RIO BRANCO

Cultura

Casa de Chico Mendes volta a ser um dos locais mais visitados em Xapuri

Local recebe uma média de 400 visitantes por mês e é patrimônio histórico do Brasil. Casa preserva a história do ambientalista Chico Mendes.

Publicados

Cultura

Local recebe uma média de 400 visitantes por mês e é patrimônio histórico do Brasil. Casa preserva a história do ambientalista Chico Mendes.

Reinaugurada em junho deste ano, a Casa de Chico Mendes voltou a ser umas das principais atrações turísticas e locais de visitação em Xapuri, no interior do Acre. O imóvel, patrimônio histórico do Brasil, foi totalmente restaurado após ficar imerso durante a enchente de 2015.

Por mês, uma média de 400 pessoas visitam o local. Uma das visitações mais frequentes são as de alunos de escolas, que agendam idas até a propriedade. “A gente aproveita o momento para conhecer um pouco do que aconteceu com o líder seringueiro”, comenta a professora Verônica Lucena.

Para evitar a especulação imobiliária e evitar mudanças nas características originais, o Estado adquiriu as propriedades próximas ao lugar onde Mendes morou e foi assassinado. Reformada, a estrutura da casa de madeira do ambientalista, os móveis e outros objetos são todos originais.

A casa de Chico Mendes também virou museu. Placas em três idiomas levam os visitantes a conhecer a história do ambientalista e recontam o que aconteceu no dia do assassinato dele. Katicilene Rodrigues, coordenadora do lugar, fala que a preservação das características traz identificação.

Leia Também:  Pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes cresce 45% em rodovias do Acre

“A partir do momento que a pessoa vem e visita a casa onde ele passava o dia a dia e conhece os objetos que ele manuseava, tem aquela identificação. Muitas pessoas que vêm aqui dizem que valeu muito a pena [a visitação] neste local”, complementa a coordenadora.

Na sala da casa, há uma estante com os livros que Mendes gostava de ler. Entre as obras, uma enciclopédia sobre a República Federativa do Brasil, uma coleção das obras do escritor Jorge Amado e livros que mostram a influência comunista do líder seringueiro.

Militar do Exército, Adailson de Freitas foi até Xapuri com a esposa para saber mais sobre Chico Mendes. Para ele, a preservação da casa do ambientalista é importante por manter vivo um capítulo importante da história. “É muito importante cuidar disso aqui. Esse local é do Brasil, pertence a Amazônia”.

Entenda

Em fevereiro de 2015 a casa do líder seringueiro Chico Mendes, assim como o Centro de Memórias Chico Mendes, foram completamente tomados pelas águas do Rio Acre, quando nível do manancial na cidade chegou a 16,50 metros. Os objetos da casa e material que estavam no Memorial aos Seringueiros foram retirados e transferidos para o Museu de Xapuri.

Leia Também:  Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre disponibiliza Banco de Boas Práticas

Em abril de 2016, mais de um ano após a enchente histórica, a obra de revitalização da casa onde morou e morreu o líder seringueiro foi iniciada. Após quase dois anos de obras, a casa de Chico Mendes reabriu em junho deste ano, voltando a receber visitas de turistas, estudantes e curiosos.

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Empreendedorismo: Governo fortalece turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia

Publicados

em

Comunidade da Trilha recebendo os certificados da capacitação – Foto: cedida

Visando organizar e fortalecer o turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, realizou nos dias 23 a 25, cursos para a comunidade.

Em parceria com a SOS Amazônia e com financiamento do Programa REM do Banco KFW, foram ministrados para 33 pessoas da comunidade, os cursos de qualidade no atendimento ao turista e condução de turistas em ambientes naturais.

A moradora da trilha, Evelina Liberalino, conhecida como Nena, participou dos dois cursos ofertados. “Conhecimento é sempre válido e necessário. Para nós que atuamos com a recepção de turistas é bom esse tipo de curso que nos capacita a atender melhor”, garante.

Além disso, foi feito o mapeamento de necessidades levantadas pelos próprios moradores e pelos técnicos da Secretaria a fim de melhorar o turismo na região.

“O programa de capacitação do Turismo de base comunitária é um dos alicerces do turismo acreano. Nossas equipes vêm capacitando e preparando toda a cadeia de receptivo turístico dessas comunidades. O turismo de base é gerador de renda o ano inteiro para as famílias que ali vivem. Esse papel de transformação social é muito gratificante!”

Leia Também:  Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre disponibiliza Banco de Boas Práticas

Trilha Chico Mendes

A Reserva Extrativista Chico Mendes é referência no circuito de trilhas, compostas por caminhadas que podem durar até quatro dias na floresta, onde o turista vivencia o cotidiano dos habitantes das matas.

O trajeto percorre seringais e várias partes da reserva, permitindo ao caminhante sentir a floresta densa e preservada em toda sua plenitude, com cheiros e sons da mata e das inúmeras espécies de animais que ali habitam.

Sendo apontada como uma das mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), pelo blog de turismo escalando. O site levou em consideração quesitos como beleza panorâmica e a distância percorrida, apontando trilhas conhecidas mundialmente, como a de Córsega, na Itália, Rota Laugavegurinn, na Islândia, e Travessia do Himalaia, no Nepal, entre outras.

A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

Assessoria – Agência / Secom

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Leia Também:  Pastor é preso suspeito de estuprar jovem dentro de igreja no AM

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA