RIO BRANCO

Geral

Apelo: Haitiana que mora no Brasil tenta trazer filho de 6 anos ao país após morte dos avós em terremoto no Haiti

Publicados

Geral

Haitiana tenta trazer filho ao Brasil após avós com quem criança morava morrerem em terremoto no Haiti — Foto: Arquivo Pessoal

Uma haitiana de 30 anos que mora em Sorocaba, interior de São Paulo, está tentando trazer o filho de 6 anos para o Brasil depois que os avós com quem a criança morava morrerem no terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o país no dia 14 de agosto. Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Segundo a assistente social da ONG Instituto Kayton em Ação, Carla Cristina, para tentar uma vida melhor, a haitiana Ismanuella Colas chegou no Brasil há dois meses com o marido e, enquanto se adaptava, o menino estava com os avós no Haiti.

Com a morte dos avós, o filho está sob cuidados de amigos e colegas. Com isso, a ONG está ajudando a arrecadar doações.

“Ismanuella mantém contato com o filho que está passando por dificuldades no país, podendo até estar passando fome. Ela está grávida de 6 meses e com problemas de saúde”, diz.

O preço para trazer o menino para o Brasil é em torno de R$ 6 mil, dependendo do valor do dólar. As arrecadações começaram no fim de agosto e até agora eles têm cerca de R$ 700. Além do valor da passagem, é necessário um visto.

“O primeiro passo é fazer uma declaração assinada pela mãe para que alguém que está no Haiti com o menino tenha a autonomia de abrir o processo de passaporte e visto”, diz.

Leia Também:  Ruas de Brasileia ficam alagadas após forte chuva na noite de sábado

Ainda de acordo com Carla, o instituto está oferecendo aulas de português, cesta básica, roupas e sapatos. Também montou todo o enxoval para ajudá-la e está organizando bazares para a arrecadação de dinheiro.

“Queremos muito que ela consiga trazer o filho, ela está ficando doente”, explica.

Sobre o Instituto

Instituto Kayton em Ação em Sorocaba que atende famílias haitianas e em situação de vulnerabilidade social — Foto: Arquivo Pessoal

O Instituto Kayton em Ação surgiu em 2020 a partir de ações sociais para famílias haitianas e em situação de vulnerabilidade social em Sorocaba.

O objetivo é contribuir no atendimento integral a imigrantes e a refugiados, incluindo migrantes internos, atuando na defesa de seus direitos em favor de políticas públicas, articulação da rede institucional, assistência pastoral, sócio jurídica e humanitária, para promover o respeito à sua dignidade e favorecer integração social e cidadão.

Terremoto no Haiti

Um terremoto de magnitude 4,9 atingiu o Haiti na noite do dia 18, informou o UGSG, instituto dos Estados Unidos que monitora os tremores em todo mundo. Os edifícios tremeram na cidade de Les Cayes, no sul do país.

O Haiti ainda nem tinha se recuperado do potente terremoto de magnitude 7,2 de sábado (14) e da passagem do ciclone tropical Grace na segunda-feira (17). O governo informou que, com o novo fenômeno, o número de mortos subiu para 2.189. Doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas.

O forte terremoto de sábado destruiu 2.868 edificações e danificou 5.410, disseram as autoridades. A situação deixou no limite os hospitais e os danos bloquearam estradas por onde são transportados suprimentos vitais para as vítimas.

Leia Também:  Prazo para a declaração anual de rendimentos do MEI vai até 31 de maio

No domingo (15), um terremoto de magnitude 5,9 foi notificado pelo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês). O tremor aconteceu a uma profundidade de 8 km (4,97 milhas), disse a EMSC.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

Pessoas passam diante de uma casa destruída pelo terremoto em Les Cayes, no Haiti — Foto: Joseph Odelyn/AP

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: recentemente o vice-governador do Estado do Acre, Major Rocha e deputada deputada federal Mara Rocha se manifestaram contra o Projeto de Lei nº 122/2021 que determina uma quarentena de 5 anos para profissionais de segurança pública, juízes e promotores que pretendem concorrer como atualização de 2022, ou seja, para que esses profissionais possam concorrer como atualização, eles devem ter cinco anos de afastamento do serviço público.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias , seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos , seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci , seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Cuidados com iluminação natalina devem ser redobrados para evitar acidentes, alerta Defesa Civil de Rio Branco

Publicados

em

Luzes de natal (Foto: Reprodução | Pinterest | Bloglovin/)

Com a chegada das festas de fim de ano e o uso dos tradicionais enfeites natalinos nas decorações, acende bem mais do que o clássico pisca-pisca, mas também o alerta em alguns cuidados que devem ser adotados para evitar acidentes, segundo orientações da Defesa Civil de Rio Branco.

O coordenador da Defesa Civil, major Claudio Falcão, afirma que é preciso ficar atento aos materiais manipulados nesta época.

“Na instalação de pisca-pisca, por exemplo, às vezes são usados vários plugs na mesma tomada e isso faz aquecer. Também tem que ver a qualidade devido ao superaquecimento que acontece, porque têm alguns que não são certificados pelo Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] e quando ficam por várias horas ligados, o superaquecimento leva ao risco de incêndio”, explicou.

Um curto-circuito causou um incêndio em um pet shop na noite de sábado (4), na Avenida Chico Mendes. Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que, possivelmente, o foco tenha sido no ar-condicionado, um curto-circuito. “Não sabem precisar se foi do ar-condicionado ou se das luzes de Natal que estavam próximas ao aparelho”, disse o comandante do 2º Batalhão, tenente Alexandre Veras.

Leia Também:  Escola de samba do AM homenageia o Acre em busca de mais um título

Falcão disse ainda que os materiais de enfeites natalinos, geralmente são inflamáveis, ou seja, de fácil combustão.

“Mas, a questão elétrica deve ser muito bem observada, se tem certificação, quantas horas o material pode ficar ligado para não correr riscos, com o cuidado de fazer as divisões da quantidade de lâmpadas por tomadas, para evitar carga elétrica, para evitar acidentes que podem ocorrer muito”, acrescentou.

Além disso, outro alerta é para que quando se trata de uma instalação maior, é necessário que o responsável seja alguém especializado. “Normalmente, em estabelecimentos comerciais, requer uma quantidade maior do que a residencial, então, que eles procurem alguém que tenha conhecimento para prestar auxílio.”

Mais dicas:

As ligações desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e de ornamentações como cortinas, tapetes ou móveis de MDF.

Artigos decorativos não devem ser instalados próximos aos postes ou fios da rede elétrica.

Em ambientes externos deve-se atentar para cercas, grades ou qualquer parte metálica.

Na hora da reutilização dos enfeites é importante conferir a integridade do condutor de energia (fio).

Emendas e conexões malfeitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter seu isolamento (capa protetora) rompido ou conexões e emendas com folga.

Leia Também:  Prazo para a declaração anual de rendimentos do MEI vai até 31 de maio

Não deixe os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos e animais. Por G1 ACre.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA