RIO BRANCO

Geral

Com mais de 155 mil atendimentos no Estado, fisioterapia reduz complicações em pacientes com Covid-19

Publicados

Geral

Assessoria – Entre agosto de 2020 e março de 2021, o Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC), realizou 155.460 procedimentos de fisioterapia nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs),  leitos do Hospital de Campanha e Hospital do Idoso.

O profissional da Fisioterapia acompanha desde a entrada do paciente na enfermaria, até a sua saída, realizando avaliações criteriosas e observando as necessidades do paciente, como a terapia com oxigênio suplementar, avaliações diárias, realizando o posicionamento correto no leito, que visa melhorar a oxigenação e para evitar um possível agravamento pela Covid-19 ao sistema respiratório.

O responsável técnico pela equipe de Fisioterapia do Into-AC, Ismaily Dourado, explica que seja como parte da equipe de atendimento nas UTIs ou trabalhando na recuperação do paciente pós-internação, o fisioterapeuta é um profissional de fundamental importância para o sucesso do tratamento dos pacientes com Covid-19. “Sua atuação contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença’’, acrescenta Dourado.

Outro tipo de fisioterapia de suma importância quando o paciente chega com um alto nível de gravidade é a terapia por meio da Ventilação Não Invasiva (VNI), um procedimento com ventilador mecânico que utiliza uma máscara pressurizada com oxigênio 100%, que tem como intuito melhorar a troca gasosa, evitando por muitas vezes uma possível intubação orotraqueal.

Leia Também:  Combate à Discriminação: Comemoração e luta marcam o Dia Internacional do Orgulho LGBTI

Além disso, o profissional fisioterapeuta tem o papel primordial de cuidar da parte respiratória e músculoesquelética do paciente, prevenindo possíveis complicações como perda do trofismo muscular devido à permanência no leito e diminuição da capacidade respiratória. Para evitar essas complicações são utilizadas como terapia os exercícios cinesiológicos, exercícios respiratórios, posicionamento correto no leito, para assim restabelecer a funcionalidade do paciente no âmbito hospitalar, diminuindo o tempo de internação e acelerando seu retorno para casa.

O paciente que recebem alta do Into-AC e ainda assim possui sequelas, como cansaço aos esforços, recebe a continuidade do tratamento, que é feito por meio do encaminhamento ao  Centro Especializado em Reabilitação CER III que está promovendo a continuidade do tratamento destes pacientes.

‘’Quero agradecer a Deus e a cada um da equipe médica, pelo cuidado que tiveram comigo. Essa atividade é muito importante e eu venho melhorando muito com a ajuda da equipe daqui do Into’’, relata a paciente Adalzemir de Jesus Silva.

“Trabalhamos com a reabilitação cardiopulmonar do paciente estando ele em oxigênio ou não, e na reabilitação que ocorre após o desmame do oxigênio, assim como a monitorização do paciente, e nos casos críticos fazemos a ventilação não invasiva, então somos responsáveis pela parte respiratória dos pacientes”, explica o fisioterapeuta do Into-AC, Lucas Matias.

Leia Também:  Nota de esclarecimento do deputado Alan Rick

E veja Neste Plantão do 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Um caso, pra lá de inusitado foi registrado no município de Brasileia, onde um cidadão que teria ingerido bebidas alcoólicas, introduziu uma garrafa de cerveja em seu ânus, porém o homem perdeu o controle do objeto e a garrafa foi parar em seu intestino. Equipe médica dos Hospital Regional do Alto Acre teria tentado de várias maneiras fazer com que este paciente expelisse o objeto, mas não obtiveram êxito. 

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo: 

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Bebê indígena recém-nascido é resgatado com infecção generalizada em aldeia isolada no Acre

Publicados

em

Bebê indígena recém-nascido é resgatado com infecção generalizada em aldeia isolada no AC — Foto: Arquivo/Ciopaer

Um bebê indígena foi resgatado de helicóptero nesse sábado (4) na aldeia Xinane, considerada isolada no Alto Envira, na fronteira do estado do Acre com o Peru. A operação foi realizada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Uma médica e uma enfermeira do Samu foram levadas para prestar atendimento de urgência à criança, nascida somente há três dias. O bebê estava com dificuldades para se alimentar e, por isso, sofria com a baixa dos sinais vitais.

Conforme o coordenador do Samu, Pedro Pascoal, o recém-nascido estava com uma infecção generalizada e, se não tivesse recebido o devido atendimento, não teria resistido.

Foram quase duas horas e meia de voo para a equipe chegar até o local onde o bebê mora com a família.

Ele recebeu os primeiros atendimentos ainda na aldeia e depois foi transferido para o Hospital da Criança na capital acreana, Rio Branco, para seguir com o tratamento. Ainda segundo o coordenador do Samu, a criança não corre mais risco de morte. Por G1 Acre.

Leia Também:  Jovens tentam matar indígena a pauladas em Santa Rosa

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA