RIO BRANCO

Geral

Acre é o 4ᵒ estado com maior percentual de cheques sem fundo

Acre ficou abaixo apenas de Roraima, Sergipe e Piauí.

Publicados

Geral

Acre ficou abaixo apenas de Roraima, Sergipe e Piauí.

Acre é o quarto estado com maior percentual de cheques sem fundo (Foto: Reprodução / EPTV)

Acre é o quarto estado com maior percentual de cheques sem fundo (Foto: Reprodução / EPTV)

No Acre, a devolução de cheques em novembro de 2013 foi de 9,90% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 7,77% registrada em outubro. De janeiro a novembro deste ano, o estado apresentou o 4ᵒ maior percentual de cheques sem fundos no ranking brasileiro (9,03%).

Os dados são do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, que informou ainda que em novembro de 2012, a devolução de cheques por falta de fundos no Acre havia sido de 8,54% do total de cheques compensados.

O Acre ficou abaixo apenas dos estados de Roraima (RR), que apresentou 11,42% de devoluções;Sergipe (SE), com 11,39%; e Piauí (PI), que registrou 10,99%. O estado que alcançou melhor posição no ranking nacional foi o estado do Amazonas (1,42%).

De acordo com a pesquisa, foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, em todo o país, 2,00% dos cheques compensados no mês de novembro. Na relação entre os acumulados do ano, os cheques devolvidos se mantiveram estáveis. De janeiro a novembro deste ano, ocorreram 2,01% de devoluções, como no mesmo período de 2012.

Leia Também:  Sobrevivente relata conversa com Caio Jr. e nega ter ficado em posição fetal

Na região Norte, a devolução de cheques em novembro foi de 4,38% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 4,27% registrada em outubro. Na mesma época do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na Região Norte havia sido de 4,49% do total de cheques compensados.

Entre as regiões, a Norte registrou o maior percentual de cheques devolvidos (4,37%), ao passo que a Sudeste foi aquela com menor devolução (1,56%). Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Acre (CDL-AC), Rubenir Guerra, o cheque ainda é muito usado no estado e a inadimplência pode dificultar as vendas.

“Aqui ainda se usa muito essa modalidade, o cheque pré-datado. Por causa da inadimplência, cresce o número de cheques devolvidos também. O que levamos em consideração é a inadimplência, o comércio vive de venda a prazo, se tem uma inadimplência muito alta a primeira coisa que o empresário faz é parar de vender com cheque pré-datado e a vende em is cai, e isso não é bom pra ninguém”, diz

Leia Também:  Carro pega fogo em frente a faculdade FAAO em Rio Branco

Veriana Ribeiro Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Geral

Pelo segundo ano, procissão de São Sebastião é substituída por carreata em Xapuri devido à pandemia

Publicados

em

Fiéis celebram o dia de São Sebastião, padroeiro de Xapuri no AC com carreata — Foto: Maria Eduarda/Arquivo pessoal

Devido o aumento dos casos de Covid-19 no Acre, a Paróquia de Xapuri, no interior do Acre, substituiu a tradicional procissão que celebra a festa do padroeiro do município, São Sebastião, por uma carreata.

“Vamos optar por fazer uma grande carreata, porque vêm muitas pessoas e não queremos ser responsáveis pela disseminação do vírus, então, optamos por fazer a carreata”, disse o pároco da cidade, padre Antônio Menezes.

Conforme o boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), no mês de janeiro foram registrados mais de 3 mil casos de Covid-19, sendo que nessa quarta-feira (19), foi o recorde desde o início da pandemia, com 1.172 casos positivos.

As celebrações do padroeiro começaram ainda no dia 12 deste mês e encerram nesta quinta-feira (20), com a carreata. Ao longo dos últimos dias foram feitas missas e quermesse.

Em 2021, a festa também ocorreu apenas com a carreata. Este é o segundo ano em que a procissão é substituída. O padre ressalta que é importante que a celebração aconteça porque é uma forma de os fieis cultivarem a fé, que também é um refúgio no momento de pandemia.

Leia Também:  Carro pega fogo em frente a faculdade FAAO em Rio Branco

“O ser humano é perpassado pela esperança, nada pode nos limitar e o Espírito Santo vai agir, hoje, através dessa carreata. Não vamos andando, mas vamos de carro e estamos felizes porque, graças a Deus, tudo está acontecendo dentro dos conformes, todo mundo se precavendo e participando. Mesmo em tempo de pandemia, estamos fazendo uma linda festa, não podemos fazer a procissão, mas não deixamos de celebrar”, acrescentou.

Durante os dias de novenário, o padre informou que o movimento com presença dos fieis chegou a dobrar, e passou de 200 para até 400 pessoas durante os encontros que ocorreram diariamente em vários horários.

Além disso, o padre pontuou que foram respeitados os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.

“Estamos usando máscaras, álcool em gel, a quermesse fora e não dentro do salão paroquial para ser em espaço aberto. Estamos nos precavendo e, claro, se for preciso a gente suspender [a presença de público] e ser uma festa on-line vamos cumprir. Queremos cumprir todos os decretos possíveis e estamos rezando que São Sebastião, que é o patrono e grande defensor das festas, nos proteja. Cremos que ele vai fazer o melhor por nós”, explicou quando a festa foi lançada. Por G1 Acre.

Leia Também:  Vaca cruza pista e provoca acidente na BR-364 em Sena Madureira

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Em meio a maior crise do sistema de transporte coletivo dos últimos tempos, a população de Rio Branco vive um dilema e acorda todo dia sem saber se terá ônibus passando em sua região. O prefeito Tião Bocalom tentou amenizar o problema repassando R$ 2 milhões e quatrocentos mil para as empresas quitar os débitos com empregados, acordo não cumprido e que foi um dos motivos para a intervenção no setor.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA