RIO BRANCO

Educação

Silvestre Braz: Livro resgata parte da história da medicina no Acre

Silvestre Braz guarda com carinho a memória de quando chegou ao Acre.“Memórias de um médico do interior” já está disponível em livrarias na capital.

Publicados

Educação

Silvestre Braz guarda com carinho a memória de quando chegou ao Acre.“Memórias de um médico do interior” já está disponível em livrarias na capital.

Os desafios de se fazer medicina no Acre nos anos 60 são tema do livro “Memórias de um médico do interior”, escrito por Silvestre Braz da Silva e lançado na noite desta segunda-feira, 10, no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Silvestre Braz se formou em medicina no Rio de Janeiro e em 1963, a pedido do então primeiro governador eleito José Augusto, foi colocado à disposição do Estado do Acre, onde considera ter vivido uma experiência única em sua vida.

O governador Tião Viana foi um dos convidados de honra do lançamento do livro, fazendo parte da mesa principal. Ele destacou que conheceu Silvestre Braz ainda quando criança, com quem se consultou e ressaltou a contribuição histórica do médico ao Acre.

“Essa é uma linda página da história da medicina do Acre, da história da medicina da Amazônia, que culmina no lançamento desse livro. Eu tinha dois anos quando ele chegou em 63 e virou essa pessoa que seguiu todos os passos do aprendizado que um médico do interior precisava ter”, conta o governador.

Leia Também:  Governo articula parceria entre Ufac e Universidade do Colorado

Hoje, aos 85 anos, Silvestre Braz guarda com carinho a memória de quando chegou ao Acre, período onde havia apenas doze médicos para o estado inteiro, com desafios a perder de vista, superando dificuldades por estarem longe dos grandes centros, com falta de insumos e estrutura.

“Eu não produzi esse livro pensando em fazer uma obra literária ou científica, eu queria apenas botar a experiência de alguém que trabalhou desde a ponta, numa equipe de saúde da família, até a gestão. Eu passei por todos os níveis de atenção. E quero lembrar que o que se passou nessa história ainda é realidade em vários lugares do Brasil”, disse o doutor Silvestre.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Escola infantil de Rio Branco é desativada por falta de saída de emergência; alunos são transferidos

Publicados

em

Alunos do pré I têm vaga garantida na Escola Menino Jesus — Foto: Prefeitura de Vilhena/Reprodução

A Secretaria de Educação de Rio Branco (Seme) precisou transferir cerca de 140 alunos para outros colégios após a desativação do prédio onde funcionava a Escola Alexandre dos Santos Leitão, no Centro da capital.

É que o local não tem saída de emergência e não atende os padrões de projeto exigidos pelo Corpo de Bombeiros do Acre.

A Educação informou que, ao longo dos anos, fez algumas intervenções no prédio para tentar melhorar o acesso, porém, as limitações do espaço impossibilitaram ‘a implementação de uma rota de fuga que atenda os padrões de projeto exigidos pelo CBM/AC’.

Com o fechamento, a Seme fez as seguintes transferências: Alunos que concluíram o pré I serão encaminhados para a Escola Municipal Menino Jesus, no Centro de Rio Branco; Alunos que concluíram o pré II serão encaminhados às escolas estaduais para o 1º ano do Ensino fundamental; A pasta destacou ainda que os alunos do pré I já têm vaga garantida na Escola Menino Jesus. O prédio onde funcionava a escola é cedido ao Poder Público e, por isso, a prefeitura não pode investir recursos públicos. Com informações do G1 Acre.

Leia Também:  Governo articula parceria entre Ufac e Universidade do Colorado

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O ex-deputado federal, Sibá Machado, gravou um vídeo polêmico onde fez um desabafo contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, o Juiz Sérgio Moro e o governador do Acre, Gladson Cameli. Sibá não perdeu a oportunidade de alfinetar o gestor em se tratando do escândalo de corrupção no qual para a Polícia Federal, Cameli é tido como o chefe de uma organização Criminosa que desviou quase R$ 1 bilhão de reais dos cofres públicos do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA