na íntegra da Receita Federal:

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco (DRF Rio Branco) vem esclarecer ao público interessado que o horário de distribuição de senhas para atendimento presencial no CAC em Rio Branco ocorre no horário das 08h às 11h. O atendimento ocorre no horário das 08h às 12h ou, após esse horário, caso ainda haja senha pendente de atendimento. Essa restrição é necessária em razão da limitação operacional da capacidade de atendimento ocasionada pelo reduzido quadro de servidores.

O CAC da DRF Rio Branco conta atualmente com 6 servidores para o atendimento presencial no período da manhã e, no período da tarde, o tempo desses servidores é dedicado ao atendimento da caixa corporativa (serviços demandados pela internet de contribuintes de toda a região norte).

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul amplia atendimento às síndromes gripais no município

Registre-se que a Receita Federal em Rio Branco e as unidades do interior, mesmo diante das restrições ocasionadas pela Covid-19, permaneceram abertas durante toda a pandemia e que prestaram mais de vinte mil atendimentos presenciais na capital em 2021. Em 2022 o número de atendimentos presenciais já ultrapassa seis mil.

Destaque-se que o crescimento populacional, o aumento do número de empresas, a ausência de concursos públicos há mais de oito anos e a ocorrência de número elevado de aposentadorias provocam reflexos diretos na capacidade operacional do atendimento ao público.

Como forma de evitar que haja deslocamento desnecessário, a Receita Federal informaque grande parte dos serviços oferecidos podem ser realizados sem sair de casa, diretamente no site da Receita Federal ou no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), inclusive o agendamento do atendimento presencial para os casos onde não seja possível o atendimento virtual.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Justiça do Trabalho do Acre e Rondônia lidera ranking nacional por desempenho de Varas da Justiça do Trabalho

Publicados

em

Resultado no IGest posiciona Tribunal como referência em excelência administrativa – Foto: Secom/TRT-14

(Secom/TRT-14) – A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre teve seu desempenho avaliado no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre o período de janeiro a dezembro de 2023, e os resultados colocaram o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) no topo do ranking nacional elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

A última atualização, em 17/04/2024, revelou que 26 varas do trabalho do TRT-14 se destacaram no 1º quartil (grupo), enquanto outras 6 ficaram no 2º quartil, entre um total de 1.569 varas no país. O desempenho das 26 Varas do Trabalho do TRT-14 representa 81,25% do total de varas nos estados de Rondônia e Acre. (confira o quadro)

Das 32 varas do TRT-14, 26 estão no grupo dos 25% melhores resultados em relação às demais varas trabalhistas do Brasil

O desembargador Osmar J. Barneze, presidente e corregedor do TRT-14, parabenizou magistrados(as), servidores(as) e equipes pelo trabalho e dedicação em prol da Justiça e da cidadania. “Estamos muito orgulhosos do desempenho excepcional de nossas varas no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. Esse resultado reflete o comprometimento de todos e todas em oferecer uma administração judiciária de qualidade e eficiência. Continuaremos trabalhando incansavelmente para manter e superar nossos padrões de excelência, garantindo assim um serviço judiciário cada vez melhor para a população de Rondônia e Acre”, destacou. 

Leia Também:  PRF flagra mais um veículo com ocorrência de roubo e furto na BR 364

Resultado IGEST

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o propósito de aprimorar a gestão das varas do trabalho em todo o país. O IGest analisa todas as 1.569 unidades judiciárias de 1º Grau e oferece um indicador numérico que resume os dados estatísticos relacionados, o que engloba acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. 

O primeiro quartil separa 25% das varas que possuem os melhores indicativos e o IGest proporciona uma avaliação do desempenho de cada vara, permitindo análises em nível nacional, regional ou de acordo com diferentes faixas de movimentação processual.

São Miguel do Guaporé possui a 6ª melhor VT do Brasil

A Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé (RO) alcançou a 6ª posição no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. No último ano foi constatada uma melhora no percentual de varas no primeiro quartil em comparação com a divulgação anterior, resultando na recuperação do TRT- RO/AC como o tribunal com maior número de varas do primeiro grupo. 

Leia Também:  Curso de formação: Defensores participam de atendimento jurídico na penitenciária Antônio Amaro

Além da VT de São Miguel do Guaporé, outras unidades se destacaram, figurando entre as 100 melhores do país, sendo elas a 1ª VT de Ji-Paraná (18º lugar), VT de Pimenta Bueno (33º lugar), VT de Rolim de Moura (56º lugar), VT de Guajará-Mirim (79º lugar) e a VT de Jaru (95º lugar).

Confira o ranking geral do IGest clicando aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA