RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Geral

Com aumento das chuvas, Aneel anuncia redução das contas de luz para o mês de novembro

Publicados

Geral

As condições de geração de energia no país melhoraram e, com isso, foi possível passar da bandeira vermelha, patamar 2, para a bandeira amarela no próximo mês – Foto: Divulgação/Aneel

(Gov) – A bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela em razão da melhora das condições de geração de energia no país. Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar 2, mas com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro. Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores.

Leia Também:  Bombeiros estimam combate em 95% de incêndio em aterro da Capital

Sobre o anúncio, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa destacou que “o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática do setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas. Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com bons hábitos de consumo que evitam desperdícios e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. Com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Estudantes de Medicina promovem campanha solidária para arrecadação de alimentos e brinquedos

Publicados

em

O Natal é um período de reflexão, fraternidade e solidariedade. Para muitos, é uma época de confraternização e celebração ao lado de familiares e amigos, mas para outras pessoas, especialmente as em situação de vulnerabilidade social, o Natal pode ser um momento de sofrimento e tristeza.

Pensando nisso, os estudantes de medicina das faculdades na Bolívia vem realizando a campanha “Natal Para Todos”. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos e brinquedos para famílias e crianças que estão em vulnerabilidade social principalmente no País Vizinho.

O ponto de coleta para quem quiser realizar doação se localiza na Rua Geni Assis, próximo à praça Hugo Poli, no The Pub em Brasileia. Vale destacar que o local abre diariamente a partir das 18:30.

Às pessoas que quiseram doar através do PIX também é possível, só é enviar qualquer valor para a chave PIX: 04540911252 do estudante Willian da Silva Maia, todo dinheiro arrecadado será revertido na compra de cestas básicas e brinquedos.

O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. João 15:12

Leia Também:  Agricultor de 70 anos diz que foi agredido por policiais com socos na barriga e “mata-leão”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA