Educação

Prouni 2019 encerra inscrições; resultado sairá na próxima quarta-feira, dia 06

As inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019 estão encerradas, conforme data prevista no edital. A lista com os nomes dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 6 de fevereiro, quarta-feira.

Publicados

Educação

As inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019 estão encerradas, conforme data prevista no edital. A lista com os nomes dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 6 de fevereiro, quarta-feira.

Para concorrer às bolsas parciais e integrais em instituições privadas, era necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tirado, no mínimo, 450 pontos na média da prova. Quem zerou a redação está eliminado do processo.

Nesta edição, há 243.888 vagas – um recorde histórico desde o início do programa, em 2005, segundo o Ministério da Educação (MEC). Desse total, 116.813 são bolsas integrais e 127.075 são parciais.

Quem pôde se inscrever?

O candidato precisava ter prestado o Enem 2018 e não poderia já ser formado em algum curso superior. Também necessitava se enquadrar em um dos seguintes critérios de renda:

. Bolsas integrais: renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo

. Bolsas parciais: renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos

. Além disso, era preciso se encaixar em pelo menos uma das seguintes situações:

Leia Também:  Educação realiza formação continuada em tempo integral, em Rio Branco

. ter cursado o ensino médio completamente em escola pública;

. ter cursado o ensino médio completamente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;

. ter cursado o ensino médio parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;

. ter alguma deficiência;

. ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica).

Quem for pré-selecionado deve levar uma série de documentos até a instituição de ensino onde estudará. A intenção é comprovar que respeita as normas listadas acima (renda, formação escolar, etc.).

Datas do Prouni 2019

Por problemas no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o MEC alterou o calendário do Prouni e do Fies. Veja abaixo as datas válidas:

. Início das inscrições: 31 de janeiro

. Fim das inscrições: 3 de fevereiro (às 23h59)

. Primeira chamada: 6 de fevereiro

. Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 6 a 14 de fevereiro

. Segunda chamada: 20 de fevereiro

. Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 20 a 27 de fevereiro

Leia Também:  SEE: matrículas continuam abertas para turmas da EJA

. Adesão à lista de espera: 7 e 8 de março

. Resultado da lista de espera: 11 de março

Veja Também: Caos na Saúde do Governo Gladson Cameli deixa pacientes a mercê da própria sorte no Pronto Socorro de Rio Branco (Vídeo Abaixo).

Vale da morte, enferninho, dentre outros apelidos que a população define em poucas palavras o ambiente macabro que se tornou o Pronto Socorro da Unidade Hospitalar na Capital Rio Branco.

3 de Julho Entrevista

Veja a entrevista com o senhor Antônio Muniz, ele que é coordenador da Casa de acolhimento Caminho de Luz, localizada no km 23 da Estrada do Pacífico, instituição de caridade esta sem fins lucrativos, mas que está disposta a ajudar os que a população juga não ter mais jeito, são pessoas que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas, dependentes químicos e pessoas que fazem uso de outras drogas, como por exemplo o cigarro (Vídeo Abaixo).

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Educação: Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza readequação do calendário letivo 2022

Publicados

em

Com o objetivo de otimizar e flexibilizar as datas do calendário letivo de 2022, a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma reunião com todos os diretores de escolas municipais para a readequação do calendário letivo.

De acordo com a Secretaria Municipal, a reunião com os diretores ocorreu para que alguns sábados letivos fossem readequados. Pois havia 32 sábados letivos durante o ano de 2022 e isso estava prejudicando o andamento do ano letivo, uma vez que os professores também atuam na rede estadual de ensino. Pelo novo calendário serão 22 sábados letivos. Com isso, o ano letivo previsto para se encerrar no final de dezembro se encerra agora em 15 de janeiro de 2023.

Além da mudança no calendário letivo, durante a reunião também foi apresentado o Projeto Político Pedagógico Anual das escolas, que são as diretrizes que norteiam os processos de ensino e aprendizagem nas escolas.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivonete Oliveira, disse que as mudanças no calendário serão benéficas e que isso não trará prejuízos ao ano letivo.
“Nosso calendário letivo sofrerá essa mudança para melhorar nossas atividades escolares. Pois tínhamos meses com todos os sábados letivos e isso estava prejudicando nossos professores porque também atuam na rede estadual. Com isso, nossos diretores aceitaram a mudança que não trará nenhum prejuízo ao ano letivo de 2022.” Disse Ivonete.

Leia Também:  Programa Escola em Casa, do Acre, é reconhecido pela Rede Amazônica como referência para a região

O secretário adjunto de educação, professor Valdenísio Martins, disse que a mudança foi necessária para que houvesse melhorias nas ações educacionais e nas diretrizes do Projeto Político Pedagógico, apresentado na reunião.

“Educação se faz com planejamento e as mudanças necessárias. Percebemos a necessidade da retirada de alguns sábados do nosso calendário letivo para que nossos professores pudessem ter mais dias de descanso nos finais de semana, existem também os planejamentos obrigatórios, por isso, retiramos dez sábados letivos e prorrogamos o ano letivo até o dia 15 de janeiro de 2023”, concluiu Martins.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA