Educação

MEC divulga calendário do ProUni. Inscrições começam dia 19

Inscrições começam no dia 19 de janeiro. Para se inscrever é preciso ter feito o Enem 2015 e atender critérios socioeconômicos. Tire suas dúvidas sobre o programa.

Publicados

Educação

Inscrições começam no dia 19 de janeiro. Para se inscrever é preciso ter feito o Enem 2015 e atender critérios socioeconômicos. Tire suas dúvidas sobre o programa.

prouni

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior, divulgou nesta segunda-feira (11) o edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) primeira edição de 2016. O edital com o cronograma foi divulgado no Diário Oficial da União.

As inscrições no processo seletivo serão feitas pelo site do programa, de 19 de janeiro até as 23h59 do dia 22. A primeira chamada será divulgada no dia 25 de janeiro, com matrícula e comprovação das informações entre os dias 25 e 1 de fevereiro.

A segunda chamada sai no dia 12 de fevereiro, com matrícula até o dia 18. As inscrições para a lista de espera estarão disponíveis entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Para os candidatos

O ProUni oferece bolsas de estudo para cursos de graduação, sequenciais e de formação específica em instituições de ensino superior privadas e é dirigido a candidatos de baixa renda. Podem se inscrever aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, obtiveram no mínimo 450 pontos na média das notas e não zeraram a redação.

Outra exigência é que o estudante tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral. Além disso, o candidato que deseja obter bolsa integral precisa comprovar renda familiar bruta mensal inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. As bolsas parciais, de 50%, são oferecidas àqueles que apresentam rendimento familiar bruto mensal per capita menor que três salários mínimos.

Professores efetivos da rede pública de ensino que trabalhem com educação básica também podem concorrer a cursos de licenciatura. Nesse caso não é necessário comprovar renda, nem ter realizado Enem.

Entenda o ProUni passo a passo

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

O ProUni do primeiro semestre será realizado em apenas uma etapa, com inscrições entre 19 e 22 de janeiro. 

Leia Também:  Com experimentos, estudantes de física chamam atenção na Expoacre

Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. 

As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem 2015 e a senha. Se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada no programa. 

Para fazer inscrição: As inscrições serão feitas em uma etapa, entre 19 e 22 de janeiro, apenas pelo site do ProUni. Serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem 2015 e a senha cadastrada no site do Enem.

Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.

No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2013.

Nota de corte: Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Com isso, o estudante pode saber se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que e, se não, alterar suas opções.

Vestibular: O candidato não precisa fazer o vestibular da instituição de ensino que está pleiteando a bolsa do ProUni, a inscrição para conseguir a bolsa é feita a partir da nota do Enem.

Mas, fique atento, algumas instituições participantes optam por aplicar provas de seleção aos candidatos pré-selecionados pelo ProUni. Essa prova é isenta de cobrança de taxa. No momento da inscrição no ProUni, o candidato fica sabendo se a faculdade para a qual quer se inscrever aplica o exame de seleção.

Leia Também:  Sine/AC oferta 91 vagas de emprego nesta segunda, 30

Tipos de bolsas: O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
Atendendo aos requisitos: Além de ter a nota mínima no Enem, para ter a bolsa do ProUni o estudante precisa:

– ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;

– ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;

– ser portador de deficiência física;

– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. 

Calendário: Ao fim das inscrições, os estudantes terão um período para efetuarem as matrículas nas faculdades que conseguiram bolsa.

Veja as principais datas:

– De 18 a 22/01: estudantes devem usar o site do ProUni para se inscrever no programa.

– 25/01: será divulgada a primeira lista dos candidatos pré-selecionados A comprovação de dados dessa chamada deve ser realizada de 25 de janeiro a 1/02. 

– 12/02: será divulgada a segunda lista dos candidatos pré-selecionados no ProUni. A comprovação de dados dessa chamada deve ser realizada de 12 a 18/02.

Atenção! Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet, no site do programa, pelo telefone 0800 616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Matrícula: Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deve comparecer à secretaria da instituição de ensino para qual foi aprovado, portando os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição.

Depois que todas as informações são checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Defensora pública participa de roda de conversa com estudantes da escola Craveiro Costa em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), na ocasião representada pela defensora pública que atua na unidade defensorial de Cruzeiro do Sul, Carolina Vecchi, participou, na quinta-feira, 23, de uma roda de conversa com estudantes da Escola Estadual Craveiro Costa.

O encontro foi realizado a convite da professora da Universidade Federal do Acre (Ufac) Campus Floresta, Leonísia Moura, que coordena o projeto de extensão Liberdade caça jeito: direitos, arte e autonomia, em parceria com a professora Cristiana Sales Mescia.

Na oportunidade, a defensora pública Carolina Vecchi, juntamente com a assistente jurídica, Nalidia Abreu, destacou o papel da instituição, explicando sobre as várias frentes de atuação da instituição.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Divulgados resultados de recursos e locais de prova do concurso público da SEE
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA