RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Servidores da Educação fazem ato em frente ao Palácio Rio Branco por ajuste salarial

Publicados

Educação

Servidores da Educação fazem ato em frente ao Palácio Rio Branco por ajuste salarial — Foto: Arquivo pessoal

Professores, técnicos administrativos e demais servidores da Educação do Acre protestaram nesta segunda-feira (1º) em frente ao Palácio Rio Branco. Os trabalhadores reivindicam a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e o reajuste no piso salarial. Com Informações G1 Acre

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, disse que a categoria espera há mais de dois anos por reposição nos salários e não recebe nenhum posicionamento do governo. Ela afirmou ainda que o ato nesta segunda é para mostrar a insatisfação dos trabalhadores e chamar atenção do governador.

“Nossa pauta é a reinvindicação de um ganho real, porque tem funcionário ganhando piso de R$ 831, temos o piso de professor pior do país. O governo vem nos enrolando há dois anos para nos dar um ganho e quer enrolar mais esse ano. A categoria já saturou, porque ficamos buscando resolver, ficaram de dar auxílio alimentação em 2019, enrolaram o ano inteiro e não nos pagaram. Em 2020 veio a pandemia, também não fizeram nada e agora 2021 querem continuar nos enrolando. Então, hoje nós vamos fazer esse movimento para mostrar nossa insatisfação, nossa indignação”, afirmou a sindicalista.

A porta-voz do governador Gladson Cameli, Mirla Miranda, informou que a categoria vai ser recebida ainda nesta segunda pelo governador e que o grupo já havia sido recebido na semana passada pela Casa Civil.

“Essa manifestação do sindicato foi agendada há dias, onde eles fizeram o convite à imprensa. Mas já foram recebido na semana passada e ouvidos pela Casa Civil. Serão recebidos ainda hoje pelo governador, mesmo que na reunião da semana passada já havia ficado agendado o dia 10 de fevereiro para o alinhamento das demandas do sindicato”, afirmou a porta-voz.

Leia Também:  Escola Infantil Sebastião Brandão do Nascimento realiza culminância do Projeto “Festa Junina”

Por conta da pandemia, Rosana disse que a quantidade de trabalhadores que participam do ato precisou ser menor para evitar aglomeração. Até esse domingo (31), o Acre registra um total de 48.467 casos confirmados de Covid-19 e 867 pessoas que perderam a vida pela doença.

“É um movimento com poucas pessoas porque estamos aí com a pandemia. Então, a gente vai ter um público reduzido, mas o suficiente para dar o recado ao governo. Caso não tenha resultado até o dia 10, que foi o prazo dado para o governo, aí a categoria vai suspender essas aulas remotas até que ele venha atender e nos dar um ganho”, finalizou.

Aulas durante a pandemia

As aulas presenciais na rede pública estão suspensas desde o dia 17 de março do ano passado, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com audioaula, pela televisão e também pelo material impresso adquirido nas escolas.

Um ano após a suspensão das aulas presenciais, os mais de 160 mil alunos da rede pública estadual devem voltar às salas de aulas no mês de março para conclusão do ano letivo de 2020. A previsão foi confirmada pelo secretário Estadual de Educação, Mauro Sérgio, em entrevista ao Jornal do Acre, no início deste ano.

Leia Também:  Enquanto o Acre enfrenta momentos terríveis devido a pandemia, Senador Petecão arquiteta uma cama de gato para o governador Gladson Cameli em 2022

Em meio à pandemia, os alunos da rede pública estadual concluíram em 2020 os 1°, 2° e 3° bimestres, por meio do ensino remoto.

Conforme o cronograma, no início de fevereiro deste ano as aulas vão voltar ainda de forma remota para os últimos ajustes e em março, ainda para a conclusão do 4° bimestre do ano letivo de 2020, os alunos voltam a ter aulas presenciais.

Nesse primeiro momento, segundo o secretário, as aulas vão ocorrer de forma “hibrida”, ou seja, tanto com ensino presencial como remoto. As salas vão ser divididas por lista de chamadas, para evitar aglomeração e garantir o distanciamento sociais.

E veja também no 3 de Julho Notícias:

Veja o Vídeo Abaixo: Um adolescente de apenas 11 anos foi resgatada acorrentado em um barril pela Polícia Militar, os militares foram surpreendidos com uma cena deplorável, tratava-se do garotinho acorrentado sem água e sem comida, apresentando subnutrição e desidratação. A polícia apurou que o garoto era mantido naquela situação há pelo menos 7 anos, quando foi adotado pela família. 

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  Polícia Militar do Acre e Amazonas apreende mais de 11 kg de drogas na zona rural de Cruzeiro do Sul

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  Além de imprudente é irresponsável: Enquanto prefeito está internado em UTI da Covid, presidente da Câmara de Rodrigues Alves deixa o trabalhos do legislativo de lado e vai pescar sem cumprir medidas de proteção

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA