Geral
Com Guillain-Barré, garoto reaprende a andar após perder movimentos
Natural do Envira (AM), menino foi encaminhado para Hospital da Criança, em Rio Branco, para tratamento. Fisioterapeuta que acompanha evolução diz que menino é ‘lição de vida’ para todos.
Geral
Natural do Envira (AM), menino foi encaminhado para Hospital da Criança, em Rio Branco, para tratamento. Fisioterapeuta que acompanha evolução diz que menino é ‘lição de vida’ para todos.
Com Guillain-Barré, garoto de 12 anos supera desafios e reaprende a andar após perder todos os movimentos no Acre — Foto: Arquivo pessoal
Diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré há três meses, o menino Renato Russo, de 12 anos, supera os desafios da doença e reaprende a andar após perder todos os movimentos. Natural do Envira (AM), ele foi encaminhado para o Hospital da Criança, em Rio Branco, onde ficou internado por um mês.
A doença começou a se desenvolver depois que Renato teve febre chikungunya. Depois disso, ele passou sentir fraqueza e reclamou para a mãe, a técnica de enfermagem Maria Rosenilda de Oliveira, de 34 anos. Segundo ela, foi tudo muito rápido.
“Ele ficou duas semanas gripado, depois com uma dor de cabeça constante e no dia 16 de agosto levei ele na emergência no hospital lá no Envira. O doutor pediu exame, voltamos para casa, quando foi no dia seguinte, ele caiu três vezes no banheiro. Fomos direto para a emergência do hospital, o médico fez o exame físico e já encaminhou para Rio Branco, porque suspeitou da doença”, lembrou a mãe.
A família foi para a capital acreana no mesmo dia e o menino, que já tinha perdido os movimentos do corpo, foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança. Foram 12 dias internado na UTI e depois ele ficou no leito. Ao todo, Renato ficou um mês no hospital.
Recomeço
Durante o tratamento, Renato começou a apresentar os primeiros sinais de melhora no quadro clínico. A fisioterapeuta e preceptora de estágio de neuropediatria da Fameta, Patrícia Carneiro, que acompanha o menino há dois meses, lembra que com duas semanas internado ele voltou a fazer pequenos movimentos.
“No hospital, ele fez a pulsão e foi constatada a doença. Ficou com todos os músculos paralisados praticamente duas semanas e começou a tomar medicação. O socorro dele foi muito imediato, por isso que está tendo essa melhora. Depois de umas duas semanas, ele começou a mexer aos poucos e foi passada a fisioterapia. Daí, começou a voltar alguns movimentos”, contou Patrícia.
Lição de vida
A fisioterapeuta disse que a força de vontade do menino de ficar curado é uma lição de vida para todos os envolvidos. Segundo ela, esse é o primeiro caso de criança diagnosticada com Guillain-Barré que a clínica de fisioterapia da faculdade recebe.
“Apesar de toda falta de mobilidade que ele tinha, era muita força de vontade de melhorar. Às vezes, a gente fica reclamando por coisa boba comparado ao quadro clínico que aquela criança estava apresentando. E ver como ela estava levando aquilo ali, com perspectiva de melhora o tempo todo, sempre positivo foi uma lição de vida mesmo em todo mundo que está ao redor”, concluiu a fisioterapeuta.
3 de Julho Entrevistas 12ª Edição
Nesta entrevista o vereador Edu Queiroz falou da sua trajetória política, inclusive dos seus três mandatos seguidos em legislaturas anteriores, assista!!!!
3 de Julho Entrevistas 13ª Edição
Veja nesta edição a entrevista com o Vice-presidente da Câmara de Brasileia, Rozevete Honorato ele que vai contar um pouco da sua carreira política e também falará da sua experiência como vereador de primeiro mandato.
Por Iryá Rodrigues, G1 Acre

Geral
Procon do Acre prestará serviços de fiscalização e educação durante a Expoacre
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AC) irá oferecer os serviços de atendimento, educação e fiscalização durante toda a Expoacre 2022, que será realizada entre sábado, 30, e domingo, 7, no Parque de Exposições de Rio Branco.
Para a tarefa, foram definidos os seguintes formatos de atendimento: o presencial, no Box 06 do Galpão Institucional, onde serão realizadas aberturas de reclamações, agendamento para atendimentos na OCA e orientações.
Já o atendimento em educação para o consumo será realizado de forma presencial, em uma tenda localizada na área externa do galpão, onde serão fornecidas orientações em diversos temas e distribuídas publicações de Códigos de Defesa do Consumidor e cartilhas.
A equipe de fiscalização irá atuar em todos os estabelecimentos da feira, e, excepcionalmente nos dias de show e nos horários do evento, fazendo o acompanhamento dos serviços ofertados aos consumidores, como a venda de ingressos, produtos e serviços em geral.
Segundo a diretora-presidente do Procon-AC, Alana Albuquerque, um evento de grande porte como a Expoacre, que movimenta o comércio e oferece um vasto leque em prestação de serviços, demanda atenção e atuação do órgão de defesa do consumidor, tanto em caráter informativo quanto fiscalizador.
-
Política6 dias atrás
Alô PF!! “Na gestão da prefeita Fernanda Hassem se paga mensalinho via pix, agora é mais moderno”, denuncia vereadora Neiva Badotti
-
Política Destaque6 dias atrás
Enquanto o casal Bittar se preocupava em falar mal da esquerda, Gladson Cameli costurava a grande humilhação política ao relator do orçamento da União
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
Presidente Arlete Amaral destaca atuação dos parlamentares na primeira sessão após recesso
-
Polícia6 dias atrás
Policial penal reage a assalto em farmácia em Senador Guiomard e deixa um morto e outro ferido