RIO BRANCO

Educação

Instituto Dom Moacyr forma sete turmas em Cruzeiro do Sul

Mais 133 profissionais aptos ao mercado de trabalho acredita-se no potencial do turismo em Cruzeiro do Sul

Publicados

Educação

Mais 133 profissionais aptos ao mercado de trabalho acredita-se no potencial do turismo em Cruzeiro do Sul

Por Flaviano Schneider

acredita no potencial do turismo em Cruzeiro do Sul

Em solenidade realizada em Cruzeiro do Sul na sexta-feira, 14, 133 alunos receberam seus diplomas após terem concluído cursos técnicos ofertados pelo governo do Estado, por intermédio do Instituto Dom Moacyr (IDM). Parentes, padrinhos, população e autoridades lotaram o Teatro dos Nauas. A diretora–presidente do IDM, Rita Paro, a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, o coordenador-geral do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora), Raimundo Evilásio dos Santos e o vereador Valdemir Neto prestigiaram o evento.

Os cursos de Agropecuária, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística e Serviços Públicos foram financiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e executados pelo Ceflora.

Já o Curso Técnico em Agroecologia tem como financiador o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e foi executado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso que fica situado em Rio Branco. A turma de formandos deste curso, num total de 37, são todos da regional Juruá/Tarauacá/Envira.

Leia Também:  Estado convoca alunos de antigo curso técnico integrado ao ensino médio para aula inaugural

O formando Elizandro Silva Costa, que é de Marechal Thaumaturgo, comenta que teve dificuldade por ficar longe da família, mas acredita que agora, de volta à cidade natal, vai poder ser muito útil com os conhecimentos adquiridos. “Sou filho de produtores. Hoje posso levar assistência técnica para minha comunidade”. Elizandro comemora o fato de já estar contratado.

Muitos já empregados

A diretora do IDM, Rita Paro, destacou a importância do Pronatec. Segundo informou, o programa já beneficiou mais de 8 milhões em todo o Brasil. No Acre o programa já chegou a 70 mil pessoas. “Preparamos nossa mão de obra com qualidade para o mercado de trabalho”. A diretora salienta o fato de que muitos dos formandos já estão colocados no mercado de trabalho.

Embora ainda não esteja empregada, a formanda Jhuliene de Souza Ferreira, que concluiu o curso de Guia de Turismo, acredita que vai ter muita oportunidade de trabalho, em razão do potencial turístico da região do Juruá. Ela destaca no curso uma viagem que fez com os colegas, como parte da formação, de visita a várias cidades do Acre.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Escola infantil de Rio Branco é desativada por falta de saída de emergência; alunos são transferidos

Publicados

em

Alunos do pré I têm vaga garantida na Escola Menino Jesus — Foto: Prefeitura de Vilhena/Reprodução

A Secretaria de Educação de Rio Branco (Seme) precisou transferir cerca de 140 alunos para outros colégios após a desativação do prédio onde funcionava a Escola Alexandre dos Santos Leitão, no Centro da capital.

É que o local não tem saída de emergência e não atende os padrões de projeto exigidos pelo Corpo de Bombeiros do Acre.

A Educação informou que, ao longo dos anos, fez algumas intervenções no prédio para tentar melhorar o acesso, porém, as limitações do espaço impossibilitaram ‘a implementação de uma rota de fuga que atenda os padrões de projeto exigidos pelo CBM/AC’.

Com o fechamento, a Seme fez as seguintes transferências: Alunos que concluíram o pré I serão encaminhados para a Escola Municipal Menino Jesus, no Centro de Rio Branco; Alunos que concluíram o pré II serão encaminhados às escolas estaduais para o 1º ano do Ensino fundamental; A pasta destacou ainda que os alunos do pré I já têm vaga garantida na Escola Menino Jesus. O prédio onde funcionava a escola é cedido ao Poder Público e, por isso, a prefeitura não pode investir recursos públicos. Com informações do G1 Acre.

Leia Também:  Estado convoca alunos de antigo curso técnico integrado ao ensino médio para aula inaugural

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O ex-deputado federal, Sibá Machado, gravou um vídeo polêmico onde fez um desabafo contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, o Juiz Sérgio Moro e o governador do Acre, Gladson Cameli. Sibá não perdeu a oportunidade de alfinetar o gestor em se tratando do escândalo de corrupção no qual para a Polícia Federal, Cameli é tido como o chefe de uma organização Criminosa que desviou quase R$ 1 bilhão de reais dos cofres públicos do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA